
2 minute read
Lampião foi convencido a atacar Mossoró
Foto: Arquivo histórico
Cinegrafista do documentário Chapéu Estrelado durante tomada na casa onde foi tramada a invasão de Lampião a Mossoró – Fazenda Ipueira – Aurora/CE
Advertisement
O coronel Isaías Arruda usou o assalto de Massilon a Apodi para convencer Lampião a invadir Mossoró, embora, desde o começo, o cangaceiro desconfiasse que a ideia não era vantajosa.
Gozando de bastante prestígio, o chefe político de Missão Velha – a 50 km de Aurora - tinha ganho o apoio do próprio governo cearense para derrotar, como quisesse, seus adversários. A sua fama de valente era reforçada pelo envolvimento com o cangaço. Atraía para suas fazendas tanto bandidos como homens da lei.
Lampião recuava dizendo não conhecer o Rio Grande do Norte, onde não tinha nem coiteiros, nem inimigos. Mas a pressão de Arruda e a promessa de riqueza em Mossoró encheu os olhos do cangaceiro. Finalmente se decidiu. “Vou, na primeira oportunidade, mas coronel tem que arranjar bastante munição”, narra Sérgio Dantas.
Arruda organizou a empreitada. Discutiu com Lampião o itinerário e apoio logístico para o retorno ao Ceará e arregimentou a munição prometida. Virgulino, por sua vez, conseguiu mais homens, agregando ao seu os grupos de Sabino, Jararaca e João Vinte e Dois, somando cerca de 70 capangas. Massilon daria a direção dos trechos principais.
Foto: Arquivo histórico
O coronel Isaías Arruda foi incentivador da entrada de Lampião a Mossoró
Lampião entra no RN em 10 de maio de 1927
No dia 10 de maio de 1927, Lampião passava em terras do município de Luís Gomes, no alto Oeste Potiguar, sem nenhuma dificuldade. Não tinha rastros de volantes, mesmo na Paraíba, onde havia saqueado o povoado Canto do Feijão, hoje município de Santa Helena, fazendo grande estardalhaço e provocando mortes.
O agricultor José Leite cuidava dos afazeres da fazenda Baixio, quando foi surpreendido pelo tropel dos cavalos. Sequer reconheceu os filhos no meio do bando. Massilon e Manoel Leite, o Pinga Fogo, tomaram a bênção.
Surpreso ao ver Manoel na tropa, o velho reclamou, mas depois lavou as mãos. Só pediu para não invadirem a fazenda do coronel Joaquim Moreira, que era seu patrão e padrinho de Massilon, mas ficou sem resposta.
Um pouco afastado, Lampião avistava a região serrana do Rio Grande do Norte. Decidiu com Massilon seguir para Mossoró margeando a serra de Martins, mesmo sendo mais longe. Para guiá-los, prenderam o vaqueiro Francisco Galdino.