
1 minute read
O lado emocional
Design apelativo, uma gama mecânica inteligente e uma bagageira volumosa são os grandes destaques da nova carrinha Astra que chega ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2023. Já a conduzimos e contamos-lhe tudo.

Advertisement





Afutura carrinha Astra ou, mais concretamente, a 11ª geração do modelo tem lançamento agendado no mercado português durante o primeiro trimestre de 2023. Embora ainda estejamos a alguns meses de distância, estivemos em Rüsselheim, na Alemanha, precisamente o local de produção e de desenvolvimento da nova Sports Tourer para a avaliar todo o seu potencial.
Teor Pr Tico
Apesar de defender a imagem de requinte, que continua a ser condição “sine qua non” neste segmento de mercado, a carrinha Astra não se nega a executar “tarefas pesadas”. A bagageira de 597 litros de capacidade (516 na versão PHEV) conta com um amplo portão traseiro que dá acesso a um espaço bem acabado com materiais de qualidade relativa. O mesmo portão pode ter funcionamento elétrico e ser aberto a partir de dois toques no comando da chave. O rebatimento dos bancos traseiros, na proporção 40:20:40, é uma solução possível para as cargas mais volumosas. Sob o piso encontramos um alçapão para algumas arrumações, que têm de partilhar o espaço com um pneu suplente de emergência, e um local para guardar a chapeleira. De referir que nas opções PHEV não existe este alçapão.
Com 4,64 metros de comprimento e 2,73 de distância entre eixos (+5,7 cm face ao cinco portas), a Astra Sports Tourer assenta na plataforma EMP2, a mesma da Peugeot 308 SW, e propõe motores turbo a gasolina de 110 e 130 CV (ambos tricilíndricos de 1.2 litros) e Diesel de 130 CV (1.5). No topo da gama posiciona-se a versão híbrida plug-in (PHEV) de 180 CV. Posteriormente, e como acon-

