3 minute read

São José de Piranhas

Localizada no extremo Oeste da Paraíba, na Microrregião de Cajazeiras, tem uma população de 20 053 conforme o IBGE 2018, numa área territorial de 697,9 km². Limita-se com as cidades de: Cajazeiras, Nazarezinho e Cachoeira dos Indios; Monte Horebe, Serra Grande e São José de Caiana; Carrapateira e Aguiar; com Barro no Estado do Ceará. Distante da Capital a 492km tem uma economia baseada na agricultura que constitui a principal atividade econômica da comunidade, seguida pelo comércio e a pecuária. Data da Emancipação Política: 24 de setembro de 1885. Supõe-se que o território tenha sido constituído pelas antigas sesmarias pertencentes à casa da Torre e a fazendeiros de Piancó que ali se estabeleceram, por volta do século XVIII. , pois em 1764, quando houve o registro da Sesmaria requerida, consta uma descrição referente à demarcação de terras. Iniciadas as construções de casas residências formou-se a povoação, denominada São José de Piranhas, às margens do rio de mesma denominação. Distrito criado com a denominação de São José de Piranhas de 10-11-1840, subordinado ao município de Cajazeiras. Elevado à categoria de vila com a denominação de São José de Piranhas, em 24-09-1885, desmembrado de Cajazeiras. Sede na antiga povoação de São José de Piranhas. Constituído do distrito sede. Instalada em 10-11-1890.

Advertisement

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de São José de Piranhas, passou a denominar-se Jatobá. Sob o mesmo decreto desmembra do município de Jatobá o distrito de Bonito de Santa Fé. Elevado à categoria de município com a denominação de Bonito. E, ainda pelo mesmo decreto é criado o distrito de Carrapateira com terras desmembradas dos municípios de Piancó e Itaporanga e anexado ao município de Jatobá. Pela lei estadual nº 2612, de 11-12-1961, desmembra do município de São José de Piranhas o distrito de Carrapateira. Elevado à categoria de município.

Eventos turísticos: Carnaval fora de época (Micaranhas); Festa de Emancipação Política e Festa do Padroeiro São José.

PREFEITO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS Chico Mendes Campos

Chico Mendes nasceu no Sítio Poço Vermelho, no município de São José de Piranhas. no dia 13 de junho de 1967 é casado com Nildalania Braz onde dessa união nasceu Diogo Mendes. Com 53 anos, ele é casado com Maria Nildalania Braz de Souza, conhecida por Nil, e pai Diogo Mendes.

Começou a trabalhar cedo, como feirante, ainda na adolescência. Empresário do ramo de confecções, ele é formado em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e ingressou na política na década de 1990.

Foi vereador de São José de Piranhas por três mandatos e quatro vezes presidente da Câmara Municipal. Numa das suas eleições chegou a ter 16% dos votos válidos da cidade, sendo o vereador mais votado do Brasil, proporcionalmente.

A sua forma deferente de fazer política o elegeu prefeito em 2016 e apartir desse ano a cidade de São José de Piranhas viu toda a cidade ser transformada

Foram tantas obras e benefícios que os piranhenses já tinha a certeza que estava numa época de crescimento, de mudança. Unidades de saúde sendo reformada, equipada com novos equipamentos e novos profissionais; ampliação, recuperação e climatização de diversas escolas municipais além da valorização de professores e alunos, com capacitações, distribuição de kits escolares, fardamento, merenda de qualidade, frota de ônibus toda recuperada e adquirida novos; reforma, aquisição de novos equipamento e funcionamento do hospital municipal funcionando 24 horas; ; passagem olhadas sendo feitas, recuperação de todas as cidades vicinais na zona rural; adutora da Boa vista; reconstrução do Estádio Municipal; asfalto; e o maior programa de calçamento da história da Paraíbaa acontece em São Jose de Piranhas.

Trabalho, planejamento e sobre tudo otimização de processos e boa aplicação dos recursos públicos fez Chico Mendes ser reeleito prefeito ao lado do seu vice- prefeito Sandoval Viera Lins- Bal, com 73,77% dos votos.

Com uma maioria de 6.737 votos mostra a aprovação do modelo de gestão de Chico que além de ter uma mão acolhedora e um coração imenso, tem um pulso forte no modelo de gerir os recursos públicos garantido assim que São José de Piranhas terá mais quatro anos de muitas realizações. No novo projeto de continuidade de Chico Mendes, onde já está em andamento, obras entorno de R$35 milhões onde na força do trabalho que transforma escreverá na história a elevação de uma cidade que o trabalho é feito com muito amor e dedicação. São investimentos e ações em todas as áreas do governo, resgatando assim: a esperança, a confiança, a motivação e sobre tudo a alto-estima do piranhense.

This article is from: