4 minute read

Carrapateira

Next Article
Serra Grande

Serra Grande

Advertisement

Localizada Microrregião de Cajazeiras. Tem como limites as cidades de São José de Piranhas, Nazarezinho, Aguiar. Com uma população de 2.378, habitantes de acordo o IBGE 2010, distribuídos numa área territorial de 54.5 km². Mesmo a 384,93 km da capital, a cidade impressiona pela localização geográfica, uma vez que é cercada por serras. Durante o período chuvoso, que se estende de dezembro a junho, aproximadamente é possível apreciar um dos mais belos cartões postais, com a predominância de um verde exuberante, de norte a sul e de leste a oeste.

O nome do município provém da quantidade de mamona encontrada na região, também conhecida como “carrapateira”, e que inicialmente pertencia ao município de São José de Piranhas.

O povoamento do município iniciou no século XVIII, por volta de 1770, quando um senhor chamado Francisco Vieira da Silva deslocou-se da cidade de Sousa para Carrapateira. Ao chegar, vendo a fertilidade das mesmas, e construiu sua casa (tapera), onde residiu com sua família. Partindo deste, foram chegando outros habitantes. Tais como as famílias: Galdino Braz, proveniente do município de São José de Piranhas; Pereira e Silva, vinda de Catolé do Rocha; Benedito vinda de Pombal; Bezerra e Ferreira de São José de Piranhas e Pedrosa do estado do Ceará.

Em meio ao seu desenvolvimento foi construída a capela em homenagem a Santo Afonso Maria de Lígório. Nesta mesma época, iniciou-se o traçado do povoado. O Sítio Carrapateira é elevado à categoria de vila pelo então prefeito de São José de Piranhas Malaquias Barbosa, ocasião esta da construção das primeiras ruas em 01 de fevereiro de 1937. Uma feira grandiosa começou nessa mesma época onde reunia pessoas das cidades e sítios vizinhos para compra de cereais e carnes. Em seguida, no ano de 1938, foram abertas as primeiras lojas de tecido da região.

Foi iniciada em 1945, a construção de um mercado público que garantiu os avanços econômicos e outros fatores políticos, onde nessa época o distrito de Carrapateira é elevado à categoria de cidade no dia 11 de dezembro de 1961, pelo então governador Pedro Gondim.

Tem como destaque o turismo do município que está voltado para o ecoturismo. Os principais atrativos são as lindas cachoeiras sazonais de Valença e Cristalina.

Marineidia da Silva Pereira PREFEITA DE CARRAPATEIRA

Natural de Carrapateira e com 55 anos de idade, Marineide de Dedé, como é conhecida por todos em homenagem ao seu esposo o ex-prefeito do município Déde Pereira, se reelege pelo PL na coligação CARRAPATEIRA SEGUE EM FRENTE com 56,65% dos votos válidos, um total de 1.184 votos.

Na Educação a valorização dos profissionais; melhorias nas escolas e creches; merenda de qualidade e transporte seguro garantindo assim, mais conforto e comodidade ao alunos e funcionários das unidades de ensino, o município de Carrapateira investiu na qualidade do ensino o que levou a Educação de Carrapateira ter um salto histórico e conquistar o 1º lugar do IDEB na 9ª Gerência polarizada por Cajazeiras com uma pontuação de nota 5,9 fruto de um trabalho feito em conjunto com muito amor e responsabilidade.

A Saúde foi prioridade no governo de Marineidia da Silva, durante toda a sua gestão, 2017/2020: as unidades de saúde passaram por melhorias; ambulâncias foram adquiridas; Van para transporte de quem precisa de um atendimento mais especializado em outros centros também foi comprado; implantação do Laboratório de Análises Clínicas ofertando exames laboratoriais básicos de Bioquímica, Hematologia, Parasitologia e Uranálise; conseguiu o Registro de Aprovação da Base Descentralizada do SAMU 192 ; Laboratório Regional de Prótese Dentária; o Polo da Academia de Saúde localizado no Conjunto Habitacional Belo Jardim; transporte Sanitário Eletivo (Veículo Van); Ambulância Tipo B; programas como Caps, Nasf e campanhas de vacinação, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, dentre várias campanhas foram intensificados na gestão da prefeita e que garantiram um resultado significativo na saúde dos carrapateirenses.

Na infraestrutura foram realizadas um plano de pavimentação de diversas ruas como também construção de passagens molhadas na zona rural; reformas nos canteiros da cidade, reformas habitacionais; serviços de pinturas e manutenção nas escolas municipais; construção de cisternas em várias comunidades rurais; revitalização da praça pública; dentre outras O corte de terra foi sua prioridade na agricultura e na assistência social doação de kits para as gestantes pelo CRAS; oficinas e cursos para grupo de mulheres do município; oficinas para crianças e adolescentes pelo centro de convivência Nesses quatro anos a gestão de Marineide de Dedé também realizou festas e comemorações que marcaram, a exemplo o aniversário da cidade que marca por ser uma festa que sempre atraiu um grande público.

Nessa nova gestão que começa hoje, 1 de janeiro de 2021, a prefeita continuará a buscar novos projetos nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura, infra estrutura ao lado de um planejamento de acompanhamento continuo de ações, garantindo sempre a qualidade nos serviços, buscando o desenvolvimento de todo o município e com isso fazendo da história de Carrapateira uma história de sucesso e desenvolvimento.

This article is from: