
3 minute read
Pedra Branca

A história de Pedra Branca começa no século XVIII quando ela pertencia ao município de Itaporanga e era conhecida como Sítio Pedra de Fumo, porque naquela época os viajantes se encontravam numa pedra que existia um pé de fumo. O povoado Pedra de Fumo surgiu graças a Adauto Oliveira e Silva, que buscando realizar o sonho de Solidônio Leite (foi um advogado, filólogo e intelectual brasileiro), idealizou a construção de uma capela, sendo sugerido por Laura de Sousa Oliveira a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira, a capela foi construída no terreno doado Joaquim Oliveira da Silva, por esta razão, Adauto Oliveira e Joaquim Oliveira são tidos como uns dos principais fundadores do povoado.
Advertisement
Após o desenvolvimento foi sendo feito no povoado, por volta de 1860, Raimundo Epaminondas de Sousa instalou um engenho de cana que possibilitou que inúmeras pessoas fossem empregadas, e nos arredores construíram suas casas. E o povoado continuou a crescer, foi fundada uma Escola Eliminar Rural Mist em 1938, a primeira a funcionar no sítio Pedra do Fumo.
Foi somente em 1953 foi edificada a igreja que hoje serve como Matriz, ainda com a padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com o crescimento do povoado, em 19 de dezembro de 1959, o povoado foi elevado a distrito, através do projeto do Deputado Estadual Balduíno Minervino de Carvalho, e posteriormente pela visita do Frei Damião de Bozzano, foi solicitado por ele a mudança do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca, a proposta foi aceita por unanimidade.
Em 30 de março de 1964 ocorreu a emancipação política, com a modificação do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca. Hoje, Pedra Branca possui 3.802 munícipes espalhados em seus 113,73km².
PREFEITO DE PEDRA BRANCA Mario Bastos
No último dia 15 de novembro, o vereador Mario Bastos foi eleito prefeito de Pedra Branca com uma votação expressiva de 2.032 votos, que lhe deram uma vitória com 63,54% do total de votos. Para alcançar esse resultado recorde nas urnas, Mario Bastos construiu a sua história política baseada em muito esforço, determinação e lealdade ao projeto político e administrativo liderado pelo atual prefeito Dr. Allan.
Josemário Bastos de Souza nasceu em 30 de janeiro, hoje com 51 anos, é filho natural de Pedra Branca, onde nasceu, cresceu, casou e constituiu família e na Coligação “O Trabalho Continua” junto ao seu vice José Alberto dá continuidade ao trabalho de Allan frente a cidade.
Para sua gestão, Mario Bastos tem metas que seguem o trabalho do atual prefeito, garantindo o desenvolvimento do município. Na área da saúde, o Prefeito pretende oferecer atendimento médico todos os dias, incluindo finais de semana, ampliar o Centro de Especialidades Médicas, inclusive aumentando o número de especialistas atendendo e implantar o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Mario também pretende consolidar e manter o funcionamento do SAMU, além de ampliar as unidades de PSF, incluindo a construção de uma UBS âncora na zona rural. Uma meta ousada de sua gestão, porém conquistável, deve ser criação do 1º Centro de Atendimento Multiprofissional Especializado em Saúde Mental da Paraíba, que se instalado com sucedido servirá de exemplo para as diversas instituições brasileiras. Em uma área de grande importância para o município, Mario Bastos pretende avançar ainda mais na Agricultura. É sua meta criar um Programa de Inseminação artificial animal, que vai melhorar a genética bovina dos rebanhos, aumentando a produção e qualidade da carne e do leite, além da revitalização e conclusão do Canal da Barragem Saco de Nova Olinda, com o objetivo de perenizar o Rio Gravatá, de forma oferecer água e incentivo a produção agrícola. Mario Bastos também tem como objetivo a construção de Ramal do 3º Eixo da Transposição do Rio São Francisco até a Barragem Saco de Nova Olinda e o Açude Riacho dos Cavalos. Na educação, é meta ampliar o funcionamento de escolas em tempo integral, construir um anfiteatro na Escola Laura de Sousa Oliveira e modernizar a estrutura do ensino municipal. É objetivo também continuar oferecendo fardamento, material escolar e merenda de qualidade, além de criar um 14º salário dos professores com programa de desempenho e parcerias com SENAC, SENAI e SENAR para capacitar os jovens. Essas são apenas algumas metas importantes do extenso e completo plano de governo que Pedra Branca pode esperar de Mario Bastos.

