Abre Alas 11 | Catálogo

Page 80

Renato Pera Espaços de silêncio

Utilizo este termo para definir a experiência vivida em ruínas arquitetônicas. Existem alguns “tipos” de ruínas: as zonas arqueológicas ou históricas, as casas abandonadas, as casas vazias. Podem ou não estar inseridas em núcleos urbanos. O que caracteriza uma ruína não é exatamente o estado de deterioração de suas estruturas, mas o fato de que essa estrutura não tem uma função ativa em seu contexto, deixa de existir para a experiência contemporânea do lugar. Todos os seus referentes e índices vivem no passado. Um observador submetido a espaços como esse precisa lidar com anacronismos, referenciais confusos (ou desconhecidos), que não são reconhecíveis em sua experiência cotidiana. Sua percepção torna-se mais sensível, entra em estado de atenção, e a percepção da passagem do tempo também se modifica. O tempo dilata; funciona em outra lógica. Em meus projetos, procuro, através da transformação de um determinado contexto que já existe previamente (uma arquitetura, um tema, um lugar), instaurar esse momento de suspensão temporal e de suspensão da lógica que caracteriza a experiência comum, mais cotidiana, com a intenção de criar mundos – ou ficções – absurdas que se assemelhem à experiência do sonho, delírio ou pesadelo, mas que ainda assim mantenham uma estreita relação com o contexto em que se inserem. Estratégia que busca transformar um contexto pré-existente em uma referência oculta, preservando somente suas reminiscências mais sutis.

78 Renato Pera (1984, São Paulo) é artista multimí-

dia. Vive e trabalha em São Paulo.

Desenho: parede e porta, 2011 / papel manilha colado diretamente sobre parede vedando uma porta / 13m2 / Red Bull House of Art, São Paulo, Brasil


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.