
4 minute read
São Mamede

A história de São Mamede começa em 28 de janeiro de 1762 através de um requerimento de Manoel Tavares Baia, onde lhe foi concedida a Sesmaria, porém a fundação da povoação se deu em 5 de abril de 1903, por iniciativa de Manoel Augusto de Araújo e Manoel Faustino da Costa, fazendeiros da região. No mesmo dia, foi realizada a primeira missa e a primeira feira da povoação que acabava de surgir.
Advertisement
A primeira capela foi construída por José Paulo Souto, tendo sido consagrada a nossa senhora da conceição. Frei Martinho, no entanto, foi um dos grandes responsáveis pelo progresso do povoado. Por volta de 1919, demoliu a pequena capela e em seu lugar construiu a igreja sendo até hoje conservada pela comunidade. Após isso, São Mamede se desenvolveu e passou em 1938 a categoria de vila, seguido da sua autonomia de Santa Luzia dada em 02 de dezembro de 1953, porém sua instalação e emancipação só foi finalizada em 01 de maio de 1954. São Mamede também ficou conhecido pelas missões católicas que sempre tinham a sua frente Frei Damião, considerado um “santo” pelos nordestinos. A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição e realizada no período de 28 de novembro a 08 de dezembro de cada ano. Hoje, São Mamede conta com 7.702 habitantes espalhados em seus 530,7 km² de área territorial e tem como patrimônio cultural destacado os festejos juninos, pois todos os anos o mês de junho e aguardado com muita ansiedade por todos aqueles que gostam de resgatar a tradição e ao mesmo tempo se diverte ao som do forró pé de serra e de todas as tendências atuais que este ritmo embala o nosso município durante o mês junino.

PREFEITO DE SÃO MAMEDE Dr. Umberto
Umberto Jefferson de Morais Lima (Democratas) é nascido de 22 de setembro, com 35 anos, é casado e natural da cidade de São Mamede. Com graduação em medicina, especialização em Anestesiologista e em busca de sua segunda residência, Dr. Umberto ingressou na política sendo candidato a prefeito de São Mamede nas eleições de 2012, ficando na segunda colocação. Nas eleições de 2016, candidato único, conquistando o percentual de 100% dos votos válidos. Sua segunda eleição para Prefeito Constitucional de São Mamede foi conquistada junto ao seu Vice Francisco de Chagas, onde obteve a quantidade de 3.425 votos, o que equivale a 61,73% dos votos válidos da cidade.
Em sua primeira gestão, o Prefeito Umberto chegou mostrando que veio para levar São Mamede para o futuro. Na área da educação, o Prefeito inaugurou diversas reformas e ampliações necessárias para melhorar a qualidade de ensino prestado, como a Escola Municipal Professora Fildani Souto Gouveia que recebeu nova biblioteca, diversas salas comuns e uma sala de informática, a Escola Municipal Rodolpiano Nóbrega que recebeu uma quadra poliesportiva, a Escola Municipal Lúcia de Fátima que recebeu salas novas e biblioteca.
Para sua nova gestão, Umberto pretende criar uma política de reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, através do 14º salário), implantar o sistema de Creche integral e climatizar 100% dos grupos escolares. O Prefeito ainda pretende ampliar as bolsas de estudo para universitários e técnicos, além de adquirir um ônibus para transportar universitários, cursos técnicos profissionalizantes, desportistas, terceira idade, profissionais autônomos e etc. Umberto pretende concluir e colocar em funcionamento a creche modelo, além de outras ações importantes para a área.


Na saúde, Umberto fez demais ao reformar e realizar a manutenção de diversas Unidades Básicas de Saúde, além de praticamente zerar os exames e pequenas cirurgias necessárias da população, como catarata e cumpriu todos os cronogramas de vacinação. O Prefeito também implantou o turno noturno em três Unidades de Saúde, e adquiriu equipamentos para todos de acordo com sua necessidade. Na zona rural, precisamente na UBS Rita Tavares, Umberto construiu um auditório para levar as campanhas de conscientização e prevenção. Nesta área o Prefeito ainda pretende nos próximos quatro anos, como reformar e ampliar o hospital, e as unidades básicas de saúde com auditórios. Umberto quer também construir a sede própria da policlínica, a base do SAMU, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e o CDI (Centro de Diagnóstico Integrado), além de implantar o CER (Centro Especializado em Reabilitação), a unidade móvel de atendimento médico e a unidade móvel de atendimento odontológico. Ainda antes de terminar sua gestão o prefeito pretende construir e implantar uma nova UBS, Adquirir uma UTI móvel e construir um local para tratamento e proteção aos animais de rua. Pensando no bem estar da população, o prefeito criou em sua primeira gestão diversos equipamentos a serem utilizados como a Praça Maria do Socorro Sousa de Medeiros, a Praça Afonso Augusto de Araújo, o Estádio O Oliveirão, a Casa de acolhimento para pessoas idosas João Izidoro e a Quadra Sintética de Pau D’arco, além de adquirir e entregar 21 veículos para todas as secretarias. Para esta gestão que se inicia agora, Umberto ainda pretende construir o anel viário, uma central de velório municipal, Praças Infantis em todos os bairros, o centro social urbano, a garagem municipal, um conjunto habitacional popular, o museu municipal, o centro de apoio ao turista em picotes, além de ampliar o cemitério Senhor do Bonfim e reformar o Mercado Público. “Serão mais quatro anos de trabalho intensivo, estratégico e voltado para o desenvolvimento desta cidade que tanto admiro e cuido. Espero que ao final possamos todos olhar com orgulho para a São Mamede nova que já está por aí”, finalizou Dr. Umberto.