Revista A Posse 2021 - Capa Campina Grande

Page 46

Nazarezinho A história de Nazarezinho teve início na Fazenda Picos pertencente à Francisco Lins de Albuquerque. O mesmo nasceu em Pernambuco, porém, foi atraído pela presença de um parente, Luiz Gomes de Albuquerque, que era sesmeiro das terras conhecidas na época como Lagoa de São Francisco. O local passou a se chamar Nazareth do Pico, isso porque, o povoado se concentrou nas proximidades do Serrote do Pico, as margens direitas do Rio Piranhas. Posteriormente, para atender as necessidades do povoado, Joaquim José Gonçalves Braga doou um terreno para a construção da Capela que teve como Padroeiro São Sebastião. Com o desenvolvimento do povoado, ele foi elevado a categoria de distrito de

46

Souza em 1943. Um missionário católico mudou a denominação para Vila de Nazaré e hoje Nazarezinho. Sua emancipação política foi dada em 22 de dezembro de 1961, desmembrando de Souza. Hoje, Nazarezinho de acordo com a previsão do IBGE 2020 tem 7.286 habitantes espalhados em seus 191,4km² de área territorial, e tem como eventos turísticos a Festa de Emancipação Política e Festa de Padroeiro, além dos festejos juninos. A atração turística natural do município seria Serrote do Pico, mas a cidade também tem um patrimônio arquitetônico através da Casa de Chico Pereira na fazenda Jacu e Igreja Matriz.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista A Posse 2021 - Capa Campina Grande by Políticas e Negócios Patos - Issuu