24 minute read

Serra Grande

Localizada na mesorregião do sertão paraibano tem uma população de 2.916 conforme o IBGE numa área territorial de 83,474 km². Limita-se as cidades de Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, São José de Caiana, São José de Piranhas. A uma distância de 465.60 km, sua economia é baseada principalmente na agropecuária. Data de Emancipação Política: 13 de dezembro de 1961. Em sua história contam que por volta do ano de 1768, a região onde está localizada Serra Grande, era conhecida por Timbaúba, por conta da grande quantidade de árvores desta espécie.

Em 1898, o povoado teve início quando Tomé Ferreira dos Santos, João Ferreira Lima e Pedro José dos Santos, com suas famílias, se fixaram no local, que tiveram dificuldades para viver no lugar, provocados pelas secas, mesmo numa situação difícil, o Sr. Tomé Pereira dos Santos criou uma feira, onde os moradores da região iam para negociar seus produtos.Pouco depois foi construída a primeira capela, concluída em 1901, e oferecida a São José.

Advertisement

O lugar logo cresceu e novas casas foram construídas, somente em 1937, Timbaúba apareceu pela primeira vez na divisão administrativa do Brasil, pertencendo à microrregião de Itaporanga, o mesmo em 1938, quando foi mencionado com o nome já modificado para Serra Grande.

A emancipação política veio quando o Dr. Coriolano Ramalho Neto, então juiz de direito de Piancó e principal articulador, foi auxiliado no movimento por João Leite da Silva, Aristides Leite Ferreira, João Abreu da Silva, Cefas Pinto Ramalho, José Cavalcante e o então deputado Antônio Montenegro. Serra Grande foi elevada à condição de município pela Lei nº2619, de 13 de dezembro de 1961, havendo a instalação oficial em 24 de abril do ano seguinte. O povoado de São José (atualmente chamado de São José de Caiana), passou a fazer parte de Serra Grande.

Vicente Antônio da Silva Neto PREFEITO DE SERRA GRANDE

Vicente Neto nasceu em São José de Piranhas em 02 de setembro de 1995, casado com Isabela Lopes e pai de Isaac Vidal, as alegrias de sua vida.

Com formação de médico veterinário, Vicente de Vidal sempre trabalhou na área de saúde onde assumiu a pasta de secretário de saúde na gestão do prefeito Jairo Halley onde buscou estar sempre junto do gestor para fazer um trabalho, participativo, coerente e acima de tudo, garantindo os anseios de todo o povo que precisava dos serviços de saúde. Basta olhar nos quatro cantos da cidade e ver estampado no rosto de cada cidadão serra-grandense a aprovação ao governo de Jairo Harley que desenvolveu o município nos oito anos de sua gestão. O Povo quis a continuação do desenvolvimento nas mãos de quem sabe, pois Vicente como secretário de saúde, conhece o povo desde o mais velho até o mais novo, tanto da cidade como da zona rura,l e muitos deles, chama pelo nome.

Foram 08 anos de um trabalho honesto e transparente em benefício da população. Jairo colocou Serra Grande no caminho do desenvolvimento, com obras e serviços em todas as áreas. Saúde bem assistida, Educação de qualidade, Assistência Social e Infraestrutura como nunca se tinha visto.

Uma gestão que marcou a história da cidade que ta linda e com obras por todos os cantos; educação com melhores notas no IDEB; professores capacitados e respeitados; saúde de qualidade pois Vicente foi o melhor secretário de saúde no município. Na sua administração como secretário ele fez inovações que foram destaques nacionais.

Obras tem por todo lugar; tem praças; tem escolas; ônibus escolares; UBSs e ainda tem o portal turístico na entrada da cidade encantando a todos que chegam.

E foi dessa forma que Vicente de Vidal foi eleito pelo PL com 72,27% onde obteve1.858 votos no total.

Com 25 anos Vicente entra para história de Serra grande como o prefeito mais jovem, mas, com uma experiência de quem conhece o município, conhece seu povo e sabe o que buscar com projetos para assim ser o prefeito que mais fez por Serra grande, assim como Jairo que agora, está ao como amigo, lhe acompanhando nas estradas que percorreu, lhe apresentando as pessoas que ele conheceu e que ajudou a trazer benefícios para essa cidade, tão querida por eles. Assim podemos dizer que na gestão de Vicente será uma gestão marcante, com vários benefícios, pois com a experiência de gestor administrativo que ele tem, e com o apoio de quem sempre buscou, nos lugares certos, benefícios para a cidade, como Jairo, agora é só desenvolvimento para a cidade, agora é crescimento de qualidade para seu povo.

Soledade

Soledade é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande. Sua população estimada é de 14.987 habitantes, segundo o Diário Oficial da União, publicado em 30 de agosto de 2017. Área territorial de 560 km². A cidade de Soledade, localizada a 186 km da capital João Pessoa, e a 54 km de Campina Grande, está situada no Cariri paraibano, onde além do Cariri, polariza grande parte do Curimataú e Seridó do estado.

O município começou pelo núcleo de Soledade, primitivamente chamada “Malhada das Areias Brancas”, parte componente de uma fazenda adquirida pelo português João de Gouveia e Sousa. Este se instalara numa das terras do riacho do Padre, que começa no Olho d’água do Tapuia-pega e estende-se até Barra das Vacas.

Os netos do primeiro proprietário, José Alves de Miranda e José de Gouveia e Sousa, fizeram doação do patrimônio para uma capela, mas a primeira construção foi um cemitério levantado pelo missionário Ibiapina, para inumação de vítimas da segunda cólera-morbo que grassou no lugarejo, em 1864. Antes disto, os enterros se faziam em São João do Cariri, numa distância de 70 quilômetros. No cemitério, edificou o referido missionário uma capelinha, a qual, tempos depois, foi ampliada, ocupando toda a área do antigo Campo Santo. Em torno da capela, que depois se tornaria a igreja matriz de Nossa Senhora Santa Ana, surgiu e cresceu a povoação que, anos adiante, foi elevada a sede de distrito com a denominação de Soledade, pela Lei provincial n.º 682, de 3 de outubro de 1879. A Lei n.º 791, de 24 de setembro de 1885, elevou-a à categoria de vila, criando-lhe o município.

PREFEITO DE SOLEDADE Geraldo Moura Ramos

O prefeito reeleito da cidade de Soledade, Geraldo Moura Ramos, vem de uma família de 11 membros dos quais apenas nove em vida, filhos do Senhor José Lucena Ramos (in memoriun) e da Senhora Maria Moura Ramos, 87 anos. É filho de Soledade, nascido na Fazenda Melancias, onde permaneceu até os seis anos de idade, quando a família foi morar em Esperança, isso no ano de 1968. Em 1976, mudaram-se para João Pessoa aonde mantém residência até hoje.

“Neste período, mesmo morando distante, sempre mantive laços com Soledade, indo sempre na época junina para comemorar o São João e rever os familiares sem nenhuma pretensão política, na verdade isso nunca me passou pela cabeça, já que eu tinha uma vida empresarial muito intensa”, comentou Geraldo.

Porém em 2006, por uma relação de amizade com Wilson Santiago e Leidson Holanda, candidatos a deputados federal e estadual respectivamente, ele entrou na política como apoiador e a partir de então as pessoas começaram a vê-lo como uma esperança de renovação na política local, o que o levou a diversas vezes lançar seu nome como pré-candidato a prefeito, porém ao analisar o cenário, percebia não ser o momento, pois ainda não tinha uma estrutura partidária consistente que pudesse competir com reais chances de vitória.

“Em 2016, no entanto, o cenário mudou e me candidatei com uma estrutura partidária com reais chances de vitória, fui vitorioso e fizemos a maior Gestão da história de SOLEDADE, reestruturando a cidade com investimentos pesados em infraestrutura e restabelecendo as relações institucionais com o Governo Federal e Estadual, com os apoios do deputado Aguinaldo Ribeiro e Wilson Filho”, destacou.

Nas Eleições 2020, o prefeito Geraldo Moura (Progressistas) volta a disputar o pleito, desta vez pela reeleição e, junto com o candidato a vice-prefeito Romero Júnior (Cidadania), foram eleitos com 55,52% dos válidos, um total de 4.827 votos, assumindo em 1º de janeiro, o segundo mandato como prefeito de sua terra natal.

SOLEDADE DE CARA NOVA COM OS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA REALIZADOS PELO GOVERNO GERALDO MOURA

Como bem disse o prefeito Geraldo Moura, a Prefeitura de Soledade investiu pesado na reestruturação da infraestrutura do município, contando com o apoio dos Governos Federal e Estadual, por meio de parcerias e o apoio dos deputados Aguinaldo Ribeiro e Wilson Filho.

Na Saúde, o município e a população foram beneficiados com a instalação da Farmácia Municipal, da Clínica de Fisioterapia e da Ala Covid-19 na Unidade Médico Hospitalar; construção da UBS do Centro, UBS da Nova Soledade, UBS do Chico Pereira e as reformas da Policlínica Municipal, do SAMU, do CEO e da UBS comunidade viração. As Zonas Urbana e Rural foram beneficiadas com pavimentações em paralelepípedo, a exemplo do Bairro Mutirão, que está 100% calçado e do Distrito de Bom Sucesso, onde diversas ruas foram pavimentadas. Outras ações como a construção de passagens molhadas, perfuração de poços e abertura de barragens subterrâneas também beneficiaram os moradores da Zona Rural.

O município ainda ganhou o Programa água doce (zona rural), rede de água do conjunto no bairro Nova Olinda; construção da lagoa de tratamento de esgotos, como complemento do Sistema de Esgotamento Sanitário, do Matadouro Público, da Praça do Bairro São José e do Ginásio de Esportes nos Bairros São José e Santa Tereza; reforma e ampliação da Escola do Sítio Santa Luzia, da Escola Irmã Ana de Nazaré e da sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e a instalação da iluminação em LED da Rua Claudino Nóbrega até a Subestação de Energia e nas Ruas José Rufino de Carvalho e Prefeito Inácio Claudino, entre outras muitas obras e ações.

Tavares

Localizada na região de Princesa Isabel, microrregião da Serra do Teixeira, Tavares tem uma população de 14.103 hab. (IBGE/2010) numa área territorial de228,599 km quadrados. Distante da Capital a 420 km, tem como padroeiro da cidade: São Miguel Arcanjo. Os principais eventos: Festa de Emancipação do município de Tavares/ Festa Religiosa de São Miguel/ Feijoão – São João Fora de época

A história conta que por volta de 1870 o padre Francisco Arcoverde Tavares chegou à região e confrontou a autoridade do local o Major Florentino com o propósito de fundar um novo vilarejo na região. Para poder celebrar seu recém povoado, o padre edificou uma capela, tendo São Miguel Arcanjo como padroeiro, a escolha do santo anjo como protetor deve-se ao fato do filho do doador da imagem do padroeiro se chamar Miguel, vítima de um ataque de onça na região. O povoado recebeu o nome de Tavares em homenagem ao seu padre fundador. Tavares finalmente obteve sua emancipação política em 17 de novembro de 1959. O município fica distante 430 km da Capital João Pessoa, está situado na microrregião da Serra do Teixeira e localizado na Região Metropolitana de Princesa Isabel. E, a partir da independência político-administrativa, conseguida através do Projeto de Lei nº 2.150, em 10 de setembro de 1959, sendo que, sua emancipação administrativa ocorreu em 17 de novembro de 1959, Tavares foi dividida em 15 áreas, sendo 03 (três) na sede do município e 12 (doze) na zona rural.

Tavares tem três praças centrais, localizadas na sede do município e danceterias localizadas nos sítios e povoados; também possui dois clubes dançantes: Palmerião Clube localizado na sede do município e o Ferreirão (Sítio Domingos Ferreira). Para o lazer também há bares e campos de futebol tanto na sede quanto nos sítios e povoados.

A cidade também ficou conhecida pelos grandes torneios realizados pelos vaqueiros nos campos de vaquejada na década de 80. Esses campos ainda se encontram na cidade.

Coco de Odálio PREFEITO DE TAVARES

A população do município de Tavares no último dia 15 de novembro, elegeu como prefeito Genildo José da Silva, popular Coco de Odálio e Edvaldo Pereira como vice prefeito com a maior votação que um candidato já obteve na história de Tavares, foram 5.845 votos.

Na política Coco já tem experiencia, em 2016 como líder da oposição disputou o cargo de prefeito e obteve 4.149 votos, com uma diferença de 335 votos para Dr Ailton Suassuna, que fez sua reeleição e agora fazem juntos o mesmo grupo político da situação. Coco contou com o apoio de Dr Ailton Suassuna que esteve à frente da prefeitura durante oito anos e realizou grandes ações no município. Para fechar a vitória foram eleitos sete vereadores da situação e apenas dois da oposição. Casado com Márcia Marques e pai de Kauã, a história do prefeito Coco é de superação. Viveu toda a sua infância, junto aos seus familiares no sitio Pedro(Povoado Jurema), zona rural de Tavares. Enfrentou diversas dificuldades que muitas famílias pobres do interior do sertão da Paraíba conhecem bem. Aos dezesseis anos, o jovem decidiu partir para o suldeste do país. São Paulo foi a cidade escolhida. Em meio a tantas dificuldades, aquele jovem e recém-chegado a cidade grande, estava de cabeça erguida e pronto para enfrentar aquele novo desafio. O seu destino foi a construção civil e as oportunidades começaram a surgir, o sonho de uma vida melhor tornava-se realidade. Coco se tornou um empresário, mas nunca esqueceu as suas origens, sua família, seu povo. Católico e dono de uma fé inabalável, participa sempre dos momentos sagrados, agradecendo a Deus por todas as bênçãos recebidas em sua vida. Assim se fez presente no município sempre com muito carisma e humildade ajudando muitos tavarenses que dele precisavam. O povo soube reconhecer toda história desse guerreiro e no momento certo presenteou com uma grandiosa vitória.

O prefeito de Tavares Coco de Odálio tem certeza que o momento certo para administrar o município de Tavares é agora e garante que fará uma grande administração junto ao povo tavarense e aos seus apoiadores, como a senadora Daniela Ribeiro, o senador Veneziano, o Deputado Federal Hugo Motta, o Deputado Estadual Wilson Filho e o Governador João Azevedo.

“Iremos administrar junto ao povo, ouvindo a população, serei um prefeito presente e buscarei sempre realizar ações que possibilitem mais qualidade de vida para o povo. Acredito na força do trabalho e sei que estou pronto para dar minha contribuição ao município. O povo de Tavares me confiou a administração desse município e irei honrar cada voto recebido”, afirmou o prefeito Coco.

Tenório

Tenório é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2.865 habitantes, distribuídos em 105 km² de área.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

A cidade foi fundada em 1952, tendo como marco inicial a realização de uma missa na residência de Cícero Batista de Azevedo e uma feira livre. As primeiras atividades comerciais de Tenório foram a venda e a troca de animais que aconteciam no local chamado “PISO”.

A sua independência política ocorreu em 29 de abril de 1994. O Primeiro prefeito foi o Sr. Januário Cordeiro de Azevedo.

Manoel Vasconcelos (Republicanos) e Maria Aparecida Santos Alves (Cidadania) são, respectivamente, prefeito e vice-prefeita eleitos nas Eleições 2020, para assumir a Gestão 2021-2024 no município de Tenório. A dupla foi eleita com um total de 1.616 votos, o que representa 70,08% dos votos válidos depositados nas urnas pelos tenorenses.

Manoel e Cida de Denilton, como é mais conhecida, concorreram no pleito pela Coligação “O Trabalho Continua, Com a Força do Povo”, formada pelo Republicanos e Cidadania e contaram com o apoio do ex-prefeito Denilton Guedes e do atual prefeito, Evilazio Souto, ambos com dois mandatos como prefeito de Tenório.

O prefeito eleito é filho do senhor Raimundo Djalma de Vasconcelos Filho e da senhora Maria das Neves Vasconcelos, natural de Equador-RN e integrante de uma família composta por nove irmãos e moradores da comunidade rural Ponta da Serra, área rural do município de Tenório – PB. É casado com Soneide Pereira Andrade e pai de Arthur Andrade Vasconcelos e Manuela Andrade Vasconcelos. Atualmente, exerce o cargo de vereador em seu segundo mandato e é presidente da Câmara Municipal de Tenório – PB, além de microempresário na área de produção de caulim. Maria Aparecida é agricultora, casada com o ex-prefeito Denilton Guedes, segundo prefeito eleito do jovem município, foi

Manoel Vasconcelos e Cida de Denilton PREFEITO DE TENÓRIO

primeira dama, secretária de Assistência Social do Município e atualmente, ocupa a cadeira de vice-prefeita, ao lado do prefeito Evilazio.

Dentre as propostas apresentadas durante a Campanha, o futuro gestor da cidade apontou suas principais bandeiras de trabalho será a luta para conseguir junto aos governos Federal e Estadual recursos para a implantação da Rede de Saneamento Básico do município, tanto no tocante a distribuição de água potável encanada, como na construção da rede de esgoto e coleta responsável de resíduos; e também, para conseguir recurso federal ou estadual para a construção de casas populares. Além destes pontos, os gestores tem como foco a busca por mais avanços para a Agricultura, Assistência Social, Educação e Saúde, bem como, de ações que possam fomentar a geração de emprego e renda para a população. Os gestores tem como modelo para sua gestão a realização de um trabalho planejado, com a acompanhamento de metas, que possa resultar em melhorias em curto, médio e longo prazo, possibilitando a cidade atingir um posicionamento compatível com a sua importância e desenvolvimento para a região.

Triunfo

Localizada na microrregião de Cajazeiras, sertão paraibano, com uma população de 9.223hab., conforme o IBGE/2014, numa área territorial de 222,947 km². Limita-se as cidades de: Bernardino Batista, Umari no estado do Ceará, Santa Helena, Poço de José de Moura. Distante da capital a 590 Km, sua economia é baseada em serviços. Data da emancipação política: 20 de dezembro de 1961 Conta a história que no ano de 1850, na região onde hoje se localiza a cidade de Triunfo, existiam poucas casas, na ocasião, o lugar era muito visitado pelas autoridades de Souza e Antenor Navarro, que iam até lá em busca de cangaceiros que ali se refugiavam. Tempos depois um pequeno povoado se formou e recebeu o nome de Picadas, tendo sido alterado anos depois para Triunfo, pelo padre Ibiapina

A luta pela emancipação política do município de Triunfo teve o seu ponto alto a partir de uma reunião realizada no dia 31 de agosto de 1959, na residência do Senhor Joaquim Moreira da Silva (localizada na Rua hoje denominada Sete de Setembro), tendo então à frente o então Deputado Estadual Acácio Braga Rolim e com a presença de diversas personalidades locais, destacando-se os Senhores Joaquim Moreira da Silva, Raimundo Donato de Oliveira(vereador à época), Antônio Adriano de Andrade, Raimundo de Moura Mousinho e Francisco Mangueira de Andrade, que integraram a comissão responsável pela delimitação geográfica do novo município e assumiram os trabalhos burocráticos e a articulação política, que culminaram com a independência político administrativa, por força de Lei nº 2.637 de 20 de dezembro de 1961, sancionada pelo então Governador Pedro Moreno Gondim, sendo o município instalado oficialmente em 22 de dezembro, data em que se comemora o dia da cidade.

PREFEITO DE TRIUNFO Espedito Filho

Espedito Filho nasceu em Triunfo no dia 02 de março de 1992. Filho de Seu Cambito e Dona Vaneide, teve uma infância muito humilde, mas pautada onde, na educação, como meio de melhoria de qualidade de vida.

O sitio Cambito, sempre foi a história de sua geração, onde morou seu avó, nasceu seu pai e construiu sua família com três filhos, sendo eu o casula. Me criei correndo na roça, peguei no pesado, fazia a lida do gado e tudo que um agricultor fazia na roça, além de estudar na cidade indo de pau de arara, carro, de todo jeito pois precisava estudar pois sabia que a educação é que mudaria sua vida. Aos 17 anos veio o vestibular e passou para Engenharia Civil onde cursou, na maior capital da América Latina, São Paulo, mas como nordestino arraigado, voltou logo para Triunfo ao termino do curso.

Já pode contribuir, direta ou indiretamente, com sua experiência como engenheiro civil com infraestrutura e o urbanismo de todas as cidades do alto sertão da Paraíba que são polarizadas por Cajazeiras, o que levou a ter um conhecimento técnico muito bom, como também ser referência profissional em toda a região.

A veia política também herdou do pai pois além de ser um agricultor de princípios, trabalhador, fez parte da vereança por dois mandatos no município. Dessa forma no momento onde Triunfo respirava um ar, de Mudança, de Esperança de dias melhores, seu nome foi o escolhido para acabar com uma oligarquia de 20 anos que se tinha na política de Triunfo. Com apoio de toda a sua família, de sua esposa Laís Raquel e todas as lideranças políticas das oposições de Triunfo, foi eleito prefeito pelo PP na coligação TRIUNFO MERECE MAIS com 58,91% dos votos. Foram 3.627 votos no total.

Dentro de seu Plano de Governo elencamos algumas propostas que serão desenvolvidas nesses quatro anos de gestão.

Na ação social, cultura e turismo, cursos profissionalizantes no Cras; criar o museu da agricultura; resgatar o Natal, feiras nas ruas e da Banda Filarmônica; ampliar a cultura nas escolas; lutar pela implantação de CREAS; Cozinha comunitária; restaurar o olho D’água de Gamelas; tombamento do patrimônio histórico do município; formalizar no calendário de eventos o Agosto da Cultura; promover o cine Triunfo na zona urbana e, zona rural; dentre outras.

Já na agricultura, implantação de sede própria da Secretaria de Agricultura; criação de banco de sementes; capacitação e assistência técnica para os agricultores; corte de terras e distribuição e sementes; fortalecer a parceria de aquisição de alimentos dos agricultores; recuperação de fontes hídricas; melhoramento genético do rebanho bovino (inseminação); dentre outros. Para a educação, restruturação da secretaria de Educação; reforma da Escola Jose Adriano de Andrade; creche no bairro Luís Gomes de Brito; promover a educação inclusiva; criação da Biblioteca Municipal e Laboratório de Informática; valorização de profissionais; extinção do ensino multiseriado; informatização nas escolas; dentre outras. Na Infraestrutura, concluir as diversas obras inacabadas na saúde e educação; implantar o Programa Pavimenta Triunfo; reformas e restruturação das praças e equipamentos públicos; reforma e ampliação do Calçadão no Mercado Público; pavimentação e iluminação do acesso/saída para Barra do Juá e Vila Macena; pavimentação da Vila Macena; abastecimento na comunidade rurais; construção, ampliação e reforma de praças nas comunidades rurais; iluminação saída para São João do Rio do Peixe; construção de Pista de caminhada; recuperação de estradas vicinais e passagem molhada.

Para a saúde, construir, implantar e ampliar a Policlínica municipal integrada; implantar “Saúde da Família na Hora” com serviços médicos até as 22hrs, inclusive finais de semana; concluir a UBS da comunidade do Cajuí; equipar a UBS na Três Irmãs; manter as unidades Âncoras na Barra do Juá e Pilões; ampliação a relação de medicamentos como também implantar a farmácia itinerante para pacientes da zona rural; e assegurar os serviços de saúde existentes no município com qualidade; entre outras.

Varzea

Localizada na Mesorregião da Borborema e Microrregião do Seridó Ocidental Paraibano. Aproximadamente a 280 Km da Capital João Pessoa. De acordo i IBGE 2020, sua população é de aproximadamente 2.841hab. Área territorial de 190 km²., tendo como municípios limítrofes, ao norte Ouro Branco (RN) e Caicó (RN); ao sul, São Mamede; ao leste, Santa Luzia e, ao oeste, São João do Sabugi (RN) e Impueira (RN).

A sua história fala que a partir dos anos 1850 a 1855 aconteceu a colonização propriamente dita do território do Município de Várzea, pelo Português Manoel Tavares da Costa e sua esposa Josefa Rodrigues da Silva que se instalaram definitivamente na região. Não se sabe precisamente os caminhos traçados por eles para chegar até o município, sabe-se, apenas que no ano de 1850 abandonaram sua residência no sítio Albino (hoje Município de Santa Luzia) e instalaram-se definitivamente naquela localidade. O Sítio Várzea por volta de 1853 foi o marco da colonização que mais tarde seria o município de mesmo nome. O primeiro habitante a situar-se em Várzea foi o Sr. Manoel Tavares, proprietário do referido sítio, em meados do século XVIII. As primeiras casas construídas no local foram de propriedade dos senhores, Antônio de Almeida, Justo Ugulino da Costa, Francisco Severiano de Figueiredo e Manoel Dantas de Medeiros.

Na divisão administrativa do Brasil para o qüinqüênio 1939 à 1943, figurou como distrito de Santa Luzia, com o topônimo de Sabugirana. Nos qüinqüênios 1944 à 1949 e 1949 à 1953, voltou o atual nome de Várzea. O progresso do distrito foi rápido e constante, levando seus líderes a aclamarem pela sua emancipação administrativa. Sua autonomia política foi conseguida por força da Lei Nº 2.683 de 22 de dezembro de 1961, ocorrendo sua instalação oficial em 11 de janeiro de 1962, desmembrada de Santa Luzia.

PREFEITA DE VARZEA Otoni C. de Medeiros

Natural do Município de Santa Luzia - PB, Otoni Costa de Medeiros (Toninho), nasceu no dia 05 de janeiro de 1980, filho do casal Dr. Otoni José de Medeiros (Ex-Prefeito de Várzea) e Zuleide Costa de Medeiros (in memória). Formado em Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE, no período de 1998.2 à 2003.1, com vários cursos de aperfeiçoamento, seminários e palestras nas áreas de Direito Administrativo, cursos preparatórios para concurso, entre outros.

Casado com a Senhora Francisca Gadelha Oliveira Medeiros, e pai de dois filhos: Eduardo Gadelha Oliveira Costa de Medeiros e Pedro Gadelha Oliveira Costa de Medeiros, Toninho estagiou na 5ª e 6ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, 5ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa e no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, no Gabinete do Desembargador Nestor Alves. E atuou como Assessor Jurídico em prefeituras a exemplo de São José do Sabugi e Malta, como também para a Cooperativa Agrícola Mista de Patos – CAMPAL.

Sua vida política deu início em 2009 como Vice-Prefeito de Várzea - PB, sendo o mesmo reconduzido ao cargo em 2013 até 31 de dezembro de 2016, sempre ao lado do Prefeito José Ivaldo de Morais (Galego) nas duas legislaturas 2009/2012 e 2016.

Seguindo a história de seu pai ,Otoni José de Medeiros que foi Prefeito do município, Toninho torna-se Prefeito de Várzea para os anos de 2017/2020.

Com a gestão de Toninho, Várzea só viu crescimento, pois a forma dele trabalhar, realizando dezenas de obras e ações, mudaram a cara da cidade, levando desenvolvimento, segurança e organização em todos os bairros. Hoje por onde você passa no município tem benfeitorias realizadas nesses quatro anos.

As ações, que já são desenvolvidas por cada secretaria do município, passaram por uma reformulação onde foram implantadas, capacitações e reuniões frequentes para ampliar e melhorar o atendimento nas ações, levando assim, mais qualidade e eficácia no atendimento.

Foram marcas na gestão de Toninho: a recuperação de várias ruas, como também a pavimentação de novas; aquisição de novos carros para a frota municipal, como também a recuperação da existente; reforma e climatização dos prédios públicos, ampliação e reforma nas unidades escolares; construção de nova creche; distribuição de material escolar e fardamento para os alunos; reformas das unidades de saúde como também aquisição de nova ambulância; recuperação 100% das estradas vicinais; implantação de dessalinizadores; distribuição de sementes; e alevinos nas comunidades rurais do município; reforma com várias benfeitorias no Estádio Municipal; instalação de Câmeras de Vigilância Eletrônica nas vias públicas; realização de datas comemorativas como Carnaval; Emancipação, João Pedro; e tantas outras. Dessa forma, pela confiança no trabalho sério e coletivo que vem sendo desenvolvido pela gestão de Toninho, a população o reelegeu, com 56,82% dos votos para comandar os destinos do povo de Várzea de 2021 a 2024.

Várzea receberá investimentos, ao longo dessa nova gestão, na ordem de mais de R$ 4 milhões em diversas áreas, disse o prefeito Otoni Medeiros (Toninho) logo quando foi reeleito, que serão empregados para o bem-estar da população. O prefeito Toninho estabeleceu uma sequência de benfeitorias a serem executadas na zona urbana, a maioria delas com recursos próprios; são elas: Ampliação do Cemitério Público; Reforma do Mercado Público; Reforma do Ginásio Vitória Cristina ;Serviços de manutenção no Ginásio Joaquim Medeiros de Souto (Ducá); Reforma da Praça Francisco Pergentino ; Realocação da Garagem Municipal; Reforma do Parque do Juazeiro; Reforma do Estádio Municipal e para finalizar 100% das ruas calçadas do município.

This article is from: