
4 minute read
Areia de Baraúnas
O município de Areia de Baraúnas está localizado no Sertão Paraibano, inserido na Região Metropolitana de Patos, fazendo limites com as cidades de São Mamede, Santa Luzia, Taperoá, Cacimba, Salgadinho, Passagem e Quixaba. Possui uma área territorial de 96,342 km², uma população estimada em 1.927 habitantes, segundo dados do IBGE/2010; está distante 230 km da Capital João Pessoa e tem como principais via de acesso a BR 230, vindo de João Pessoa; e integra a Rodovia da Integração, anel viário que interliga os municípios da Região com a BR 230 nos sentidos Patos e Assunção. A vegetação predominante no município é a caatinga; o município é banhado pelo Rio da Farinha e conta com reservatórios como o açude Anis, Barragem do Caudaloso, açude da Onça e açude do Agreste; e a economia é voltada basicamente para o setor primário, tendo a agricultura como principal segmento.
Areia de Baraúnas é um município jovem, com apenas 26 anos de elevação a categoria de cidade, fato ocorrido em 29 de abril de 1994, através da Lei Estadual nº 5.923, desmembrando-se da cidade de Passagem, município ao qual seu território estava integrado.
Advertisement
Conta a história que o território onde hoje está demarcada a área do município já era habitado por índios Pegas e Panatis da família Cariris e que, por volta do ano de 1871, o senhor José Vermelho, de origem cafuza que estava fugindo dos maus tratos das senzalas, chegou às margens do Rio Farinha ao lado do Planalto da Borborema no alto sertão da Paraíba ficando amigo dos índios e passando a desenvolver atividades como comerciante na região e atraindo outras famílias para localidade, a exemplo da família do senhor Francisco Alves de Souza, mas conhecido como Chico Belino que construiu a primeira casa desta pequena aldeia que começava a se elevar, e também a do senhor Pedro Lino, mas conhecido como Pedro Bala e assim dando origem ao povoado.
Em 08 de setembro de 1916, Areia de Baraúnas passou a ser Distrito de Passagem, permanecendo assim até a sua emancipação em 1994, tendo como o seu fundador o senhor José Vitor do Nascimento (Zé Vitor), deixando assim de pertencer à cidade de Patos e assim permanecendo até a sua emancipação em 1994.

Toinho Macedo PREFEITO DE AREIA DE BARAÚNAS

Antônio Gerônimo Duarte Macedo é nutricionista, tem 40 anos, natural de Salgadinho - PB. Filho de seu Geraldo Macedo, ex-vereador da cidade de Salgadinho e de Dona Mariana Duarte. Casado com Josilda Soares, que é natural de Areia de Baraúnas, dessa união nasceram duas meninas Arukia e Ayumi.
O primeiro contato de Toinho Macedo com a política foi através do seu pai, que além de vereador, foi constituinte no Município de Salgadinho e também através da vida pública do seu irmão Genildo Macedo que na Legislatura que inicia em 2021 vai para o quinto mandato.
A porta de entrada de Toinho em Baraúnas inicialmente foi através da sua esposa Josilda que é Baraunense porém desde criança Toinho já foi cultivando proximidade com pessoas daquela cidade porque além do seu pai ser vereador, ele também tinha um caminhão que fazia a linha Salgadinho - Patos e aos domingos seu Geraldo ia para Areia de Baraúnas, buscar o marchante Luiz de Manca que negociava carme em Salgadinho e Toinho fazia esse trajeto com seu pai.
Por estas ligações e pelo conhecimento e proximidade com o povo de Areia de Baraúnas, o nome de Toinho Macedo surgiu como opção para encabeçar a chapa majoritária nas Eleições 2020. O que foi confirmado após união de forças da oposição, reunindo nomes como Gilson Mineral, Déda Mineral, Gerneves Basílio, Everaldo, os vereadores Mirim, Suely, Frankslino, Araken, João de Arnô e várias outras lideranças. Toinho Macedo (PROS) enfrentou Antônio Mineral (PSB), o nome tido como o mais forte por parte da situação, pois o mesmo foi vereador, prefeito e deputado estadual, mas, ao final do pleito, Toinho obteve 967 votos (50,68%) e o segundo colocado 941votos (49,32%).
Empreendedor e, acima de tudo, um jovem que sonha e deseja o melhor para a cidade, Toinho Macedo, junto com a vice-prefeita Rosicleide Porfirio da Silva Alves (MDB) e todos os apoiadores desenvolveram um Plano de Governo que prevê um modelo de Gestão Participativa, com foco na saúde, educação e infraestrutura que venha a desenvolver ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população e contribuam para o crescimento e o desenvolvimento do município. Dentre as propostas estão a implantação do Orçamento Participativo Anual, a criação da Controladoria Municipal de Transparência e Controle; a promoção de cursos profissionalizantes que favoreçam a geração de emprego e renda, a criação de um programa de inclusão para crianças e jovens através da música, a criação do Programa Bons Amigos, para a terceira idade e a implantação do Programa Bom Trabalho; corte de terras e acompanhamento técnico para os agricultores, programas de incentivo a psicultura, a apicultura e a criação de ovinos e caprinos, além da distribuição gratuita de vacina contra febre aftosa; melhorias na Saúde como a ampliação da política de Saúde Preventiva, expansão das especialidades médicas, a construção de uma UBS no Sítio Serafina e a erradicação das casas de taipa; a implantação de um novo modelo de limpeza urbana e a construção de praças e de um Estádio Municipal, dentre outras.
