3 minute read

Manaíra

Next Article
Serra Grande

Serra Grande

Advertisement

Localizada na região imediata de Princesa Isabel e intermediária de Patos, com uma população de 11.094hab. conforme o IBGE/2016, numa área territorial de 352,570 km².Limita-se as cidades de Curral Velho e Pedra Branca; São José de Princesa; estado de Pernambuco Serra Talhada e Santa Cruz da Baixa Verde; e Santana de Mangueira. Com uma distância de 449km da Capital tem como eventos a Festa de emancipação do município de Manaíra. Data de emancipação política: 21 de dezembro de 1961. Conta a História que por volta de 1840 o casal Manoel Pereira da Silva e Dona Antônia eram os proprietários da fazenda Alagoa Nova que daria origem ao povoado. Em 1870 foi construída a primeira capela em terras doadas pelas irmãs Catarina e Balbina Ferreira Rabelo Aranha e a partir de 1877 o comércio passa a ganhar força. Em 1943 o povoado ganha nome de “ Manaíra’’( do Tupi “ Mel Cheiroso ou Abelha Cheirosa “) referência a uma índia que habitava a região e acabou sendo assassinada pelo próprio pai por conta de uma paixão proibida. Em 1961 Manaíra se emancipa do município Princesa Isabel.

Manoel Virgulino Simão PREFEITO DE MANAÍRA

Nascido em Manaíra em 08 de setembro de 1975, com 45 anos de idade, Dr. Messias Simão, como é carinhosamente chamado por todos, levou a sua profissão de médico para fazer o bem a quem precisa.

Nessa luta de levar saúde aquém necessitava, instigou aos amigos incentivarem a entrar na vida pública, o que muitas vezes relutou. Diante de tanta dificuldade em conseguir melhorar a qualidade de vida do povo de Manaíra começou a buscar trazer outros benefícios o que levou ao do projeto, “Manaíra do Futuro mobilizou a população para definir demandas prioritárias e suas respectivas soluções, por meio de planejamento estratégico, de maneira a estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável com inclusão social”.

Assim foi o que faltava para se fazer protagonista nas eleições de 2020. Dr. Messias Simão foi eleito prefeito em Manaíra-PB pelo PSDB na coligação MANAÍRA PODE MAIS com 52,88% sendo 3.659 votos no total.

Agora Dr. Messias Simão ao lado de Ramayara Pereira que além de ser a vice prefeita, representa a juventude e a força da mulher onde implantará politicas publicas voltada para a sua representação. Um Plano de Governo foi elaborado e aqui colocaremos três que serão destaques:

Na educação, construir uma creche de tempo integral; novo ônibus para os universitários; implantar bibliotecas interativas, laboratórios de Informática e Ateliê de artes; construir uma biblioteca municipal com computadores com acesso à internet; educação continuada e treinamento para os professores; ensino Integral em 50% da rede municipal; creche em tempo integral em 100% do município; concluir o Ginásio da Escola Cicero Rabêlo Nogueira; climatização das escolas. Já na saúde, implantar casa de apoio para os pacientes e familiares em João Pessoa; manter o Centro de Saúde em funcionamento 24h, com estrutura para observação clínica e internações; ampliar as ações de saúde na área rural com construção de Postos âncoras nas comunidades: Salgada, Areias e Olho d’água; aquisição de aparelhos diagnósticos como: aparelho de Raio X digital e eletroencefalograma; ampliar especialidades medicas para atendimento: cardiologia, ginecologia e pediatria. Para infraestrutura, asfaltar as principais da cidade; ampliar e modernizar a rede de esgoto; construir o prédio para instalar as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura; calçamento dos bairros Caixa D’água, Angicos; construir duas UBS e o prédio do Caps.

Todas essas propostas e as outras que não foram citadas aqui foram construídas através de planejamento para o município, através do Projeto Manaíra do Futuro, que foi desenvolvido entre a comunidade e lideranças políticas de todos os partidos. “Temos que vencer desafios, superar barreiras, encontrar o caminho certo do desenvolvimento geral do município, e isso só pode acontecer com a união de todos os manairenses comprometidos com o futuro do município, através da participação popular, que é indispensável”, acrescentou.

This article is from: