
4 minute read
Bonito de Santa Fé


Advertisement
A história de Bonito de Santa Fé começa a muito tempo, quando o município era primitivamente habitado pelos índios Cariris e Tarairiús. As terras pertencentes à família Arruda Câmara foram vendidas a Manoel José e Francisco Soares que deram início à colonização do local através da atividade agrícola. No século XIX a região foi alvo de cangaceiros combatidos sobretudo pela família de Timóteo de Souza e principalmente o chamado capitão Timóteo o homem que desafiou Lampião. Pacificada a região, foi construída a capela de Santo Antônio, que deu origem ao povoado de Santa Fé. Em 1889, surgiu a primeira feira livre. O povoado pertencia ao município de São José de Piranhas a emancipação política do município, então denominada de Bonito, ocorre pela lei estadual N° 1164 de 15 de novembro de 1938 desmembrado de Jatobá, constituído de dois distritos: Bonito e Monte Horebe. Pelo decreto-lei estadual N° 520, de 31 de dezembro, o município é denominado Bonito de Santa Fé. A lei estadual N° 26 08, de 5 de dezembro de 1961, desmembrou o distrito de Monte Horebe do município de Bonito de Santa Fé, elevando a categoria de município. Hoje, Bonito de Santa Fé possui 12.022 habitantes espalhados nos seus 228,326km².
Ceninha Lucena PREFEITO DE BONITO DE SANTA FÉ
Antônio Lucena Filho (PODEMOS), mais conhecido como Ceninha, nascido em 14 de junho em Bonito de Santa Fé, tem 53 anos e foi lá onde cresceu, casou com Dalua, com quem permanece a 21 anos e tem três filhos, Andressa, Andrielly e Antony. Entrou para a vida pública quando a 19 anos atrás passou no concurso público para os Correios do município, onde acompanhou pela margem o desenvolvimento de todas as cidades ao redor de bonito, exceto o seu.
A partir daí resolveu assumir o compromisso de não medir esforços para o desenvolvimento do município, onde fica bastante evidente sua vontade de fazer Bonito de Santa Fé evoluir. Por isso, foi eleito através da vontade do povo onde obteve 58,26% dos votos, representando a quantidade de 3.436 votos no município de Bonito de Santa Fé.
Na sua meta de governo, Ceninha pretende trazer Bonito para 2020. Na área da educação, seu primeiro passo será revisar o Plano de Carreira dos Professores, e a promoção de melhorias na estrutura física e nos equipamentos das escolas, as dotando gradativamente de salas especiais de oficinas e creches, além de garantir transporte digno e eficiente aos estudantes que se deslocam dos povoados para a sede municipal. Ceninha também irá buscar a introdução de plano piloto de escola em tempo integral envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades como reforço escolar a partir de intensificação de melhoria da educação infantil em todos os âmbitos da responsabilidade municipal.
A gestão de Ceninha também pretende ampliar o número de vagas para educação infantil, melhorar a qualidade do ensino fundamental de Bonito de Santa Fé a partir do monitoramento dos indicadores de avaliação e reduzir a taxa de analfabetismo funcional entre os alunos da Rede Municipal. O Prefeito também pretende nuclear algumas escolas rurais visando manter os alunos próximos de casa e valorizar as comunidades, além de criar o calendário escolar voltado à realidade local, com o objetivo de diminuir a evasão escolar em determinados períodos ou situações, além de outras. Já na área da saúde, Ceninha pretende discutir com a categoria a implantação do plano de carreira dos Profissionais de Saúde do Município de Bonito de Santa Fé, e qualificar as equipes da atenção básicas, Núcleos Ampliados de Apoio ao Saúde da Família e atendimento psicossocial e vigilância à saúde para o atendimento humanizado e pautado nos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde. Ceninha também pretende angariar recurso federal e construir um projeto para implantar Unidade Básica de Saúde 24h e implantar e instalar uma CASA DE APOIO do município de Bonito de Santa Fé na capital João Pessoa. Com o Projeto “FILHO DA TERRA”, que Ceninha pretende implantar no município, será possível o nascimento de crianças em solo próprio, por funcionamento de SALA DE PARTO existente no nosso Hospital, que, carece de Equipe para funcionamento.

Na agricultura, o Prefeito irá apresentar um Plano de Atendimento ao Produtor Rural e ao Pequeno Agricultor que assegure corte de terra, distribuição de semente em tempo e beneficiamento de legumes nos tempos de colheita, revitalizando o programa de Aquisição de Alimentos, além de criar programas de conscientização do uso correto de agrotóxicos e descarte dos seus respectivos recipientes. A valorização e a aquisição dos produtos da agricultura familiar, virá com a criação das cooperativas e associações para beneficiamento e venda da produção agrícola. “Seriam planos audaciosos, se Bonito de Santa Fé não estivesse precisando tanto. Estamos confiantes que olharemos daqui a quatro anos felizes por tanto desenvolvimento em nossa cidade”, comentou Ceninha.
