
1 minute read
Mossoró recebe o primeiro aviso
fixou o resgate: “Esteja preso por dez contos de réis”. Na casa de Manoel Valentim, Gurgel viu seus dois irmãos, José e Fausto Gurgel que foram sequestrados por 1 e 5 contos de réis, respectivamente.
Educado, tentou ponderar com Lampião sobre o preço do resgate. Pediu para ir até a cidade levantar o dinheiro, mas Sabino tomou a frente: “A sua prisão custa agora quinze contos de réis se ainda ‘fala’! Mande um dos seus irmãos a Mossoró. Você fica preso!”, disse.
Advertisement
Com a ordem, o homem cancelou a tentativa de negociação. Sugeriu que o irmão Fausto fosse até Mossoró com Gatinho buscar o dinheiro do resgate. Mandou com ele um bilhete endereçado ao genro Jaime Guedes, gerente do Banco do Brasil, contando o ocorrido e pedindo ajuda.
O BILhEtE DE ANtôNIO gURgEL
Jaime Estou preso pelo Sr. Virgulino, o qual exige quinze contos, preciso, porém que você mande vinte e um contos para salvar-me e a meus irmãos. O portador é Fausto, a quem você despachará com urgência. Deus nos proteja.
Antônio Gurgel
Foto: Arquivo público/Toke de História Foto: Arquivo Histórico

Na primeira foto, Antônio Gurgel, um neto e sua esposa. Na segunda foto, Francisco Agripino de Castro, o Gatinho, dirigia para Antônio Gurgel
Alguns quilômetros à frente, Fausto e Gatinho avistaram os comerciantes Alfredo Dias e Porcino Costa, velhos conhecidos. Receosos com os cangaceiros, iriam se refugiar em Mossoró. Desconfiaram do horário da carona e fizeram pressão pela verdade. Fausto não teve como esconder por muito tempo.
Passando pelo povoado de São Sebastião, hoje Governador Dix-Sept Rosado, Alfredo Dias pediu que parasse o carro. Contrariando os pedidos do amigo para manter silêncio sobre o caso, foi até a estação férrea e pediu o funcionário para avisar a Mossoró que Lampião estava próximo.
O telefonista João Câmara realizou a tarefa após algumas tentativas. Dias ainda convenceu o funcionário Aristides de Freitas a não fechar o lugar. Por volta das oito e meia da noite, Jaime Guedes finalmente recebia o bilhete de Antônio Gurgel na presença do intendente Rodolfo Fernandes.

