
4 minute read
Juru
Localizada na região geográfica imediata de Princesa Isabel, com uma população de 9.868 pessoas conforme IBGE/2010, numa área territorial de 403,276 km². Limita-se com as cidades de Olho d’Água; Tavares; Água Branca; Solidão no estado de Pernambuco. Distante da Capital a 398 km onde tem como ponto turístico a Igreja de Santa Terezinha do menino Jesus, Igreja de São Sebastião, Laje Grande. Emancipação Políticas 24 de dezembro de 1961. A origem de Juru se dá em meados de 1926 no sítio Roça Grande, pertencente a D. Maria Ferreira. Eram organizadas corridas de cavalo na região que atraiam um grande número de pessoas dos lugares mais distantes e, para aproveitar este movimento, em 1929 começou-se uma feira livre próximo dali, que passou a ser semanal devido a seu sucesso. Foi então tomando forma o povoado, com cada vez mais pessoas e prédios residenciais.

Advertisement

Entre 1936 e 1937, no município de Princesa surge o distrito de Barra, que no ano seguinte passa a se chamar Ibiapina. Em 31 de dezembro de 1943 o distrito de Ibiapina passa a se chamar Juru – palavra do Tupi-Guarani que significa aves multicores – e assim permanece até 10 de setembro de 1959, quando é anexado ao município de Tavares. O distrito de Juru é elevado à categoria de município no dia 24 de dezembro de 1961, se emancipando politicamente.
Solange Maria Félix Barbosa

PREFEITA DE JURU
Solange de Cipriano, como é conhecida, nasceu em Juru em 15 de setembro de 1969. Filha do agricultor Jose Belarmino da Silva e Dona Luzia Felix, aquém devota todos os princípios e amor ao próximo que foi ensinado por ambos.
Casada com Cipriano Ramos Barbosa a 34 anos e mãe de Daniela, Denise e Isaac. Sempre viveu no sertão presenciando a luta do dia a dia da população, e com isso sentiu a necessidade, de dividir com próximo o pouco que tinha, daí, surgiu a oportunidade de entrar na vida política, com o intuito de representar o povo, e buscar melhorias em prol daqueles que precisavam. De início a tarefa foi difícil pois, ainda havia resistência de mulheres representantes na política.
Mesmo assim, no ano de 2000, a população a elegeu vereadora e desde então, vem trabalhando pelo povo juruense, buscando melhorias para o município e ajudando a população mais carente. Como resultado do seu trabalho, foi destaque ao ponto de ser a pessoa certa para disputar as eleições de 2020 para prefeito com o apoio de Luiz Galvão, prefeito que por dois mandatos comandou a administração de Juru. O trabalho feito por Luiz Galvão é destaque, não só em Juru, mas, em toda região. Luiz que a frente do município, com a sua humildade, com a sua capacidade de trabalho, conseguiu mudar a realidade do município de Juru. Trouxe obras e investimentos importantes que fizeram da cidade, uma cidade bem melhor. Quadra poliesportiva, calçamento de ruas, o asfaltamento das avenidas principais, investimentos na saúde, na educação, perfuração de poços artesianos, atendimento ao homem do campo, e muito mais.
Na gestão de Luiz Galvão, a cidade se transformou em um canteiro de obras, além de benefícios para o povo em todas as secretarias fortalecendo assim a campanha de continuidade com Solange prefeita e Jesus vice.
E venceu a continuidade, assim, Solange foi eleita pelo CIDADANIA na coligação UNIÃO E TRABALHO SEGUE EM FRENTE com 57,81% dos votos. Foram 3.429 votos no total.
Dentro do seu Plano de Governo, para os quatro anos de administração a gestão de Solange fará frente ao desenvolvimento e vai garantir a continuidade do desenvolvimento elencamos algumas na sequência:
Para Saúde, manter e fortalecer a casa de apoio em Campina Grande e implantar em Patos; adquirir uma ambulância para Dalmópolis e outra para Cachoeira dos Costas; elaborar projetos de saneamento básico; aquisição de equipamentos e materiais permanentes, para o hospital, e outras unidades de saúde; buscar a implantação do Samu no município; Já na educação, revisão do Plano de Carreira dos professores; garantir o transporte seguro e eficiente para os alunos da zona rural; implantação da biblioteca digital; implantar curso preparatório para o Enem e vestibular; construção de quadras esportivas em tela nas escolas Cachoeira dos Costas, Catolé, e Rajada e abrir para a comunidade.
Na agricultura, manutenção das estradas vicinais; construção de passagem molhada; trator agrícolas a disposição em tempos chuvosos; perfuração de poços artesianos; disponibilizar trator para arado de terras; criação do Festival da Agricultura; implantação de abastecimento de agua para o sítio Catolé, implantação de bancos de semente para o pequeno produtor.
E para a infraestrutura, mais ruas serão pavimentadas na cidade e na zona rural; construção de um matadouro; aquisição de um trator de esteira; iluminação de Led; reforma e modernização das praças públicas; “Hoje estou me comprometendo a um grande e novo desafio no qual tenho pedido a direção de Deus para trabalhar, dia após dia, com garra e determinação. Como uma mulher guerreira que vai sempre buscar melhorias para as famílias juruenses” que me elegeu, e cuidar de todos” Solange.
