
2 minute read
Bom Sucesso

Localização na Região de Catolé do Rocha e São Bento, Bom Sucesso tem uma distância da capital de 463km. De acordo o ultimo senso o município tem cerca de 4 975 hab. em uma área de 184,101km quadrados. Seu clima é semiárido e sua vegetação é Caatinga. Se limita geograficamente com os municípios de Brejo dos Santos, Jericó, Lagoa, Santa Cruz além do estado do Rio Grande do Norte. Quem nasce em Bom Sucesso é chamado de Bonsucessense.
Advertisement
As terras onde se localiza o município de Bom Sucesso pertenciam às fazendas Catolezinho, Santo Antônio e São Bento. O povoamento do município intensificou-se em 1875, a partir de um galpão instalado no sítio Bom Sucesso, onde realizava-se uma feira livre semanalmente, bem como as missas. Neste local, conta-se que Frei Damião teria celebrado uma missa, e que houve uma aparição de Nossa Senhora da Salete. Em 1941, foi construída a Igreja de São Jose. Os pioneiros locais foram o comerciante Cícero Ferreira da Silva, Balbina de Almeida Oliveira (Dona Nenen) que doou terras para o município, incluindo o terreno onde foi erguida a primeira capela do lugarejo, além de João Alves de Oliveira, Raimundo Gonçalves de Almeida, Abdon Alves de Lima, João Paes de Lima e Antônio Henrique Cardins. O distrito foi criado pela lei estadual nº 1953, de 17 de junho de 1959, subordinado ao município Soledade. A emancipação política ocorreu pela lei estadual nº 3049, de 12 de junho de 1963. A instalação do município deu-se em 2 de agosto de 1963.
Pedro Caetano Sobrinho PREFEITO DE BOM SUCESSO
Pedrinho Caetano, nasceu em Bom Sucesso em 17 de fevereiro de 1965. Com 55 anos se reelege a prefeito pelo DEM, com 84,94% dos votos válidos, um total de 3.074 votos e com isso a partir de hoje passa a comandar novamente os destinos dos Bom-sucessenses.
Nos anos de 2017/2020 Pedrinho realizou vários benefícios para o município e dentre eles podemos citar os da infraestrutura a gestão realizou diversas obras e destacamos a reforma dos cemitérios Públicos; Pavimentação de diversas ruas da cidade e do distrito Serrinha; reforma do canteiro central; abastecimento de agua das comunidades: Arapuá, Riacho da Soledade, Cachoeira, 7 Pecados, Limas, São Bento de Baixo e de Cima e Humaitá; reforma do açude público de Serrinha; saneamento básico no distrito de Serrinha e construção da fossa céptica. Na agricultura: intensificou o corte de terras; construção de barragens subterrâneas para os agricultores; desenvolveu de forma gratuita o contrato parceria e o contrato comodato; implantou no município junto como CRAS e PAA o programa de alimentos do governo; pagamento em dia do seguro Safra;
Já na saúde reformou e ampliou o Hospital e Maternidade; reformou e equipou os PSFs centro e do distrito de Serrinha; concluiu e equipou a nova sede do CAPS; investiu mais de 30% do FPM na saúde do município; aquisição de 04 novas ambulâncias; 01 Van para transportes de pacientes em tratamento fora do município; renovação da frota de transporte. Na educação reformou e ampliou as escolas municipais; implantou a escola em tempo integral no distrito de Serrinha; capacitação de professores; merenda de qualidade; Agora em 2021/2024 o gestor, por ser reeleito seguirá buscando cada vez mais melhorias para a qualidade de vida daqueles que fazem parte da terra que ele tanto ama.
