Il Girasole - jan jun 2020

Page 35

CARTA DO MEMBRO DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO

A escola dinâmica Renato Terzi Membro do Comitê de Gerenciamento

H

á cerca de 2.400 anos Platão começou a reunir, em um jardim na cidade de Academos (daí a palavra “academia”), na Grécia, alunos interessados em determinadas matérias. No século XII, por mãos de um frei beneditino, nasce a provável primeira escola formal do mundo, com conteúdo definido, aulas regulares, salas e carteiras. Desde então, a educação dos jovens nunca mais parou de evoluir. E a dedicação de toda a sociedade à educação infantil tem um motivo que só se torna maior a cada dia. O conhecimento humano continua se expandindo e o domínio deste conhecimento é crítico para que um adulto consiga conviver e, em especial, contribuir com o coletivo. Imagine, nos dias de hoje, uma pessoa que não tenha boas noções de matemática. Como organizará suas contas? Como decidirá pela melhor compra de uma casa, combinando tamanho, valor, forma de financiamento? Imagine que esta pessoa não tenha domínio de sua língua. Como apresentará suas ideias para os projetos que vai desenvolver? Como negociará questões simples sobre a realização do churrasco no final de semana, ou complexas, sobre uma decisão de investimentos no condomínio, na escola ou no trabalho? Mas não é apenas matemática e português, italiano, inglês, que são críticos.

Quantas vezes vemos – e já vimos – pessoas repetirem erros tão básicos, que figuram nos livros de História. O exército alemão perdeu a guerra contra o general inverno repetindo o erro do exército napoleônico. Atenção à aula de História teria mudado o rumo da nova história. Quando organizamos cada aula, que compõe um dia de escola que, por sua vez, compõe uma grade de uma série que, enfim, compõe o conteúdo curricular da Educação Básica, estamos construindo capacidade na mente dos jovens, para que possam atuar no dia a dia de suas vidas. Mas há ainda um outro grande objetivo para todo este esforço de educação: os jovens precisam chegar às universidades com as habilidades necessárias para que possam se aprofundar nos conhecimentos de suas carreiras. A grade curricular do MEC e o POF – Programma Operativo Formativo do MIUR italiano – reúnem todos os conhecimentos e habilidades que a escola se propõe a ensinar a seus alunos. O mundo evolui rapidamente e muitos novos conhecimentos e habilidades nascem todos os dias. Por isso a escola é uma entidade viva, dinâmica, inquieta por natureza, sempre se adaptando ao novo. Não pode ter medo de mudar todos os dias e evoluir. Recentemente a Montale deu um enorme exemplo de adaptação e evolução, quando migrou toda a sua operação, sua dedicação, sua história, de um modelo presencial para um modelo remoto. Não foi sem dor assim como nenhum processo evolutivo é. Mas mostra porque a escola precisa, muito mais do que estar aberta às mudanças, ser agente de mudanças. Temos a liderança necessária para conduzir esta e outras mudanças na escola e continuaremos a mudar para cumprir o papel de formar nossos jovens para serem protagonistas éticos, responsáveis, capazes e corajosos da história que se escreverá no futuro. Renato Terzi

Membro Associado Contribuinte do Comitê de Gerenciamento REVISTA IL GIRASOLE 1º SEMESTRE 2020

35


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.