
3 minute read
Bernardino Batista
Localizada na Mesorregião do Sertão Paraibano e na Microrregião de Cajazeiras com uma área territorial de 50,628 km², Bernardino Batista é 534 km distante da Capital. Com uma população de 3.312 conforme IBGE/2014, limita-se com as cidades de: Triunfo, Santarém, Poço Dantas e Umarí no Ceárá, com uma economia baseada na agricultura, pecuária e o comércio constituem as principais atividades econômicas da comunidade. Data da emancipação política: 29 de abril de 1994
Por volta do ano de 1815, chegou à essa região um Padre por nome de José Dantas Rothéa com a missão de Evangelizar, trouxe consigo alguns estudantes seminaristas e também escravos que serviam. Atraído pelo clima, construiu uma casa e fixou residência, dominando por muitos anos uma grande extensão de terra serrana dando origem assim ao nome de SERRA DO PADRE.
Advertisement
Em 1928 chegou a Serra do Padre o Sr. Bernardino José Batista, que ao casar-se com Maria da Glória da Conceição, filha de Cel. Manoel Egídio dos Santos, fixa residência aqui, tornando-se o primeiro político de cargo eletivo ao se eleger vereador pelo município de São João do Rio do Peixe-PB, homenageado mais tarde com o nome do distrito de “Bernardino Batista”.
O Distrito de Bernardino Batista foi instalado em janeiro de 1997, tendo como primeiro Prefeito Constitucional o Sr. Assis Gomes dos Santos, natural do sítio Baixo dos Galdinos, deste mesmo município, filho de Sra. Vicência Emília de Jesus e do Sr. Manoel Gomes dos Santos (in memorian), estado civil solteiro. Um jovem bem-sucedido em sua vida profissional, com 32 anos de idade assume a administração de sua cidade natal com ideias bem estruturadas e comprometidas com os anseios do seu povo.
Antônio Aldo Andrade de Sousa PREFEITO DE BERNARDINO BATISTA
Vereador do município durante 16 anos, sendo o Presidente da Câmara por 05 mandatos, teve todas as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Reflexo da seriedade, do compromisso e do respeito com que conduz suas administrações, e o zê-lo com o trato ao patrimônio público.
Assim é Aldo Andrade que nasceu em Bernardino Batista em 12 de dezembro de 1982 e filho de Antônio Cazuza, sua maior fonte de inspiração, que ensinou a servir ao próximo, a ser responsável nos seus compromissos, o valor da honestidade e os princípios da ética.
Casado, cristão e pai de Alice e Artur tem uma vida voltada a família como bem maior. Contador como profissão, nunca deixou de fazer política pois como ele mesmo fala: “A política é a arte de fazer o bem, de servir as pessoas e aos interesses coletivos. Por isso deve ser feita com responsabilidade e compromisso, respeitando as pessoas e também o erário público”.
O legado que Aldo Andrade construiu foi o da hombridade, do respeito e da honestidade para com as pessoas. E dessa forma, com a arte de fazer Política, levou a ser o candidato perfeito para disputar as eleições 2020. E apoiado pelo prefeito, Gervásio Gomes, que realizou oito anos de uma administração pautada em todos os princípios que Aldo preconiza. E que transformou a cidade de Bernardo Batista em um polo de desenvolvimento no sertão paraibano.
Assim Aldo Andrade é eleito prefeito em Bernardino Batista-PB pelo CIDADANIA na coligação BERNARDINO BATISTA EM BOAS MÃOS com 53,14% sendo 1.388 votos no total.
Agora Aldo ao Lado do seu vice Matheus Gomes e o apoio de Gervásio continuará a fazer o bem ao lado do povo; ser presente; discutir projetos; participar ativamente da vida do povo bernardinense. Em seu Plano de Governo destacamos alguns que serão desenvolvidos nesses 04 anos:
Contratação de médicos especializados; implantar o Programa Idoso Saudável; construção de um Centro Cultural; criação e instalação do Museu da Serra como também realizar a feira do artesão; construir de creche municipal no distrito Antônio Paulo; construção de quadra cobertas nas escolas que ainda não possuem e abri-las para o uso da comunidade; apoio com máquinas agrícolas aos pequenos e médios produtores; fomentar créditos para os pequenos agricultores; construção de um Centro de Formação para servidores e a comunidade; pavimentação asfáltica das principais ruas do centro da cidade; pavimentação de novas ruas; construção de passagens Molhadas; implementar e ampliar os Programas: Jovem Aprendiz, Estuda Mais Batistenses, Ver melhor, plantando Sorrisos que existe no município; E ampliar toda a frota de veículos municipais.

