Revista A Posse 2021 - Capa Campina Grande

Page 58

Riacho dos Cavalos 58

A história do município se inicia no Sítio Riacho dos Cavalos, que era pródigo em aguadas, razão pela qual o gado e cavalos da região, procuravam aquele lugar para ali matar a sede. O fato contribuiu igualmente para batizar o local como Riacho dos Cavalos. A descoberta do território que hoje é o município deu-se pelos anos de 1774, assim como as áreas que deram origem à formação dos municípios de Jericó, Bom Sucesso e Brejo dos Santos. O terreno onde seria mais tarde implantada a cidade pertencia ao Sr. Francisco Carneiro Vaz, conhecido na intimidade como “Véi Carneiro” ou “Major Véi”, que doou parte de sua terra, para que servisse de patrimônio da Igreja que seria futuramente ali construída, sob a invocação de São Francisco, o santo de sua devoção, que

seria o padroeiro da cidade. A construção da Igreja foi iniciada pouco tempo depois, e só foi concluída em 1934. O começo da edificação da cidade propriamente dita ocorreu com o início da construção do açude público em 1932. Com o decorrer das obras, surgiu uma feira aos domingos que consistia na reunião de pessoas que trabalhavam na construção do açude e de outras que vinham trazer e expor à venda os produtos da região para serem comercializados. Em 1933, quando foi concluída a construção do açude, a vila estava formada e pertenceu a Catolé do Rocha até sua emancipação política em 28 de dezembro 1961. Hoje, Riacho dos Cavalos conta com 8.541 habitantes espalhados em seus 264km² de área territorial.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.