
5 minute read
São Bento


Advertisement
Em fins do século XIX, Antônio Vieira, conhecido também por ‘Catonho’, e sua família habitavam a região onde hoje está situado o Município. O certo é que ali foram construídas as primeiras habitações. Sua excelente localização, às margens do rio Piranhas, embora não fosse perene, atraiu muitos moradores que ali se fixaram explorando as terras com a agricultura e com criação. Em homenagem a São Sebastião, construíram a Igreja concluída em 1889, quando foi celebrada a primeira missa pelo Padre Emídio Cardoso. Ao redor da Igreja, e às margens do rio, formou-se o núcleo populacional. A partir daí começaram a surgir feiras, casas residenciais e comerciais, pequenas indústrias de redes de dormir, hoje tecnicamente mais aprimoradas, que deram o passo decisivo para o desenvolvimento do lugar. São Bento nasceu, cresceu e se desenvolveu sob o domínio de Brejo do Cruz até sua emancipação política em 29 de abril de 1959. Com uma população, conforme estimativas do IBGE de 2018, é de 33.796 habitantes, sendo a 15° cidade mais populosa da Paraíba. Sua área territorial é de 248 km². Atualmente, São Bento é conhecida atualmente como a ‘Capital Mundial das Redes’, pois exporta redes para todos os estados do Brasil bem como para a maioria dos países da América do Sul, África, Europa e Ásia, gerando uma grande movimentação econômica no comércio interno. É por essa razão, que o município de São Bento apresenta um bom índice de crescimento de modo a possuir uma das maiores densidades demográficas do sertão paraibano, e atrai turistas das mais variadas regiões, para as mais diversas festas, como a Festa de São Sebastião, Vaquejada, Motofest, Ecopedal, Festa de Emancipação Política, Arraiá Balançando a Rede, Festa de São Bernardo, a Expo Têxtil São Bento, a São Bento fest e encerra o ano com o Louva Jovem e o Aviva São Bento.
PREFEITO DE SÃO BENTO Jarques Lúcio da Silva II
Nascido em João Pessoa, sendo filho do saudoso médico São Bentense Dr. Jarques Lúcio da Silva, Jarques Lúcio da Silva II cresceu e viveu no sertão da Paraíba, inicialmente em São Bento e Catolé do Rocha, seguindo, por motivos de estudos, para Campina Grande e João Pessoa. Sempre esteve presente no município de São Bento, onde recebeu com muito carinho e amor o Título de Cidadão São-bentense, este proposto pelo vereador Josué Junior. É casado há mais de 10 anos com Juliane e pai de duas filhas (Alice e Ana).
Formou-se em 2005 no curso de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e seguiu carreira ao ser Médico Residente de Cirurgia Geral do Hospital Heliópolis e Médico Residente em Urologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Em sua história de 15 anos como médico, atuou, estagiou ou estudou em diversas áreas em renomados Centros Médicos do país e do mundo, como no Hospital Israelita Albert Einstein, no Department of Urology at Denver Health Medical Center, além da Cliníca Ana Rosa, do Hospital Itacolomy e Hospital São Bernardo, do Hospital Bosque da Saúde, Hospital Municipal de Diadema, no Pronto Socorro Municipal Maria Antonieta, e diversos outros, a maior parte em São Paulo.
Com mais de 100 trabalhos e artigos publicados no Brasil e no exterior, sendo dois com premiações, capítulos de livros escritos em urologia no Brasil e no exterior, Jarques atua no Hospital Santa Isabel, no Hospital Universitário Lauro Wanderley e no Hospital De Câncer Napoleão Laureano, além do Hospital Unimed, todos localizados na cidade de João Pessoa-PB.
Na sua primeira gestão, entre os anos de 2017 e 2020, Jarques entrou com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, por isso abdicou do seu próprio salário de prefeito, dando prova de que seu principal foco não é o político, mas sim, as pessoas. O ciclo de mudanças, começou com a construção de uma nova São Bento cuja população viu duas novas escolas serem construídas e outras dezessete unidades educacionais serem reformadas, ampliadas e climatizadas. A Escola Maria Dulce dos Santos, reconstruída pela gestão; a primeira de tempo integral no município.
Jarques afirmou aos eleitores são-bentenses que, de modo inegável, o município vive um novo tempo a partir de sua gestão dedicada. Segundo Jarques, em sua administração foi realizado o maior programa de pavimentação da história do município, que aplicou novos calçamentos e, através da operação “Tapa Buracos”, ainda recuperou 27 m² de pavimentação em cerca de 50 ruas. Praças foram entregues e reformadas auxiliando no lazer e na qualidade de vida da população local, além da entrega de novas casas populares, de qualidade, ao longo de seu mandato. Por fim, Jarques Lucio, afirmou que antes de sua gestão, a maior obra de segurança hídrica do município de São Bento era apenas um vazio, mas, agora, o Açude Acauã é realidade e além de auxiliar na diminuição da escassez de água para o agricultor e produtor, ele também contribui com a alimentação dos moradores com o povoamento do Açude Acauã com diversos alevinos. Reeleito pelo Cidadania para a gestão 2021/2024, a sua gestão encara o setor da Saúde como prioridade, tanto que a nova unidade do Samu segue proporcionando atendimento ágil e rápido aos moradores sãobentenses. Dessa forma será marca dessa nova gestão o Centro Cardiológico equipado com equipamentos de alta qualidade e uma equipe médica qualificada para atender de forma humanizada aos pacientes com doenças cardiovasculares. Na conectividade será mais uma marca onde irá implementar pontos públicos de acesso à internet em praças e espaços de convivência na cidade. O compromisso de seguir trabalhando em benefício dos bairros e comunidades rurais no seu próximo mandato, para tanto, implantará o projeto “Caravana Social” para levar serviços socioassistenciais para bairros e comunidades rurais. Conclusão da Policlinica, obra de 1.200,00 m2 (mil e duzentos metros quadrados) de área construída, com consultórios estruturados para especialidades em ginecologia, psicologia, mamografia, ortopedia, fisioterapia, laboratório, auditório, um anexo especial para fisioterapia, sala de rádio x e um redário.
