
3 minute read
São João do Cariri
Localizada na região na mesorregião da Borborema, microrregião do Cariri Oriental, tem uma população de 4 337 hab. Numa área territorial de 702 km². Limita-se com as cidades de: Serra Branca, Gurjão, Parari, Santo André, Cabaceiras, São Domingos do Cariri, Barra de São Miguel, Caraúbas e Coxixola. Com uma distância de 216 km da capital, tem uma economia baseada na agricultura, pecuária e comércio.
História do município: A região territorial de São João do Cariri já chegou a atingir mais de 1/3 do atual Estado da Paraíba, pois, além do sertão e do Cariri, pertencia-lhe Campina Grande e as suas atuais microrregiões do Agreste da Borborema. O território do município era habitado por nativos Cariri até meados do século XVII, quando luso-brasileiros do litoral chegaram e se juntaram aos Cariris e formaram uma aldeia, a qual deram o nome de Travessia.
Advertisement

Em 1669 com a doação de uma sesmaria por Alferes José Alves Martins, teve origem o sítio São João. Em 1750 foi criada a freguesia de Nossa Senhora dos Milagres, com sede em um templo construído pelos Jesuítas. Em 1776 foi elevada à categoria de Julgado. Em 1798 foi elevada à categoria de Vila, sob a denominação de Vila de São Pedro no dia 5 de maio de 1803, cujo foi oficialmente instalada a Vila Real de São João do Cariri. Em 1854 foi elevada à categoria de Comarca. Data da emancipação política: 15 de novembro de 1831
PREFEITO DE SÃO JOÃO DO CARIRI José Helder T. de Queiroz
Helder Trajano nasceu em Campina Grande em 24 de dezembro de 1991. Filho de Neves Trajano a quem tem como exemplo de amor e dedicação, começou sua vida política se elegendo vereador onde com resultado do seu trabalho foi Presidente da Câmara.
A vitória é o fruto de um trabalho, onde Deus abençoa e o povo reconhece, com Helder, o resultado não foi diferente: menino, jovem, honesto, trabalhador, humilde, tímido, mas que desde criança aprendeu os valores e princípios de um homem temente a Deus, o levou a ser o vice- prefeito de São José dos Ramos ao lado de Cosme Gonsalves que em meados de Março de 2019 se licenciou para tratamento de saúde e com isso, entrega o destino nas mãos do seu vice Helder Trajano aquém tinha muito carinho e tinha segurança na sua capacidade de governar os destinos dos sanjoseenses assumindo como prefeito interino.
Fez uma gestão voltada para as pessoas e suas necessidades e dessa forma buscou ao lado dos secretários e todos que o apoiavam administrar com total zê-lo e dedicação a coisa pública. Em Um ano e oito meses Helder Trajano reformou a praça ao lado da prefeitura com um letreiro turístico; revitalizou a rua 15 de novembro com piso intertravado em seus canteiros e iluminação de LED, entregou a central de velórios; construiu o ginásio Poliesportivo; recuperou as estradas com mais de 1500 cacambas de cascalho; iluminação de LED nas principais ruas, na Br 412, e no campo de futebol; construção de um parque infantil, tanto na cidade, como no distrito da Malhada da Roça; recuperação de todas as escolas na zona rural e na zona urbana; investiu em calçamentos; comprou 06 veículos novos, sendo duas ambulâncias; alorização e investimento no CAPS; adquiriu instrumentos para a Banda Fanfarra Mirim; muito foi feito em pouco tempo o que levou a gestão de Helder ter 91% de aprovação da população. Dessa forma garantiu o passaporte para ser reeleito a prefeito com 72,69% dos votos. Foram 2.587 votos no total que Helder Trajano ao lado do seu vice Chico de Eulina receberam a missão de continuar a trabalhar pelo povo de São Jose dos Ramos.
Pavimentação na cidade e no distrito; Construção do Complexo Esportivo; Construção de uma creche Modelo; revitalização da praça na rua João Pessoa são algumas das ações que serão desenvolvidas nessa nova gestão de 2021/2024.
Helder garante que se nesses meses que foi prefeito, ele buscou crescer sua cidade e seu povo, imagine agora que sabe que eles acreditam no trabalho e no resultado de suas ações. Dessa forma ele se compromete a trabalhar pelo povo sãojoãooense ao lado de todos que querem uma cidade desenvolvida e um povo feliz, sem distinção.
