7 minute read

Campina Grande

Next Article
Serra Grande

Serra Grande

Bruno Lima

Prefeito eleito de Campina Grande fala sobre sua trajetória política e quais seus principais objetivos frente à administração da Rainha da Borborema.

Advertisement

Bruno Cunha Lima Branco nasceu em Campina Grande no dia 17 de novembro de 1990. Foi vereador de Campina Grande e Deputado Estadual da Paraíba. A história de Bruno Cunha Lima Branco é uma vida de dedicação a Campina Grande e à Paraíba. O campinense acumula cargos importantes, mas principalmente conquistas significativas na trajetória política e pessoal enquanto realização social. Neto do ex-senador Ivandro Cunha Lima e sobrinho-neto do ex-governador, Ronaldo Cunha Lima. Foi eleito prefeito do município de Campina Grande, em 1º turno das eleições de 2020, com 54,58% dos votos válidos, um total de 111.526 votos. Foi eleito o vereador mais votado no município de Campina Grande em 2012. Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo PSDB. No mandato, foi Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer (FPCC/ALPB), posição que o aproximou da causa do paciente oncológico. Em nossa entrevista Bruno fala da alegria e da responsabilidade de representar sua terra, Campina Grande; do seu primeiro passo frente à cadeira administrativa, como também quais as bandeiras que serão levantadas no plano de governo. Confira a seguir:

Políticas & Negócios – Prefeito, é uma honra tê-lo aqui como capa e entrevistado da nossa Edição Especial da Posse. Primeiramente, damos os parabéns pela vitória e as boas-vindas à esta nova gestão de Campina Grande.

Sua atuação como vereador, deputado estadual e secretário chefe do Governo na Prefeitura de Campina Grande certamente o credenciou, apesar da pouca idade, a concorrer e vencer uma disputa tão importante como esta que foi a eleição para a Prefeitura de Campina Grande, este ano. Qual sua expectativa diante do desafio de assumir o comando da segunda maior cidade do nosso Estado?

Bruno Lima – Sem dúvidas de que vencer a eleição para Prefeito de Campina Grande é o momento alto de meus 10 anos de vida pública. Como você já registrou, apesar do tempo relativamente curto de atuação política com mandatos ou cargos, tive grandes escolas para meu aperfeiçoamento na gestão pública: duas experiências no Legislativo, como vereador de Campina Grande e deputado estadual, e uma profícua passagem no cargo de Secretário Chefe do Gabinete do Prefeito de Campina Grande. Mas a grande verdade é que tenho me preparado para o desafio de administrar minha cidade-natal já há bastante tempo. Nunca perdi a chance de particpar de eventos, seminários e cursos voltados para a gestão pública e sempre procurei ler bastante e produzir conteúdos voltados para a área de administrção pública. Tenho a honra de suceder um prefeito que entra para a história de Campina Grande como um dos maiores gestores da cidade. A profusão de obras e ações é impressionante e certamente, como costumo dizer, Romero deixa um “sarrafo” num nível muito elevado para ser

Afirmo categoricamente que a grande prioridade de nossa gestão será a universalização do ensino público municipal.

atingido ou ultrapassado, mas ao mesmo tempo não temos dúvidas de que, no que estiver ao nosso alcance em termos de dedicação e zelo, registraremos grandes avanços para Campina neste nosso mandato de quatro anos que se inicia agora, em janeiro de 2021. As expcectativas são altas na cidade e eu sou o primeiro a impor a mim mesmo um alto grau de cobrança, para honrar os compromissos da campanha com o povo da cidade, investir pesado na transparência e na excelência em todos os setores da gestão nos parâmetros da ética e da probidade, além de manter um olhar permanentemente focado no aprimoramento da prestação de serviços da Prefeitura para o cidadão-contribuinte.

P&N – Ao sentar-se na cadeira do Palácio do Bispo, qual será sua primeira atitude como prefeito? E qual o objetivo principal para os primeiros 100 dias de governo?

Bruno – Estamos, praticamente um dia após a vitória nas eleições, empenhados com uma equipe de trabalho de alto nível, nos preparando para assumir a Prefeitura de Campina Grande, neste dia 1º de janeiro, com uma série de medidas importantes para o serviço público municipal, a economia do Município e o cotidiano de um povo que gera demandas para uma cidade grande, mas que ainda sofre com uma receita desproporcional. Mesmo com o privilégio de receber uma Prefeitura equilibrada - bem ao contrário da que foi herdada por Romero em 2013 -, não podemos perder de vista que o ano de 2021 gera extremas preocupações para as gestões públicas, porque certamente a ressaca econômica da pandemia ainda terá graves reflexos nas contas da prefeituras, estados e da União. Teremos necessariamente de administrar Campina Grande com a cautela dos que têm a responsabilidade de honrar os compromissos assumidos.

P&N – Dentro do seu plano de governo, nos aponte as três pautas principais que serão levantadas como bandeira da sua gestão.

Bruno – Afirmo categoricamente que a grande prioridade de nossa gestão será a universalização do ensino público municipal. Ficarei bastante feliz se, ao final do meu governo, Campina Grande não registrar um só caso de criança em idade escolar fora da sala de aula. Já dispomos de uma Educação que é exemplo nacional: o Município acaba de ser novamente premiado com o Selo Unicef de qualidade e nossos resultados em termos de IDEB têm crescido a cada ano de avaliação do desempenho dos nossos estudantes. Outra prioridade que faço questão de destacar também é a adoção e aplicação de políticas públicas em prol da inclusão social: pessoas com qualquer tipo de deficiência, idosos e grupos que tradicionalmente não são vistos pelo poder público passam a compor nossa agenda de assistência. Além de Cidade do Trabalho, pretendo tornar Campina referência nacional de Inclusão. Por último, não

posso deixar de ressaltar o olhar também prioritário para a modernização da máquina pública, que inclui uma melhor qualificação do quadro dos servidores e adoção de ferramentas que facilitem o acesso do cidadão virtualmente ao balcão de serviços da Prefeitura, como IPTU, licenças, acompanhamento da tramitação de processos, marcação de consultas, requisição de exames e tantos outros.

P&N – Política se faz com parcerias, assim como a gestão. Nesse cenário polarizado que vivemos, como o senhor pretende levar essas parcerias à frente para continuar o desenvolvimento de Campina?

Bruno – Por uma questão de princípio, acredito plenamente na força das parcerias. Em termos de gestão pública, é sempre o caminho sábio, racional e que produz os melhores resultados. Estou muito esperançoso de que tenhamos, por exemplo, uma relação parceira com a Câmara de Vereadores. E essa relação nesse nível, naturalmente, implica no respeito à autonomia do Poder Legislativo, mas que sempre levará em conta a harmonia, num sentido produtivo em prol dos elevados interesses do Município. Nesse mesmo modelo, deixaremos sempre aberta a porta do diálogo com os segmentos representativos da sociedade. A própria definição da equipe de governo, em muitos casos, está levando em conta o aval de entidades respeitadas da cidade, ligadas ao respectivo setor e legitimamente credenciadas para opinar, sugerir.

P&N – Bruno, agora, deixando um pouco o lado gestor e pensando como cristão que você é, gostaria que deixasse uma mensagem para nossos leitores, em relação ao que podemos esperar neste ano que se inicia?

Bruno – Como um otimista por convicção assumido, minha mensagem não poderia ser outra que não seja a de esperança. Como cristão, mantenho sempre meu coração “lubrificado” de esperança, de otimismo, de fé em Deus, sobretudo. Desde o momento em que acordo até o instante em que vou repousar, procuro alimentar minha fé em um Deus que nos fortalece, nos orienta, nos ensina e nos conduz, desde que permitamos - porque Ele respeita o nosso livre arbítrio - para o caminho do bem e da justiça. Gosto bastante dos versículos bíblicos 17 e 18, do capítulo 3 do Livro de Habacuque: Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. Esta mensagem, para mim, sintetiza a nossa fé, confiança e relação direta com Deus.

Tenho a honra de suceder um prefeito que entra para a história de Campina Grande como um dos maiores gestores da cidade.”

This article is from: