Revista Brava Gente

Page 12

BRAVA GENTE

Lampião conhece Massilon Leite

12

Com o sucesso da empreitada criminosa, Massilon Leite foi se encontrar com o então coronel Isaías Arruda em Aurora/CE, a 240 km de Apodi. Lá, dividiram o saque. O bandido estava eufórico e fazia grandes planos, um deles era entrar para o cangaço. Na penúltima semana de maio, Virgulino armou acampamento na Serra do Coxá-Diamante, em Aurora/CE. Tinha fracassado na missão de saquear a Paraíba. Coube a José Cardoso, primo de Isaías, a tarefa de levar e apresentar Massilon a Lampião. Contou sobre seu assalto e pediu que fosse incorporado ao bando. O cangaceiro desconfiou, mas, como tinha perdido alguns homens nos confrontos recentes, aceitou a parceria.

Foto: Arquivo histórico

Chico Pinto era o intendente de Apodi em 1927

Apodi estava mascarado. Mas isso não impediu que alguns fossem identificados como antigos residentes do lugar.

Foto: Arquivo histórico

Segundo Sérgio Dantas, não aconteceram outras mortes na cidade graças à intervenção do padre Benedito Basílio Alves. De crucifixo na mão, rogou por misericórdia. Devotos, os cangaceiros atenderam. Sem o retorno de Luiz Leite, o bando foi embora por volta do meio-dia, deixando a cidade arrasada. No caminho, invadiram e saquearam as propriedades de Antônio Manoel de Sousa, Joaquim Pereira e João Francisco de Oliveira De acordo com a edição de 15 de maio de 1927, além dos 5 contos levados de Chico Pinto, os bandidos levaram ainda 1 conto de Luiz Sulpino e 20 contos de Bevenuto Hollanda. João Paizinho, Antônio de Souza, Lucas Pinto, João Pinto, Elpídio Câmara e João de Deus também foram assaltados em quantias inferiores a 1 conto de réis. Um fato interessante, segundo Geraldo Maia, é que, embora não fosse comum aos cangaceiros, parte dos bandidos que atacaram

Massilon Leite foi o comandante do ataque a Apodi


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Brava Gente by Jornal de Fato - Issuu