
2 minute read
Às vezes coupé, outras SUV
O novo C4 X vem preencher o vazio existente entre o C4 e o recémlançado C5 X. Trata-se de uma interpretação diferente de um sedan, direcionada para o estilo coupé e que promete muito espaço, tecnologia e... sucesso. Chega no final do ano apenas em versão elétrica.

Advertisement
Há já algum tempo que se especulava sobre o novo projeto da Citroën e respetivo nome, até então conhecido por C43. Pois bem, a versão final chama-se C4 X e apresenta-se como uma opção sedan do popular segmento C da marca francesa, mas que se afasta do conceito tradicional de quatro portas, já que o design assume claramente um formato Coupé. Vai ser produzido aqui ao lado, em Espanha, na fábrica de Villaverde (Madrid), e irá posicionar-se en- tre o C4 e o recente C5 X; com 4,60 metros de comprimento situa-se acima dos 4,36 m do C4 e abaixo dos 4,80 m do irmão maior.
De acordo com a marca do “double chevron”, a carroçaria do C4 X fica a meio caminho entre um “fastback” (dois volume com linha descendente do tejadilho a partir do pilar central até ao fim do carro) e um SUV, ainda que com uma altura ao solo de 156 mm se possa apelidar de crossover. Partilha a plataforma CMP com o C4 e a sua distância entre eixos é de 2.670 mm. A carro- çaria é um pouco mais baixa que a de um SUV, pelo que pode ser ideal para aqueles que não procuram um automóvel muito alto, mas que, ainda assim, pretendem um acesso mais cómodo aos bancos traseiros. À frente, os “chevrons” assumem protagonismo, que se estendem pela grelha e unem os faróis dianteiros, em dois níveis. Atrás, o portão, que serve de porta de entrada para uma bagageira de 510 litros (na versão elétrica com espaço adicional para guardar os cabos de carregamento), conta com um aileron integrado na parte superior, enquanto os farolins em LED prolongam-se para as laterais em formato de flecha.



Inspira O C4

A estrutura do tablier é exatamente a mesma do C4, mas este “X” promete mais espaço interior e, consequentemente, maior comodidade, sobretudo nos lugares traseiros, cujas costas do banco podem inclinar-se 27 graus. Também não faltam locais para arrumos: 16 compartimentos e 39 A PLATAFORMA MODULAR CMF SERVE DE BASE AOC4 X
Ponto De Partida
Durante a premiére mundial do modelo, que aconteceu em Copenhaga, estivemos à conversa com Laurence Hansen, diretora global de produto da Citroën, que nos explicou a ideia por detrás deste C4 X. “A verdade é que quisemos criar um rival para o Renault Arkana, um modelo que tem tido grande sucesso em toda a Europa. Conseguimos desenvolver um produto mais espaçoso e com uma bagageira superior, com a vantagem de disponibilizarmos uma opção 100% elétrica que o Arkana não possui.” E porquê apenas a versão elétrica em alguns dos mais importantes mercados da Europa? A reposta foi imediata, “o elétrico já representa, na gama C4, entre 40 a 50% das vendas e com este modelo será possível que os números subam muito mais”.