3 minute read

Baraúna

Next Article
Serra Grande

Serra Grande

Localizada na Mesorregião Borborema e Microrregião Seridó Oriental Paraibano com uma distância de 165km da capital. A cidade tem, segundo o IBGE de 2017, 4.925habitantes distribuídos numa área territorial de 50,582 km². Limita-se Picuí, Cuité, Sossêgo e Pedra Lavrada. Na economia as atividades do setor primário dominam com 50% a 75%, na agricultura os principais produtos são a mandioca, o feijão, o algodão e o sisal. A pecuária apresenta modesta criação de bovinos, caprinos e ovinos. Um Ponto turístico importante é A ‘Pedra da Escada’ que fica na comunidade do Mendes, Zona Rural do município. O local é de fácil acesso, distante cerca de 10 km da cidade de Baraúna. A vista é deslumbrante, além da bela paisagem que se encontra ao redor, é possível fazer a observação da mata nativa e animais típicos do Bioma Caatinga, único no mundo.

Em sua história a região de Baraúna foi ocupada em 1890 por famílias de criadores de gado e agricultores. As famílias pioneiras foram os Barbosa e os Rodrigues, vindos de Brejo de Areia, e os Galdino, vindos de Soledade, na Paraíba. Neste mesmo ano, chegou ao local Francisco Soares da Silva (Chico italiano).

Advertisement

Em torno de 1929 uma grande epidemia de varíola devastou os moradores do local, como cumprimento de uma promessa pelo fim da epidemia, foi construído uma capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro, que se tornou padroeira do local. Posteriormente a capela foi ampliada e em 16 de fevereiro de 1958, foi celebrada a missa de inauguração. Em 2003 ela foi demolida e construiu-se a atual igreja.

O distrito foi criado com a denominação de Baraúnas, pela lei estadual nº 2646, de 20 de dezembro de 1961, subordinado ao município de Picuí. A emancipação política ocorreu pela lei estadual nº 5899, de 29 de abril de 1994, separando-a de Picuí. Com a criação, o local passou a chamar-se Baraúna. O nome geográfico “Baraúna” provém do nome Lagoa das Baraúnas, existente em um local onde

havia muitas baraúnas, árvores típicas da caatinga.

PREFEITO DE BARAUNA Manasses Gomes Dantas

15

Manasses Dantas é casado, natural de Picuí e tem 50 anos onde seu nascimento foi no dia 30 de dezembro. Reeleito pelo Partido Socialista Brasileiro na coligação O Trabalho não pode Parar com 53,64% dos votos válidos.

Nesses quatro anos de gestão, a educação, sempre foi destaque na qualidade de ensino atingindo os maiores índices de IDEB da região. Melhorias nas escolas da rede municipal com diversas reformas concluídas, instalação de climatizadores em todas as salas de aulas e melhorias na infraestrutura. Além disso, está sendo feito uma nova estrutura para a parte administrativa da EMEF Felipe Rodrigues de Lima, com a verticalização da Escola. A escola de música é um projeto pioneiro na região, a única escola pública de música da região, Baraúna sempre foi um celeiro de grandes talentos com isso, a prefeitura decidiu investir na formação de mais novos talentos.

Foram investimentos em todas as áreas da cidade e uma prova disso, foram os investimentos realizados na segurança pública municipal, com a instalação de câmeras de segurança nos prédios públicos e a instalação de 5 super câmeras distribuídas em vários pontos estratégicos da cidade ajudando a polícia na proteção e segurança de nossa cidade. Pavimentação foi uma das bandeiras do meu mandato, durantes esses quase 4 anos foram feitos muitos investimentos em calçamentos uns com recursos próprios e outros através de emendas parlamentares a exemplo da rua Conego José de Barros onde foram feito mais de 800 m² fruto de emeda parlamentar e mais de 115m em rede de esgoto sanitário.

A gestão do matuto trabalhador ajudou o homem do campo de janeiro a janeiro, nesse primeiro mandato, criou o programa “Amigo do Agricultor” que distribuiu diversas horas de cortes de terra para os agricultores e incentivou estocagem de ração animal com a silagem.

O investimento na saúde vai muito além apenas da zona urbana, também foi investido na zona rural, por exemplo a construção da unidade básica do Sítio dos Mendes, que estamos só aguardando os tramites legais para ser inaugurado para que ele possa atender toda a população daquela região. Para os próximos quatro anos da gestão Manasses; continuará trabalhando com muito amor e dedicação como nos quatro anos que passou onde intensificará na saúde o consorcio de saúde implantando novas especialidades para a população. Pavimentação e esgotamento sanitário continuará sendo sua prioridade além do homem do campo. Mas a princípio, intensificará o cuidado na prevenção da covid-19 onde garantirá meios de prevenir como também dar total assistência a quem necessitar.

This article is from: