
4 minute read
ENCONTRO MEMORÁVEL
ENCONTRO MEMORÁVEL
Solidariedade
Advertisement
um dos princípios da nossa escola D urante o distanciamento social, a Escola Eugenio Montale, junto à Associação Italia per San Paolo, Adriana: Bom dia, Dra. Cintia. Antes de tudo gosta- ria de prestar a minha homenagem aos profissio- nais que como você atuam na linha de frente do combate ao Covid-19. famílias e instituições, teve o orgulho em abraçar a campanha que apoiou os Dra. Cintia: Bom dia, Adriana. Muito obrigada pela médicos que se encontram na linha preocupação e pelo interesse. Fico muito lisonjeada de frente do combate à pandemia. com sua homenagem. Ativamos a nossa rede para ampliar ao máximo as oportunidades de contribuição a esta honrosa causa. As contribuições com muita satisfação vieram. Pequenos gestos de solidariedade para quem se sacrificou e ainda combate na linha de frente. Adriana: Dra. Cintia, a pandemia de coronavírus impôs mudanças à rotina de toda a população, mas para os profissionais de saúde o impacto é ainda maior. Quais foram as mudanças que você precisou fazer para evitar riscos? Um desses heróis na linha de frente é a Dra. Cintia Lucchini, mãe de um dos Dra. Cintia: Formamos alguns grupos de colegas nossos alunos, e que junto a outros mépara suporte mútuo, especialmente as médicas que dicos estão enfrentando a pandemia. são mães e precisariam eventualmente se isolar dos Como testemunho de sua experiênfilhos e que, como eu, não contavam com o apoio cia, segue um trecho da entrevista feide avós devido ao risco ligado ao vírus. Começamos ta pela Prof.ª Adriana Grasso. a procurar um imóvel para alugar nas proximidades dos hospitais onde mais trabalhamos (Morumbi) para que pudéssemos ficar longe da família, a fim de protegê-la. Foi difícil encontrar imóveis para alugar por um período de tempo breve e imprevisível, mas com apoio de amigos encontramos Tivemos e estamos nesse apartamento alugado onde pode mos ter um apoio e nos isolar. Logo no início, mi apoio de pais, nha única filha Valentina, que tem 2 anos e 10 meprofessores e da Associação ses, começou a apresentar sintomas de sofrimento emocional e desde então eu uso o apartamento alugado somente nos dias que estou de plantão. Italia per San Em casa, além de usarmos máscara e de tomarPaolo mos cuidado deixando as roupas usadas no hospital na casa alugada, não permitimos que nenhuma criança se aproxime da Valentina e de todos nós, já que estamos muito mais expostos ao vírus pois eu tenho contato direto com os pacientes infectados. Minha filha não pode acompanhar
as aulas online porque eu não consigo segui-la. No trabalho — apesar de eu ser especialista em Ànestesiologia e UTI — não fazia plantões em UTI há alguns anos e me dedicava somente à anestesiologia, com uma carga horária menor. Com a pandemia fui chamada como “voluntária” em UTI e me senti no dever de colaborar, mas a mudança na rotina foi radical. A rotina como anestesista foi totalmente substituída, vista a impossibilidade de realização de cirurgias eletivas, por plantões fisicamente e psicologicamente muito desafiadores.
Adriana: Como surgiu a oportunidade de receber um apoio solidário da Montale?
Dra. Cintia: Logo no início, informei a escola que a Valentina sairia das aulas antecipadamente pois eu já previa contato com pacientes infectados. Com a dificuldade de encontrar apartamentos no Morumbi, pedi ajuda para a escola através da coordenação e diretoria, que imediatamente foram solícitos, e enviamos um e-mail aos pais e colaboradores perguntando sobre a possibilidade de encontrar um imóvel para alugarmos nesse período.
Adriana: Certo. E como foi para você poder contar com o suporte da escola?
Dra. Cintia: A resposta da “Comunidade Montale” foi extremamente generosa e positiva, recebemos inclusive ofertas de apartamentos sem cobrança! Algo que não esperávamos. Tivemos apoio de pais, professores e da Associação Italia per San Paolo que contribuiu economicamente conosco. Além de nos ajudar com a acomodação pudemos fazer cestas básicas para ajudar as famílias de pacientes de uma UBS onde uma das colegas do grupo trabalha. Encontrei na escola exatamente o que buscava: não somente um local para ensino de matérias e preparação de um curriculum, mas uma família e um ambiente onde minha filha possa aprender valores como respeito, empatia, solidariedade e união. Essa união de forças, de pessoas desconhecidas, por um interesse comum, foi a maior certeza que fizemos a escolha certa para ela e para nós. A sensação de pertencer e ser importante para a nossa Comunidade foi um dos maiores bônus que essa pandemia trouxe para mim. Sou muito grata. Logo superaremos essa fase com a sensação de dever cumprido, por todos nós.
Dra.Cinthia Lucchini com a filha Valentina, aluna da Montale

Encontrei na escola [...] não somente um local para [...] preparação de um curriculum, mas uma família e um ambiente onde minha filha possa aprender valores como respeito, empatia, solidariedade e união.
Rua Dr. José Gustavo Busch, 75 - Pq. Morumbi - CEP 05705-190 - São Paulo - SP


Tel. (11) 37595959 www.montale.com.br @escolamontalesp Scuola Italiana Eugenio Montale