
2 minute read
SUMÁRIO
14. CONTACO
RENAULT ARKANA TCE 160 EDC7
Advertisement
A marca francesa reforça a gama do seu SUV coupé com uma variante mais potente do motor 1.3 TCE, agora com 160 CV, acoplado a caixa automática de sete velocidades.

16. CONTACTO
OPEL ASTRA SPORTS TOURER
Com grande tradição na Opel, o formato carrinha chega à nova geração Astra. A funcionalidade agradece, num modelo com lançamento agendado para 2023.
24. CONTACTO
NISSAN ARIYA
Novo SUV compacto 100% elétrico do construtor nipónico com três níveis de potência e duas baterias. A autonomia sem emissões pode ir até 533 km.
48. TESTE
PEUGEOT 308 SW GT HYBRID 225
Versão híbrida plug-in com 225 CV da nova carrinha 308. Qualidade superior e uma bagageira mais próxima das famílias juntam-se a uma autonomia elétrica de até 60 km.
66. TESTE
MERCEDES-AMG CLS 53 4MATIC+ COUPÉ

Com uma imagem inconfundível e trabalhado ao pormenor pela AMG, o CLS 53 4Matic+ é o mais potente da gama com 435 CV. Trata-se de uma série limitada a 300 unidades.
E AINDA:
4. Superdesportivo: Aston Martin V12 Vantage
6. Atualidade
10. Estreia: Peugeot 408
20. Estreia: Citroën C4 X
22. Estreia: DS 7
23. Estreia: Toyota Corolla
28. Contacto: Fiat 500 Dolce Vita Yacht Club
Capri
30. Contacto: Honda Civic
34. Contacto: Kia Niro
36. Estreia: BMW M3 Competition xDrive
Touring
38. Estreia: Ford Bronco
40. Contacto: Jeep Gladiator 3.0 V6 CRD AT8

Overland
42. Contacto: Mercedes-Benz Citan Tourer 110
CDI
44. Teste: Toyota Aygo X 1.0G Limited
52. Frente a frente: Audi Q4 e-tron S-Line vs. BMW iX3 M Sport Impressive
58. Teste: Skoda Kodiaq 2.0 TDI 150 CV DSG
Sportline
62. Teste: BMW X4 M Pack M Competition

70. Dossier: BMW X1 frente a rivais
76. Guia de preços
82. Carros do mundo
CARTA DO DIRETOR
Máxima segurança
O início deste mês de julho trouxe consigo a entrada em vigor da norma que obriga a que todos os automóveis novos vendidos na União Europeia incluam de série onze novos equipamentos/sistemas de segurança; alguns já disponíveis em muitos modelos comercializados atualmente. A medida, que surge integrada num plano da Comissão Europeia para reduzir o número de vítimas ao volante a curto/médio prazo, merece o nosso aplauso e talvez até peque por tardia. Porém, não deixa de originar alguma polémica, na medida em que contempla dispositivos cujos funcionamentos requerem condições e regras legais específicas. Exemplos: o “assistente inteligente de velocidade” (vulgo limitador de velocidade) e o “registo de dados em caso de acidente” (caixa negra). De grosso modo, o primeiro, mediante dados fornecidos pelo GPS e pelo sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito, tem a função de avisar o condutor de estar a circular em excesso de velocidade, chegando até, no seu programa mais evoluído, a atuar sobre a aceleração, o que pode não ser propriamente simpático no caso de uma ultrapassagem, por exemplo. É verdade que pode ser desligado pelo utilizador, porém volta a ativar-se automaticamente cada vez que se liga o carro. O segundo, mais não é do que uma espécie de tacógrafo que armazena um conjunto de informações relacionadas com a condução, como a velocidade ou a travagem, devendo os seus dados apenas servirem de “prova” em caso de acidente, de forma a não ferir suscetibilidades face à questão da proteção de dados. Bem mais simples é a evidência de que, ao se impor o referido acréscimo do número de elementos de segurança, o preço final do carro irá consequentemente ter o devido agravamento. Como em Portugal já são baratos… Miguel Rodrigues
Estatuto Editorial: A revista Carros & Motores tem uma periodicidade mensal tendo como temática principal os Automóveis, cujos conteúdos incidem sobre toda a sua área envolvente sem descurar os equipamentos, produtos e acessórios. Assim o editor assume o compromisso de respeitar os compromissos deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.
