4 minute read

São João do Rio do Peixe

O início da história de São João do Rio do Peixe data o começo do século XVII quando Luís Quaresma Dourado da Paraíba e a casa da Torre da Bahia adquiriram várias sesmarias na ribeira do rio do Peixe. Em 1691, o capitão Mor Antônio José da Cunha, da Capitania de Pernambuco, conseguindo a amizade dos índios Icós – Pequenos pertencentes à nação Cariri que se estabeleceu ás margens do Rio do Peixe, com uma fazenda de criação de gado. Na segunda metade do século XVIII fixa residência na região à família Dantas, e em 1765 instala-se na Fazenda São João o capitão-mor João Dantas Rothéa. Já no século XIX, entre 1855 e 1863, foi construída a igreja, que marca um novo ciclo de desenvolvimento em São João do Rio do Peixe, que passou a ser distrito subordinado ao município de Sousa.

Em 08 de outubro 1881, o distrito é elevado à vila com a denominação de São João do Rio do Peixe, tendo sua Emancipação Política de Sousa. Outros dois momentos importantes no desenvolvimento de São João do Rio do Peixe são a construção da estrada de ferro e a ciclo do Cangaço. A estrada unia o município ao estado do Ceará, fazendo com que a cidade ganhasse notoriedade no cenário nacional. Já o ciclo do Cangaço impulsionou o crescimento urbano da cidade, dado que, por medo do movimento comandado por Lampião muitas pessoas abandonam as casas no interior e migram para os locais mais povoados.

Advertisement

Entre as atrações turísticas do município está a Serra da Arara – 8.2 km do centro da cidade e a Estação Brejo das Freiras que fica 10 km do centro da cidade. O município hoje tem 18.006 habitantes espalhados nos seus 474km² de área territorial, e tem como a agropecuária como principal atividade de ordem econômica da comunidade.

PREFEITO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE Luiz Claudino

No último dia 15 de novembro, o vereador Luiz Claudino foi eleito prefeito de São João do Rio do Peixe com a maior votação já alcançada no município e com a maior diferença já registrada sobre um concorrente direto. Ele obteve 7.260 votos, que lhe deram uma vitória com 69,65% do total de votos. Para alcançar esse resultado recorde nas urnas, Luiz Claudino construiu a sua história política baseada em muito esforço, determinação e lealdade ao projeto político e administrativo liderado pelo atual prefeito Aírton Pires.

Luiz Claudino de Carvalho Florêncio, hoje com 45 anos, é filho natural de São João do Rio do Peixe. Passou parte de sua adolescência e juventude em Campina Grande, onde estudou e se formou em Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba. Após retornar à sua terra natal, Luiz Claudino resolveu colocar os seus conhecimentos e a energia da sua juventude à serviço do seu município.

O seu primeiro desafio na política foi no ano de 2004, quando decidiu se lançar candidato a vereador por São João do Rio do Peixe junto ao projeto encabeçado pelo empresário Aírton Pires, também estreante em eleições como candidato a prefeito. Na sua primeira tentativa, Luiz Claudino ficou na primeira suplência e chegou a assumir por alguns meses durante àquela legislatura. Já mais experiente e conhecido no município, Luiz obteve a sua primeira vitória como vereador no ano de 2008, repetindo o mesmo feito nas eleições seguintes de 2012 e 2016, sempre com votações expressivas e crescentes.

Além dos doze anos como vereador, tendo sido presidente da Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino também acumulou experiência como líder da exitosa gestão do prefeito Aírton Pires. Foi justamente este seu dinamismo e cooperação com o mais bem avaliado gestor sãojoanense que o projetou para representar o atual projeto político administrativo implantado no município e que o levou a receber este reconhecimento histórico por parte da população. Para sua gestão, Luiz Claudino tem metas que seguem o trabalho do atual prefeito, garantindo o desenvolvimento do município. Na área da saúde, entre os planos do Prefeito está a ampliação dos atendimentos no Hospital Municipal Capitão João Dantas Rothéia, com ênfase para implantação de bloco cirúrgico para realização pequenas e médias cirurgias, além de um projeto de criação de uma ala de maternidade no Hospital Municipal Capitão João Dantas Rothéia, com a realização de partos naturais e cesarianas. Luiz também pretende junto ao Governo do Estado, realizar a pactuação do Hospital Municipal Capitão João Dantas Rothéia, e construir a sede própria da Secretaria Municipal de Saúde com estrutura para possibilitar a centralização das coordenações dos diversos programas executados pela pasta.

Na área de maior importância para o município, Luiz Claudino pretende avançar ainda mais na Agricultura. É sua meta continuar assegurando corte de terras e buscar adquirir novas máquinas e implementos agrícolas para auxiliar e incentivar a agricultura familiar, além de implementar programa de distribuição de sementes selecionadas para a agricultura familiar com vistas a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. A gestão de Luiz também irá promover orientação e assistência técnica especializada para impulsionar a produção e a renda de produtores e criadores e garantir parcerias por meio de programas de aquisição de alimentos direto do produtor local, além de outras ações. Na educação, é meta implantar um moderno centro para formação continuada de professores e planejamento das políticas educacionais, e realizar inserções de novas práticas de ensino com foco na melhoria do aprendizado e elevação do IDEB. Está em seu plano de governo a construção de uma moderna escola padrão para o ensino fundamental II, a continuação do programa de ampliação e melhoria de todas as escolas da rede municipal e a consolidação do ensino integral em toda a rede escolar. “Será possível ver os avanços em todas as esferas do município”, garantiu Luiz Claudino.