Jornal De Fato

Page 1


OPINIÃO

VERA LÚCIA DE OLIVEIRA

>> Farejador de águas, farejador de vida

Principal 2

>> Economistas contra Trump e a esquerda

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn NESTA EDIÇÃO: 48 PÁGINAS OPINIÃO P2

>> Estão de olho gordo na "galinha dos ovos de ouro"

5

NEY LOPES DE SOUZA CÉSAR SANTOS MARCOS SANTOS

>> Quartas da Libertadores têm domínio de brasileiros e argentinos, e um ‘intruso’

Jornal de Fato

Esgotamento precário em cerca de 200 mil residências no RN

>> Pesqui sa mostra que despejo inadequado de esgoto caiu para 15,9% no estado, mas ainda está acima da média nacional. O percentual de domicílios nessa condição era de 26,6% em 2023, acima da média nacional que era de 14,4%, segundo o IBGE.

Proporção de pessoas que moram sozinhas cresce 52% em 12 anos POPULAÇÃO IDOSA

7

SÃO FRANCISCO

Águas do Velho Chico renovam sonhos e esperanças no sertão do RN

A passagem da água pela estação de captação do município de Jardim de Piranhas, na região Seridó, emociona agricultores e moradores do sertão potiguar.

Principal 6

ECONOMIA

Convenção do Comércio em Mossoró terá mais de 40 palestras

Jornalista Giuliana Morrone e o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Giba são algumas das atrações do evento que acontecerá no início de setembro.

5

Principal 3

ESPORTE

Técnico do Baraúnas fala sobre amistosos, preparação e rivais na Segundona

Eugênio Gomes esteve na cidade para alinhar o planejamento; meia Histone é o novo contratado do Baraúnas para o campeonato de acesso à primeira divisão.

Mossoró 1
Principal
Mossoró 8
Principal
Mossoró 8

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

FAREJADOR DE ÁGUAS, FAREJADOR DE VIDA

VERA LÚCIA DE OLIVEIRA

Escritora, membro da Academia de Letras do Brasil. (Brasília-DF) veraluciaoliveira@hotmail.com

“Ô rio: posso ir junto?”

Foi com intuição de farejador de águas que Minino farejou a Coluna Prestes. O movimento das águas, o movimento dos revoltosos: o que não pode parar, o que precisa ir para frente. Essa é a metáfora inicial do romance Farejador de águas (São Paulo: Instante, 2023), de Maria José Silveira.

A autora goiana traz, nesse livro excelente, a saga da Coluna Prestes que, a partir de 1924, percorreu trinta e seis mil quilômetros, atravessando dez estados brasileiros – de sul a norte, de leste a oeste –, numa determinação indômita. Inacreditável que em dois anos e meio aquele exército de miseráveis, marchando dez horas por dia, tenha suportado todo tipo de adversidades: fome, frio, sede, calor; aguentaram doenças, ferimentos graves, falta de remédios; foram recebidos a bala na maioria dos lugares aonde chegaram – cidades, vilarejos, fazendas –, levando a bandeira da revolução comunista. Foram demonizados pela imprensa chapa-branca e perseguidos impiedosamente pelas tropas do governo de Arthur Bernardes.

Por que o tenente Luís Carlos Prestes iniciou essa marcha partindo do Rio Grande do Sul com mil e quinhentos homens e a levou aos quatro cantos do País? Embora baseada em acontecimentos históricos, a resposta da autora é literária, ficcional. Seu belo romance mostra a crença profunda do gaúcho na necessidade de mudanças estruturais, na luta contra as diferenças abismais entre ricos e pobres, contra o atraso vergonhoso num país de tantas riquezas naturais como o Brasil, com 80% da população analfabeta. Era a Grande Marcha pela igualdade social, contra o paludismo, a malária, a sarna e a disenteria, a ignorância, a desinformação e a mais revoltante miséria

em um país de desdentados. Nessa marcha, o comando era rigoroso com a tropa, com punições severas para os excessos cometidos, que houve. E houve também nascimentos e mortes, porque a vida não para. As noites eram passadas na beira dos “fogões”, onde comiam, cantavam e dançavam.

Conheceram a vastidão do Cerrado sem limites, que os assombrava, mas ficaram também

surpresos com as cores da paisagem goiana. Mangueiras exuberantes e pequizeiros em flor, buritis junto às nascentes, chapadões juncados de flores amarelas, brancas, azuis, vermelhas e até roxas. Acampavam em locais de muita sombra e água fresca, chupavam manga. Se admiravam com a quantidade de nascentes que brotavam naquela terra. Iam buscar lenha e gravetos para fogueiras noturnas. E acordavam na entreluz da madrugada, passarada em volta: rolinha, bem-te-vi, tempera-viola, periquito, sabiá, maritaca, quero-quero. Mais distante, um pica-pau picava o tronco de uma árvore. A elegância do passo da seriema. E as araras revoando em bando. Um tamanduá dava à vista sua cara angular, olhinhos atordoados, só para arreliar. (pp 16, 17).

Depois do Cerrado, a Caatinga do Nordeste. Nova paisagem, muitos espinhos, rios secos, chão ultrajado, mas a mesma miséria humana. E mais uma vez a Coluna enfrentou luta de morte contra os governistas, que tinham “a bênção do Padim Ciço”. (p. 49). Minino, depois Zé Minino, seria um Zé-Ninguém não fosse o encontro decisivo com Maria Branca, chamada depois Anja (seu Anjo da Guarda) e com a Coluna, a qual os dois persona-

Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com

gens protagonistas seguiram com muita raça e entusiasmo, vivendo “o amor forjado na luta” e as maiores aventuras e perigos. E o menino farejador tornou-se os olhos e os ouvidos da marcha. À medida que a Coluna se tornava uma lenda na imaginação popular, a imprensa fazia o seu papel: espalhar o terror entre a população. Era também a guerra de informações.

Até que um dia a Coluna se dissipou. Não foi vencida, porém; recuou taticamente por falta de reforços, como disse o tenente Siqueira Campos, leitor de Dante.

Outras lutas aguardavam Zé Minino e Maria Branca. Chegoulhes a notícia do surgimento da comunidade de Santa Dica, que se tornaria também lendária. Viveu em Goiás e deu muito trabalho ao governo por suas ideias de igualdade social; era a versão feminina de Antônio Conselheiro, como foi chamada, pois estaria criando uma nova Canudos. Santa Dica queria pôr fim à exploração dos poderosos sobre a gente humilde, abolindo impostos e distribuindo terras. Mas, diferentemente do povo andejo da Coluna, o povo de Santa Dica era sossegado e rezador. Se a Coluna era um rio, a comunidade da Santa era um lago sereno com sua igrejinha e seu silêncio. Se Prestes e os tenentes ouviam a voz da razão, a Santa ouvia a voz dos anjos, seus guardiões. Se Prestes era o “Cavaleiro da Esperança”, Dica foi a Santa da Esperança dos po-

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

bres de Goiás, sentada no seu “trono” de rainha dos necessitados nas terras de sua fazenda Mozondó. Mas foram, ambos, igualmente difamados, perseguidos e atacados impiedosamente pelas forças governamentais.

E a saga de Zé Minino continua... Inquieto como o gigante Bernardo Sayão, não demorou que conhecesse esse engenheiro desbravador de estradas. Engajou-se, assim, na Marcha para o Oeste e, entusiasmado como na época da Coluna, Zé Minino, o farejador que ajudava os vizinhos a encontrar água e saudava os rios e as nascentes, farejou mais uma vez um grande movimento, uma estrada-rio sendo aberta no coração do Brasil. Estrada-artéria que faria pulsar o sangue do país em direção ao progresso.

E a vida seguia bruta naquelas lonjuras, como um rio de cachoeiras e muitas armadilhas. Com remanso também: Zé Minino e Anja criaram raízes, constituíram família e faziam o trabalho da roça. Viviam como as árvores do cerrado, crescendo para dentro da terra. Só viam sentido em viver para a própria família. Uma vida interior, no interior do país, em Goiás, onde nasceram os filhos, criados com respeito e liberdade para seguir o próprio destino.

E não faltou muito para que atendesse a outro chamado: seguiu para a construção da Nova Capital, Brasília, construída a toque de caixa pelo sorridente e feliz presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Zé Minino trabalhou duro, cobriu-se de terra vermelha, viu a cidade despontar no meio do nada e lá deixou sua marca. Foi também um candango Zé Minino sempre farejava movimento. E, mais uma vez, a revolução o chamava. Agora, a Revolta de Trombas e Formoso, liderada por Zé Porfírio, que se tornaria lendário na luta pela distribuição de terras e assentamen-

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos www.defa to.com E-MAIL : re da cao@defa to.com TWITTER : @jornaldefato_rn REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160

(084) 99836-5320 (Mossoró)

to de trabalhadores. Revolta que seria rechaçada pelo governo militar, que ocupava o poder desde o Golpe de 1964. Assim como o pai farejava águas, o filho Umberto farejava conhecimento na Universidade de Brasília, que ajudara a construir. Se o pai tinha sabedoria intuitiva, instintiva como a da anta – animal que sempre encontra água –, o filho tinha agora o saber da ciência; eram duas nascentes que se encontravam: a poética do pai e a científica do filho, em respeito ao Cerrado, o grande gerador e distribuidor de águas para o nosso imenso país. Como um Narciso diferente, Zé Minino via-se no rio, integrado à sua imagem, ele e o rio unidos visceralmente. O rio era ele, ele era o rio, daí sua tristeza ao vê-lo mudado pelas perdas das “nascentes engolidas pelo pisoteio do gado”. Ia para abeira do rio e reparava nas águas. Estavam diferentes. Diminuídas. Raquíticas. A alegre corrida de antes e a confiança de chegar a seu destino, quase desaparecidas. O rio já não lhe dizia, brincalhão e provocador, vem, vem! Passava aflito, como se envergonhado ou como quem não quer se distrair pelo caminho. (p. 215).

E a terra do Planalto Central vai-se tornando cada vez mais plana com o desmatamento vendo surgir nova paisagem com os campos de soja, a perder de vista, no lugar que um dia fora de árvores centenárias e milenares. Zé Minino, que viu a tristeza das águas envenenadas de morte, sai, em uma jornada (mítica), à procura da nascente do seu rio, à procura talvez de si mesmo, como se quisesse ouvir os primeiros rumores de sua ancestralidade, dos sons da água do ventre materno...

Nessa história comovente, cheia de riqueza e regionalismos, Maria José Silveira, autora do excelente O fantasma de Luis Buñuel (2004) e de tantos outros livros premiados, faz sua marcha para o oeste resgatando episódios da história na Região CentroOeste do Brasil, que tão bem conhece. E nos dá esse livro com muitas vozes e sotaques “na língua errada do povo/ língua certa do povo”, como disse Manuel Bandeira.

: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685

País discute limites da ‘pejotização’ do trabalhador

AutonomiA ou frAude? / No lugar da tradicional admissão com carteira de trabalho, os brasileiros vêm sendo cada vez mais contratados como pessoas jurídicas

Das recentes transformações do mercado de trabalho brasileiro, uma das mais visíveis é a crescente “pejotização”. No lugar da tradicional admissão com carteira de trabalho assinada, os trabalhadores vêm sendo cada vez mais contratados como pessoas jurídicas — o termo “pejotização” vem da sigla PJ. Nessa situação, não existe vínculo empregatício porque se trata de um acordo comercial entre duas empresas — a empresa contratante e a pequena empresa aberta pelo trabalhador para oferecer seus serviços. Essa relação não precisa contemplar os direitos trabalhistas determinados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os trabalhadores autônomos com CNPJ duplicaram nos últimos anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passando de 3,3% da força de trabalho brasileira em 2012 para 6,5% em 2024 — este último índice equivale a 7 milhões de pessoas.

Segundo juízes trabalhistas, procuradores e auditores-fiscais do Trabalho, essa metamorfose do mercado é preocupante e precisa ser revertida porque grande parte das pejotizações é fraudulenta. Muitos dos trabalhadores “pejotizados” são empresas apenas na letra do contrato. Na prática, atuam como empregados diretos e, portanto, deveriam ter a carteira assinada.

Para os empresários, por outro lado, a pejotização deve continuar por ser uma forma de trabalho que é complementar, está adaptada aos dias atuais e não busca substituir o emprego tradicional.

Um dos motivos que levam os empregadores a substituir a mão de obra celetista (sob amparo da CLT) pela “pejotizada” é a diminuição de gastos. Contratando pessoas jurídicas, eles pagam menos tributos

ao Estado e não precisam conceder nenhum direito trabalhista. Assinar a carteira, por sua vez, é mais oneroso, já que inclui uma série de garantias e proteções ao trabalhador.

O auditor-fiscal Leonardo Decuzzi, diretor de Assuntos Parlamentares do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), afirma que as

inspeções do Ministério do Trabalho têm constatado um número crescente de pejotizações irregulares em todo o país. Um estudo do Ministério do Trabalho divulgado em junho mostra que, de todas as pejotizações fraudulentas detectadas pelos auditores-fiscais do Trabalho entre 2022 e 2024, cerca de 56% envolveram trabalhadores com

remuneração mensal de no máximo R$ 2 mil. O mesmo levantamento aponta que a pejotização é mais frequente entre pessoas que atuam, por exemplo, como vendedores do comércio, garçons, operadores de centros de distribuição de mercadorias, secretárias de escritório, trabalhadores da construção civil e atendentes de telemarketing.

Reforma trabalhista impulsiona modelo de trabalho

Esse modelo de trabalho foi impulsionado pela reforma trabalhista de 2017, que liberou a terceirização de todas as atividades das empresas. A pejotização é um subtipo de terceirização. Antes, apenas as atividades-meio podiam ser executadas por firmas terceirizadas, como limpeza, manutenção e vigilância. A partir de então, também puderam ser terceirizadas as atividadesfim, que são aquelas ligadas diretamente ao produto ou ao serviço principal da empresa.

O juiz trabalhista Marco Aurélio Marsiglia Treviso, vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), explica: “A terceirização tradicional implica relações triangulares, isto é, uma empresa contrata outra empresa,

terceirizada, que, por sua vez, emprega os trabalhadores celetistas que atuarão na primeira. O que se verificou, porém, foi que muitas relações passaram a ser bilaterais, com a empresa contratando diretamente os trabalhadores sob a roupagem de pessoas jurídicas. Quando isso ocorre, a Justiça do Trabalho reconhece que se trata de fraude.”

De acordo com ele, o direito trabalhista não rechaça automaticamente o enquadramento de trabalhadores como pessoas jurídicas. Treviso observa que existem casos em que a pejotização é perfeitamente legítima: “Se o indivíduo que atua como PJ para outra empresa tem autonomia para definir suas condições de trabalho, seus horários e o preço do seu serviço e delegar a exe-

Ney Lopes

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

Economistas contra Trump e a esquerda

No debate social e econômico há um aspecto que gera concordância: a impossibilidade de união das opiniões dos economistas nos Estados Unidos. O “Economist” publicou análise nesse sentido. Os economistas americanos têm tido muitas divergências. O século XVIII viu os clássicos disputarem com os mercantilistas. Em meados do século XX, os keynesianos se opuseram aos monetaristas. Décadas mais recentes colocaram os defensores dos mercados eficientes contra os behavioristas (comportamentos), ou seja, aqueles que explicam aspectos da personalidade humana, de acordo com a educação, a criação e os exemplos. Às vezes, as disputas permanecem enclausuradas. Porém, regra geral chegam à esfera pública, em discussões sobre salários mínimos, inflação e regras de política monetária. George Bernard Shaw brincou que, se todos os economistas fossem colocados lado a lado, ainda assim não chegariam a uma conclusão. Winston Churchill sugeriu que, se você quisesse duas opiniões sobre um assunto, deveria colocar dois economistas em uma sala. A era Trump, no entanto, inaugurou novos tempos, com cada nova diretriz econômica da Casa Branca, despertando a ira coletiva desses profissionais.

Em quase todas as questões sobre política comercial os economistas defendem o livre comércio. Poucos concordam com a afirmação de que “impostos de importação mais altos... para incentivar os produtores a produzir [nos Estados Unidos]... seriam uma boa ideia” como defende Trump. O receituário de Trump é também recusado pela maioria: politizar a política monetária é uma loucura; fundos soberanos e reservas estratégicas de criptomoedas servem para pouca coisa; proibições à imigração de pessoas altamente qualificadas minariam a liderança americana em pesquisa e desenvolvimento, empurrariam empresas para o exterior, prejudicariam trabalhadores médios e fariam pouco para impulsionar o emprego.

Embora muitos economistas tenham uma antipatia instintiva pelo presidente, a grande maioria é contra políticas tradicionalmente de esquerda, como tetos de juros e controle de aluguéis, e em relação a políticas de direita, como cortes de impostos autofinanciados. O que se pode concluir é que a diversificação de opiniões ajuda na busca de soluções nacionais, que mesmo não sendo consensuais, resultam de observações e estudos.

Hoje na história

1904 – O pneu com correntes para automóveis é patenteado.

1942 – Segunda Guerra Mundial: início da Batalha de Stalingrado.

1944 – Segunda Guerra Mundial: o rei Miguel I da Romênia demite o governo pró-nazista do marechal Antonescu, que é preso. A Romênia muda de lado do Eixo para os Aliados.

1948 – O Conselho Mundial de Igrejas é formado por 147 igrejas de 44 países.

cução das tarefas a terceiros, por exemplo, não há nenhum problema.”

O problema surge quando o trabalhador pejotizado preenche os quatro requisitos do vínculo de emprego previstos pela CLT: pessoalidade, onerosidade, habitualidade e subordinação. Treviso explica: “Quando ele próprio precisa executar o serviço (sem poder delegá-lo), recebe um pagamento por isso, trabalha com regularidade (não eventualmente) e se submete às ordens do empregador, o vínculo empregatício está configurado e o trabalhador é um empregado. Não importa se o contrato diz que é um prestador de serviço. Ele, portanto, deveria ter a carteira de trabalho assinada.”

Continua

1966 – A Lunar Orbiter 1 tira a primeira fotografia da Terra vista da órbita ao redor da Lua.

1990 – A Armênia declara sua independência da União Soviética.

2002 – O Brasil é o 81° país a ratificar o Protocolo de Kyoto.

2006 – Natascha Kampusch, que havia sido sequestrada com dez anos de idade, escapa de seu sequestrador, Wolfgang Přiklopil, após oito anos de cativeiro.

Curtinhas

Filme

“Atentado ao Hotel Taj Mahal” – NETFLIX -Um grupo de terroristas chega à cidade disposto a promover ataque ao luxuoso hotel Taj Mahal, bastante conhecido pela quantidade de estrangeiros e artistas que nele se hospeda. Quando os ataques começam, o humilde funcionário Arjun (Dev Patel) tenta ajudar todos a se protegerem”.

Frase

“O dinheiro não tem ideias”.

Jean-Paul Sartre

O melhOr restaurante

O restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, possui duas estrelas Michelin. Além disso, foi eleito o melhor restaurante do Brasil e 28º do mundo pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants 2025.

mulheres têm razãO

As mulheres têm razão: falta homem no Brasil. Novos números do IBGE mostram que, no País, são 92 indivíduos do sexo masculino para cada 100 do feminino.

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

Paulo H. Carvalho - Agência Brasília
Garçons vêm sendo contratados como pessoas jurídicas

‘Pejotização' está nas mãos do Supremo Tribunal Federal

AutonomiA ou frAude? / Todos os processos que questionam a licitude desse tipo de contratação estão parados até o Plenário do STF tomar uma decisão

Acontinuidade ou não da pejotização com elementos de relação celetista está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril, o ministro Gilmar Mendes determinou que todos os processos que questionam a licitude desse tipo de contratação ficassem parados até o Plenário do STF tomar uma decisão que servirá de referência para todos esses casos. Ou seja, a decisão que for tomada, contrária ou favorável à legalidade da pejotização, precisará ser seguida por toda a Justiça brasileira.

O tema foi posto em pauta devido ao crescente número de recursos vindos da Justiça do Trabalho, o que tem sobrecarregado o STF. Em geral, nos processos movidos pelos trabalhadores pejotizados contra as empresas contratantes após o fim do contrato, os juízes trabalhistas reconhecem o vínculo empregatício quando entendem que a contratação como pessoa jurídica mascarou uma relação de emprego. As empresas condenadas, por sua vez, recor-

rem dessas decisões até chegar ao Supremo.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registra em suas estatísticas a explosão de processos. Em 2020, foram apresentados à Justiça do Trabalho 167 mil processos pedindo reconhecimento de vínculo empregatício. Em 2024, foram 443 mil. Neste ano, apenas no primeiro semestre, cerca de 234 mil ações com a mesma demanda foram ajuizadas.

O trabalhador costuma aderir à pejotização por diferentes razões. Uma delas é a seguinte: são feitos menos descontos em seu rendimento bruto. Enquanto o traba-

Mais de 4,8 milhões de celetistas passam a ser pessoas jurídicas

O recente estudo do Ministério do Trabalho revela que, no período entre 2022 e 2024, cerca de 4,8 milhões de trabalhadores que eram celetistas passaram a ser pessoas jurídicas. Não é possível, contudo, saber quantos continuaram atuando nas mesmas empresas. De acordo com os críticos da pejotização ilícita, esse modelo de trabalho traz uma série de malefícios para o país. Primeiro, o trabalho e a vida do trabalhador se tornam cada vez mais precários, já que a pessoa jurídica não tem direito a férias, 13º salário, descanso semanal remunerado e licença-maternidade, entre outros direitos básicos.

Além disso, as mulhe-

res podem ganhar menos que os homens na execução das mesmas funções, já que a igualdade salarial alcança apenas os trabalhadores contratados da forma tradicional. E as cotas que as empresas precisam oferecer na contratação de aprendizes e pessoas com deficiência não se aplicam aos trabalhadores pejotizados.

— É como se estivéssemos regredindo ao século 19, quando os trabalhadores eram explorados, não tinham nenhum direito social e protestavam pedindo as proteções mais elementares — compara Leonardo Decuzzi, do sindicato dos auditores-fiscais do Trabalho. —

Além disso, o Brasil es-

lhador celetista que ganha um salário mínimo mensal tem cerca de R$ 433 descontados no contracheque e destinados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, o pejotizado que se enquadra como microempreendedor individual (MEI) paga cerca de R$ 76 mensais ao INSS. Existem, ainda, outros tributos e descontos.

Outra razão para o trabalhador aderir à pejotização é a possibilidade de uma remuneração mais alta (do que a que receberia como celetista). Para o patrão, mesmo oferecendo um pagamento mais elevado para convencer o trabalhador a se “pejotizar”,

tá desrespeitando compromissos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para serem alcançados até 2030, que incluem a promoção do trabalho decente e a proteção dos direitos trabalhistas.

O economista Nelson Marconi, professor e coordenador do curso de administração pública da Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, afirma:

“No processo de precarização do trabalho, quem mais sofre são os trabalhadores de baixa de renda. Os pejotizados com mais qualificação normalmente conseguem se blindar, porque têm maior poder de barganha para negociar remunerações mais altas e podem fazer com mais facilidade uma poupança que compense a falta do 13º salário e do FGTS, por exemplo.”

esse tipo de contratação continua sendo mais econômico que aquela via CLT. No início, a situação pode parecer vantajosa. No médio e no longo prazo, porém, o trabalhador acaba sentindo no bolso a falta dos direitos trabalhistas — argumenta o procurador do MPT.

Além disso, o trabalhador pode se ver obrigado a se tornar pessoa jurídica porque determinada empresa deixa de admitir celetistas e passa a abrir vagas apenas para pejotizados. Sem muitas ofertas de emprego no mercado, o trabalhador aceita a exigência para não ficar desempregado.

CNI: “Pejotização não busca substituir o trabalho assalariado”

Em defesa da pejotização, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) argumenta que esse tipo de modelo de trabalho só deveria ser combatido quando os tributos incidentes sobre ele não fossem devidamente recolhidos e quando se demonstrasse que o trabalhador foi coagido a criar uma pessoa jurídica.

Alexandre Vitorino, diretor jurídico da CNI, afirma o seguinte: “É preciso que, dada a atual digitalização da sociedade, haja uma ampla oferta de diferentes tipos de contratação de mão de obra e não haja uma diretiva do dirigismo estatal, que parte da premissa de que o trabalho su -

bordinado é o único tipo de trabalho digno.”

Segundo ele, “a pejotização é um tipo complementar, e não busca substituir o trabalho assalariado. Países da União Europeia e da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] adotam esse modelo de trabalho sem que sejam tachadas de avessas aos direitos sociais ou inimigas do trabalho subordinado.”

De acordo com ele, é precipitado avaliar que a pejotização é negativa quando a reforma trabalhista, feita em 2017, ainda não completou dez anos:

“Julgamentos dessa

natureza são precipitados. É necessário deixar que o Brasil viva a experiência da terceirização e da pejotização por mais tempo para só então fazer comparações com a mão de obra subordinada.”

Vitorino entende que é por interesses corporativos que a Justiça do Trabalho se opõe ao trabalho pejotizado: — A Justiça do Trabalho só existe por causa da relação de emprego. Quando se criam alternativas de trabalho, ela passa a julgar menos matérias e perde uma boa dose da autoridade que tem. Trata-se, no fim das contas, de uma briga pela autoridade em relação às questões que envolvem a mão de obra no Brasil. O STF só resolveu agir depois que a Justiça do Trabalho passou a desobedecer às suas determinações.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que estuda os limites da "pejotização" do trabalho
Fellipe Sampaio - STF

Convenção do Comércio em Mossoró terá mais de 40 palestras

COMÉRCIO E SERVIÇOS / Giuliana Morrone e o ex-jogador de vôlei Giba são algumas das atrações do evento que acontecerá no início de setembro

MMossoró será palco do principal evento empresarial do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 6 de setembro, a 22ª edição da Convenção do Comércio e Serviços do RN. O evento é promovido pela Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte - FCDL RN e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró - CDL Mossoró.

Com o tema “Experiência do Cliente: Integração entre o Humano e o Mundo FÍGITAL”, a convenção reunirá conteúdo estratégico voltado para empreendedores, gestores e profissionais interessados em inovação e desenvolvimento de negócios, além de feira de negócios e muito networking.

No palco principal, referências nacionais e internacionais do varejo, tais como: Giuliana Morrone, jornalista e especialista em comunicação; Lucas Neves, diretor executivo da Usaflex; Marcos Rossi, referência nacional em superação. Tony Ventura, expert em tendências digitais; Giba, campeão olímpico e ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei; Fred Alecrim, um dos principais especialistas brasileiros em varejo, inovação e gestão de negócios; Bruno Félix, especialista em marketing, e Larissa Marques, fundadora da health tech Life Sprint e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Serão mais de 40 palestras, distribuídas em quatro palcos simultâneos, oferecendo uma ampla variedade de temas como atendimento ao cliente, inteligência artificial, digitalização do varejo, marketing, liderança e gestão empresarial.

O Sebrae RN, um dos principais parceiros da convenção, será responsável por três palcos, com mais de 20 apresentações durante o evento, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo no estado.

Nos palcos do Sebrae os participantes acompanharão o conteúdo por meio de fones de ouvido individuais, proporcionando uma experiência imersiva, personalizada e dinâmica. Com os palcos funcionando de forma paralela, o público poderá escolher os temas mais alinhados aos seus interesses e aos desafios do seu negócio.

S H ow

Os participantes da 22ª

Convenção do Comércio e Serviços do RN terão ainda a oportunidade de assistir aos shows exclusivos do consagrado cantor e compositor Fagner e do sambista André da Mata. Os artistas serão responsáveis pelo show de encerramento do

evento. A apresentação de Fagner faz parte das comemorações de seus 50 anos de carreira e vai animar os participantes com alguns dos grandes sucessos como “Canteiros”, “Espumas ao Vento”, e “Borbulhas de Amor”.

O sambista mossoroense André da Mata, com sucesso no Rio de Janeiro, vai transformar o Garbos em uma grande roda de samba, convidando o público a cantar junto em um clima de celebração e alegria.

A Convenção do Comércio e Serviços do RN já é considerada um dos principais encontros empresariais do estado, reunindo nomes de destaque, troca de experiências e oportunidades de networking.

César Santos

cesar@defato.com

Galinha dos ovos de ouro

Na última semana de sua gestão, em dezembro de 2016, o ex-prefeito Silveira Júnior transferiu R$ 13 milhões dos cofres do Previ-Mossoró para um fundo financeiro suspeito, sem autorização do conselho da Previdência dos servidores públicos municipais. Antes, já havia feito o mesmo com mais de R$ 6 milhões, somando assim quase R$ 20 milhões que até hoje não foram recuperados. Esse registro se faz necessário nesse momento que o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) está alterando a estrutura de fiscalização do Previ para ampliar a sua influência sobre o órgão responsável pelo dinheiro social dos servidores municipais. Uma das preocupações é que o projeto aprovado a toque de caixa pela bancada governista na Câmara Municipal amplia os poderes do presidente do órgão, que é indicado pelo prefeito, e reduz drasticamente o poder de fiscalização do conselho previdenciário. O projeto exclui os servidores da Câmara Municipal do conselho e abre para indicação de cargo comissionado para integrar o Comitê de Investimentos. Na prática, um comissionado nomeado pelo prefeito terá o poder de indicar onde será aplicado o dinheiro da aposentadoria dos servidores efetivos. Veja que no fim de 2024, o Previ-Mossoró tinha R$ 200 milhões em aplicação, um fundo financeiro importante. Não vai daqui o pré-julgamento ou a desconfiança gratuita, mas na hora que um gestor fragiliza a fiscalização e deixa exposto a chave do cofre, o sentimento de suspeita é legítimo. Que as instituições fiscalizadoras usem as lupas em defesa do dinheiro dos aposentados do município. É o mínimo.

BASE ELEITORAL

Qual a intenção do prefeito em ter absoluto controle sobre o dinheiro da aposentadoria dos servidores?”

M a RLE i DE cun H a Vereadora sobre o projeto de Allyson Bezerra que precariza a vigilância do dinheiro dos servidores públicos aposentados

CONCORRÊNCIA

ISTO É BRASIL

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 021/2025

O MUNICÍPIO DE JOSE DA PENHA, torna público que realizará as 10:00, do dia 10 de setembro de 2025, no endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia. com.br/, PREGÃO nº 021/2025. Objeto: Aquisição de veículos destinados a suprir as necessidades operacionais da Secretaria Municipal de Saúde do Município de José da Penha/RN. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://compras.m2atecnologia.com.br/ - https://josedapenha.rn.gov.br/. cpljpenha@hotmail.com ou no endereço: Rua Prefeito Francisco Fontes, 22 – Centro José da Penha

José da Penha/RN, 22 de agosto de 2025.

Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 022/2025

O MUNICÍPIO DE JOSE DA PENHA, torna público que realizará as 11:00, do dia 10 de setembro de 2025, no endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia. com.br/, PREGÃO ELETRÔNICO nº 022/2025. Objeto: Registro de Preços para futura e eventual aquisição de Material Odontológico Para Atender as Necessidades do Munícipio de José da Penha/RN. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https:// compras.m2atecnologia.com.br/ - https://josedapenha. rn.gov.br/. cpljpenha@hotmail.com ou no endereço: Rua Prefeito Francisco Fontes, 22 – Centro José da Penha

José da Penha/RN, 22 de agosto de 2025.

Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO

Se decidir ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições, o desembargador aposentado Expedito Ferreira de Souza terá Mossoró como principal base eleitoral. Expedito foi juiz na cidade por longos anos, onde construiu base familiar e de amizades. Ele recebeu convite para se filiar ao MDB.

É notícia...

1 2 3 4

Mossoró tem cinco nomes à Assembleia Legislativa em 2026: primeira-dama Cinthia Pinheiro (PSD), Jorge do Rosário (PL), Geovani do Melão (PL), ex-deputada Larissa Rosado (PSB) e a deputada Isolda Dantas (PT), que buscará o terceiro mandato. Hoje, a cidade tem apenas um representante na ALRN.

O canado-brasileiro Rommel e a banda paraibana Cabruêra são as atrações deste sábado do projeto BNB Cultural em Mossoró. A apresentação a partir das 20h30 na Praça da Convivência, no Corredor Cultural da cidade.

Quase um quarto dos brasileiros moram em casa de aluguel. O IBGE identificou aumento considerável em 8 anos. Os imóveis alugados eram 18,4% dos domicílios em 2016. No ano passado, a proporção subiu para 23%, um aumento de 4,66 p.p.

Há 150 anos, era autorizada pela Câmara Municipal de Mossoró a construção do Mercado Público, para atender a comercialização de carnes. Hoje, o Mercado Público Manoel Teobaldo dos Santos funciona como um verdadeiro shopping popular.

Nesta data, em 1912, instalava-se a primeira secção da Companhia da Estrada de Ferro de Mossoró, nos trilhos do desenvolvimento econômico local e regional.

O empresário Sidney Oliveira, dono e fundador da Ultrafarma, que foi preso por esquema de corrupção bilionário, já está solto. Pagou uma fiança de R$ 25 milhões, uma ninharia frente ao montante amealhado com a corrupção, e voltou para casa. Livre, leve e solto para gastar o dinheiro roubado.

DORIAN

Neste domingo, 24, completa 20 anos da partida do jornalista e escritor Dorian Jorge Freire. Ele faleceu aos 71 anos por infecção generalizada. Dorian foi um dos maiores nomes do jornalismo de Mossoró e do RN. Seu nome está eternizado nas páginas de jornais da cidade, do estado e do país.

CICÍLIA MAIA

A reitora Cicília Maia, da Uern, teve o nome aclamado pela Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS). Será efetivada na próxima sexta-feira, 29, durante evento com a presença do exministro Roberto Freire, convidado do Fórum de Debates Pensando no Brasil.

APAGÃO

O risco de apagão em 2026 saltou de 10% para 30%, puxado pelo menor nível de reservatórios de São Paulo em 10 anos. A solução para evitar apagão do sistema elétrico brasileiro pode ser a retomada do horário de verão, extinto em 2019.

Luciana Ti To Especial

Águas do Velho Chico renovam esperanças no sertão do RN

RIO SÃO FRANCISCO / A

passagem da água pela estação de captação do município de Jardim de Piranhas, na região Seridó, emociona agricultores

ranhas emocionou agricultores e moradores locais, que enxergam no encontro dos rios a promessa de dias melhores.

Esta semana o sertão do Rio Grande do Norte viveu um momento histórico. Depois de anos de espera, as águas do Rio São Francisco cruzaram a divisa da Paraíba e chegaram ao Rio Piranhas, no Seridó, mudando a paisagem e renovando a esperança de milhares de famílias que convivem, há gerações, com os efeitos da seca.

O rio no município de Jardim de Piranhas, de pouco mais de 13 mil habitantes, é a porta de entrada do Velho Chico no sertão potiguar. A partir dele, a água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) segue para a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e para a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do Rio Grande do Norte, localizado na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, nos municípios de Itajá, São Rafael e Jucurutu.

A passagem da água pela estação de captação do município de Jardim de Pi-

Seu Sebastião Raimundo, 68 anos, é agricultor da região. Ele nasceu e cresceu às margens do Rio Piranhas. A memória das longas estiagens ainda é recente, mas agora ele acredita em um futuro mais digno. “Eu lembro do sofrimento da seca, da gente sem poder plantar, sem ter água nem pra beber. Hoje, quando vejo essa água chegando, é como se a gente estivesse renascendo. Agora eu posso pensar em plantar de novo, em criar minhas coisas, sem medo de perder tudo”, comemora.

Para Sebastião, a água do Velho Chico representa mais do que produção agrícola. É a garantia de esperança renovada para as próximas gerações e a chance de permanecer no sertão, sem precisar deixar sua terra para buscar oportunidades em outros lugares. “Com essa água que vem do São Francisco, eu acredito que nunca mais vai faltar água pra nós aqui. Vai melhorar demais”, afirma.

Caminho das Águas

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebe as águas do Velho Chico no Seridó potiguar

O pescador José Carlos, de 46 anos, tem uma relação com o Rio Piranhas desde a infância. Em 2017, quando as águas secaram, ele sentiu o peso da ausência desse recurso, tão essencial para a vida. “Eu vivo do rio desde menino. Quando ele secou, parecia que a gente tinha perdido um pedaço da vida. Agora, ver essa água correndo de novo é uma alegria imensa. O rio voltou a viver, e com ele a

O Caminho das Águas é uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que, desde a primeira fase em maio deste ano, tem o objetivo acompanhar, divulgar e aproximar a população das principais obras e ações de segurança hídrica no Brasil.

Além das visitas técnicas e inaugurações pelo ministro Waldez Góes e comitiva, o projeto também promove diálogo com gestores locais e beneficiários, reforçando a transparência e a participação social na gestão dos recursos hídricos.

Em 28 de maio, a iniciativa contou com a presença do presidente Lula ao assinar a ordem de serviço para duplicação das estações de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), e participar da inauguração do Trecho I do Ramal do Apodi, com 115,5 km de extensão.

Na segunda fase, em junho, a comitiva seguiu visitando obras no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, incluindo barragens, adutoras, dessalinização e outras

gente também volta a sonhar. Vai ter peixe de novo, vai ter fartura”, observa José.

José Carlos lembra com orgulho que as novas gerações também poderão sentir o valor da água que chega: “A minha esperança é que os mais jovens aprendam a cuidar do rio, a zelar por ele. Porque água é vida. Se a gente souber preservar, essa bênção vai durar pra sempre”.

ações contempladas pelo Novo PAC. Já na terceira fase, realizada em julho, as visitas se concentraram no Ceará, com entregas e vistorias em cidades como Barro, Orós, Banabuiú, Aracoiaba e Jaguaribara, reforçando a continuidade dos investimentos em segurança hídrica para a região.

Nova etapa do São Francisco

O encontro entre o Velho Chico e o Rio Piranhas marca uma nova etapa para o Seridó potiguar, onde a convivência com a seca começa a dar lugar a um futuro de esperança. O trabalho de integração realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), vai beneficiar milhares de pessoas no estado, garantindo abastecimento humano, fortalecimento da agricultura familiar e melhores condições de vida para quem sempre resistiu no sertão.

Além de Jardim de Piranhas, as águas do Rio São Francisco abastecerão outros municípios da região, levando dignidade e desenvolvimento para comunidades que há décadas convivem com a escassez. Para agricultores, pescadores e famílias inteiras, o São Francisco não é apenas água que chega: é a promessa de futuro, de permanência e de vida digna. E esse cenário só é possível graças ao trabalho do Governo Federal para garantir água para quem mais precisa. Quando assumiu o mandato, em 2023, o presidente Lula retomou os investimentos em segurança hídrica, como ressalta o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o Governo Federal destinou cerca de R$ 500 milhões para a recuperação e ampliação do Eixo Norte do PISF. A verba é para duplicar a capacidade de bombeamento da estrutura, beneficiando cerca de 8,1 milhões de pessoas em 237 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Tudo para garantir o direito à água como vetor de cidadania, segurança hídrica e desenvolvimento regional.

DA REDAÇÃO
Márcio Pinheiro/MIDR

Proporção de pessoas que moram sozinhas cresce 52% em 12 anos

POPULAÇÃO / Em 2024, 18,6% dos domicílios eram habitados por apenas uma pessoa, o que equivale a um em cada cinco

Aproporção de brasileiros que moram sozinhos saltou 52% no intervalo de 12 anos. Em 2024, 18,6% dos domicílios eram habitados por apenas uma pessoa, o que equivale a aproximadamente um em cada cinco. Em 2012, essa parcela era de 12,2%.

Em 2012, o Brasil tinha 61,2 milhões de endereços, sendo 7,5 milhões com um morador. Em 2024, eram 77,3 milhões de lares, sendo 14,4 milhões com apenas uma pessoa.

A constatação faz parte de uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analista da pesquisa, William Kratochwill, aponta que o crescimento de residências com apenas um morador está associado ao envelhecimento da população. De acordo com a Pnad, em 12 anos, a parcela de pessoas com 65 anos ou mais de idade passou de 7,7% para 11,2%. “Quarenta por cento das unidades unipessoais [com um único morador] no Brasil são ocupadas por pessoas de 60 anos ou mais. São aqueles que acabam ficando viúvos ou que viviam com família, e os filhos vão ter suas próprias famílias, e isso faz com que eles vão ficando cada vez mais sozinhos no sentido de residência”, informa.

O pesquisador assinala que o mercado de trabalho também é um indutor para aumento de lares unipessoais. A pesquisa detalha que, em quatro estados, a proporção de residências com apenas um morador supera 20%:

Rio de Janeiro: 22,6%

Rio Grande do Sul: 20,9%

Goiás: 20,2%

Minas Gerais: 20,1%

Na outra ponta, quatro estados do Norte e o Maranhão ficam abaixo de 14%:

Roraima: 14,7%

Pará: 14,6%

Amazonas: 14,1%

Amapá: 13,6%

Maranhão: 13,5%

Mulheres e homens

Entre os 14,4 milhões de

Pesquisa aponta que 40% das unidades unipessoais [com um único morador] são ocupadas por pessoas de 60 anos ou mais

pessoas que moravam sozinhas em 2024, a maioria era homem (55,1%); e 44,9%, mulheres.

Entre os homens, a maior parte (57,2%) fica na faixa etária de 30 a 59 anos. “Pode ser também a história da pessoa que se separa, e os filhos ficam normalmente com a mulher”, acredita. “Aqueles que arrumam uma nova ocupação no outro estado e vão primeiro se estabilizar para, quem sabe, depois levar a família, ou algo que seja considerado temporário de um ano ou dois anos”, complementa. Entre as mulheres que moram sozinhas, a faixa etária predominante é a de mais de 60 anos, que abrange 55,5% desse universo feminino.

Perfil doS lAreS

A edição anual da pesquisa identificou que o país tinha 211,9 milhões de habitantes em 2024. As mulheres eram pouco mais da metade (51,2%), o que representa haver 95,2 homens para cada 100 mulheres no Brasil.

Conforme tendência adiantada pelo Censo 2022, os pardos superaram os brancos, alcançando 46,1% da população. Se declararam brancos 42,1% e pretos, 10,7%.

Quase metade (42%) dos moradores do país vivia na Região Sudeste em 2024. São Paulo é o estado com maior número de moradores, quase 46 milhões de habitantes, o que representa 22% da população do país.

O Município de Portalegre/RN, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Agente de Contratação, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 08h00min do dia 08 de setembro de 2025, fará realizar licitação na modalidade Concorrência Eletrônica nº 004/2025, tipo Menor Preço Global, para Contratação de empresa especializada para a execução de obras de pavimentação em vias públicas do Município de Portalegre/RN, com recursos oriundos da Emenda Parlamentar nº 202542760013, abrangendo os trechos das Ruas Projetadas 2, 3, 6 e 7, do Loteamento Santo Antônio, da Rua José Fonseca da Rocha, da Travessa Dr. Antônio Martins, da Rotatória do Sítio China e Belo Monte, como também da estrada vicinal sentido Bom Sucesso e Encruzilhada localizados na zona urbana e rural do Município de Portalegre/RN, conforme especificações técnicas constantes no Projeto Básico/Executivo e demais documentos que integram o processo licitatório, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 08 de setembro de 2025, às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www. portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 22 de agosto de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR

Agente de Contratação

Portaria nº 004/2024 – GP/PMP

SColégio SimpleS: exCelênCia aCadêmiCa e Cuidado humano

Em Mossoró, os pais já não precisam mais procurar escolas em capitais vizinhas para garantir aos filhos uma formação de qualidade. O Colégio Simples nasceu com o propósito de unir alto rendimento acadêmico com um olhar especial para a saúde mental dos alunos, criando um ambiente que estimula tanto o aprendizado quanto o bemestar.

Mesmo com apenas um ano de funcionamento, a escola já alcançou um alto nível de satisfação entre as famílias que confiaram sua educação ao Colégio Simples. Esse reconhecimento é reflexo do compromisso diário em oferecer não apenas um ensino forte, mas também um espaço acolhedor, que valoriza o desenvolvimento integral de cada estudante.

No Colégio Simples, o aluno é visto

em sua totalidade. Isso significa unir rigor acadêmico, estratégias modernas de ensino e acompanhamento emocional, construindo um espaço de confiança onde cada estudante pode atingir seu máximo potencial sem abrir mão da qualidade de vida.

Mossoró agora conta com uma instituição que reúne o melhor dos dois mundos: ensino forte e cuidado humano. O Colégio Simples é a prova de que não é mais necessário sair da cidade para oferecer aos filhos uma educação completa, inovadora e transformadora.

Sorrisos que falam por si

Na correria dos estudos, também há espaço para leveza e espontaneidade. Durante o intervalo, nossa aluna Júlia foi registrada com um sorriso sincero e o clássico sinal de paz, em um momento descontraído no pátio da escola.

A foto, feita pela estudante Laís usando a câmera oficial do colégio, mostra que viver o Ensino Médio no Simples é também criar memórias, construir amizades e aproveitar cada pausa com alegria.

Entre um lanche, uma boa conversa e um clique especial, reforçamos aquilo que acreditamos: o ambiente escolar também educa quando acolhe.

Aprender também é se sentir em casa

Na imagem, alunos da 1ª série do Colégio Simples aproveitam o intervalo com leveza, descontração e companhia boa — ingredientes que também fazem parte da nossa proposta pedagógica.

No Simples, acreditamos que o Ensino Médio vai além dos conteúdos: ele passa pelas relações, pela escuta, pela convivência e pelo acolhimento no dia a dia. É assim que construímos um ambiente de aprendizagem onde os alunos se sentem pertencentes e motivados a crescer.

Se você é pai, mãe ou responsável e

Convivência e presença no intervalo

Durante o intervalo, os alunos da 2ª série do Colégio Simples registraram um momento especial de convivência, desta vez longe das telas. A imagem, capturada por Júlio César com a câmera oficial da escola, reforça uma das propostas pedagógicas do Simples: promover a presença plena dos estudantes em cada atividade do cotidiano escolar.

Com a restrição do uso de celulares durante o turno, os alunos são estimulados a se conectar mais com os colegas e com o ambiente. A convivência, os laços e os registros fotográficos — feitos com o apoio da equipe e dos próprios alunos — tornam-se parte da memória afetiva construída ao longo do ano.

deseja conhecer de perto nossa proposta, o Simples já está recebendo visitas para 2026. Agende a sua: (84) 99916-1013!

Ilustrativa
Bruno de Freitas Moura Repórter da Agência Brasil

Mossoró

Jornal de Fato • Sábado, 23 de agoSto de 2025

Pesquisa aponta presença de esgotamento precário em cerca de 200 mil residências no RN

APesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)

Contínua: Características dos Domicílios e Moradores divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o despejo inadequado de esgoto no Rio Grande do Norte caiu para 15,9%. No entanto, o percentual significa que, aproximadamente, 197 mil residências no estado destinavam os dejetos provenientes do banheiro ou sanitário para fossas rudimentares, valas, rios, lagos ou mar, entre outras formas de escoadouro.

O percentual de domicílios no estado que realizava o despejo dos dejetos de formas consideradas inadequadas era de 26,6% em 2023. Apesar da diminuição, o percentual do RN está acima da média nacional de 14,4% estimada pelo Instituto. O número considera as residências que possuem banheiro, sanitário ou buraco para dejeções. No Brasil, aproximadamente 11,7 milhões de unidades domiciliares destinaram os

dejetos de forma inadequada no período analisado.

O IBGE destaca que os dados da pesquisa apontam uma diminuição gradual do esgotamento precário em território potiguar. Em 2019, 54,7% das residências estavam nessa condição. Em 2022, o número caiu para 24,1%. O problema é maior em áreas rurais do estado, onde 43,2% dos domicílios fizeram despejo inadequado em 2024. Em áreas urbanas do RN, foram estimadas 10,5% das residências com esgotamento sanitário precário. No país, os números ficaram em 53,8% para as áreas rurais e 9,5% para as urbanas.

ESGOTAMENTO

ADEQUADO

Ainda de acordo com a Pnad Contínua, a proporção de domicílios com acesso a formas de esgotamento sanitário consideradas adequadas foi de 84,1% no Rio Grande do Norte em 2024, crescimento de 10,7 pontos percentuais (p.p.) frente aos 73,4% do ano anterior. Os dados do IBGE mostram ainda que as duas soluções de esgotamento sa -

Pnad Contínua / O despejo inadequado de esgoto caiu para 15,9% no RN, mas ainda está acima da média nacional

Percentual de domicílios no estado que realizava o despejo dos dejetos de formas consideradas inadequadas era de 26,6% em 2023

nitário mais comuns no estado são “Rede geral ou rede pluvial”, presente em 38,1% das residências, e “Fossa séptica não ligada à rede”, que está em 40% dos domicílios. Essa última é uma solução individual não ligada à rede pública de esgoto, mas considerada adequada pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Já a “Fossa séptica ligada à rede” represen-

tou 6% do total. Apesar do percentual elevado no estado, os dados revelam a distribuição desigual de esgotamento sanitário adequado entre as áreas rurais e urbanas. Enquanto 45% das residências urbanas do RN contavam acesso à “Rede geral ou rede pluvial” de esgotamento em 2024, estima-se que apenas 3,4% das rurais tinham acesso ao serviço.

Nas unidades domiciliares de áreas rurais, predominou a solução de “Fossa séptica não ligada à rede”, presente em 49,8% dos domicílios.

A Pnad Contínua realiza visitas trimestrais a domicílios selecionados, durante cinco trimestres consecutivos. Na primeira visita, são coletadas informações sobre as características gerais do domicílio. Além disso, a pesquisa investiga regularmente dados como sexo, idade e cor ou raça dos moradores. Entre as características dos domicílios, são levantadas informações sobre serviços de saneamento básico, como abastecimento de água, presença de banheiro e esgotamento sanitário, e destino do lixo, além do acesso à energia elétrica.

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Gente De fato

MARILENE PAIVA

Gratidão IV

Dentro ainda do contexto de agradecer, destaco os amigos da Imprensa que se mobilizaram em correntes de oração e informação sobre o meu estado de saúde durante esses mais de quatro meses de recuperação. Grata a cada um que emanou boas vibrações; chegaram até a mim. Vocês são especiais!

Encerramento em grande estilo!

Hoje, 23 de agosto, chega ao fim o 53º Festival de Cinema de Gramado. Foram dias de glamour, homenagens — como a Rodrigo Santoro com o Kikito de Cristal — e muitas emoções no tapete vermelho, que brilhou com estrelas como Edson Celulari, Isabel Fillardis, Ícaro Silva, Johnny Massaro e Bruna Linzmeyer.

Pensando o Brasil

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) promove no próximo dia 29 de agosto, no Teatro Alpha Lira do Colégio Mater Christi, mais uma edição do Fórum de Debates – Pensando o Brasil. O encontro reunirá nomes de peso da cena política e intelectual do país: o renomado advogado Marcos Araújo e o exMinistro da Cultura Roberto Freire. A noite promete reflexões instigantes sobre os rumos do Brasil, em um espaço plural de ideias e diálogo. Uma oportunidade ímpar para Mossoró acompanhar de perto discussões que ultrapassam fronteiras locais e iluminam o cenário nacional.

Orai e Vigiai

Pais, orientem seus filhos: bullying não é brincadeira. A falta de valores morais e a certeza de impunidade levam jovens a erros graves — e a exposição nas redes sociais pode transformar tudo em dor e vergonha públicas. Educar é, antes de tudo, dar o exemplo. Converse com os seus jovens.

marilene.paiva@gmail.com

Bernardo Augusto, primogênito dos amigos Carlos Augusto e Vivi... Lindo desde sempre, inteligente, focado. Um filho de ouro, orgulho dos Pais. Já finalizando sua graduação em Fisioterapia pela Facene e ja iniciando sua pós-graduação em Traumato-ortopedia e esportiva na Universidade Católica. Mossoró aguarde um grande profissional de fisioterapia. Hoje é seu aniversário e a coluna parabeniza Bernardo e deseja muitas felicidades.

Semana inteirinha de vivas para a aniversariante médica do nosso benquerer, Liliane Negreiros. No clique, com a querida Roberta Rosado. Parabéns, Lili!

Ela é minha amiga de adolescência; do parque aquático do Sport Club do Recife. Ela é Mima Adour, esposa de Flávio, e mãe de Nayana e Flavinho, avó de Arthur. Mima completa na segunda, dia 25, 60 anos. Antecipamos os votos de saúde e alegrias! A festa será em setembro.

Hoje é dia de bolo confeitado para o lindinho, filho de Luiz Dionísio e Paula Paiva, Luiz Felipe que apaga 13 velinhas e recebe amigos e familiares na residência de vovó Sônia e vovô Lázaro. Parabéns, Pipe!!!

ORPHEU

“Tu és tudo (o) que a vida não é”

Fernando Pessoa

CHAMPANHE

NO GELO

Apagam velinhas hoje: Bernardo Augusto, Nida Lira, Kamila Nascimento, Petras Vinícius, Mariana Melo, Celina Darliane, Fernando Cavalcanti, Janaina Nascimento, Vinício Heidy, Lerrandra Manuela, Pedro Castelo Branco, Vitalina Soares e Rejane Branco. E, antecipamos as felicitações aos aniversariantes do domingo, 24: Kaline Melo, Vanessa Duarte, Naiana Vitalino, Stanley Medeiros, Stefany Nunes, Bárbara Medeiros, Benigna Medeiros, Rayssa Kallessa, Wellington Jacaré, Hionne Mara, Gabrielle Araújo; e também aos aniversariantes da segunda-feira, 25: Mima Adour Vasconcelos, Edith Fernandes Souto, Caio Ryketh de Medeiros, Ceição Diniz, Janete Dantas, Liduína da Silva, Jorge Troper, Kalliana Mattos, Luziária Machado, Ana Paula Tellys, Pablo Hyth, Britto Júnior e Rômulo Emanuel. Parabéns, meus amores!!!

UNS E OUTROS

> A vida imita a arte. Ou seria o inverso? Enfim, a ordem dos fatores não altera as vilãs.

> Na novela Vale Tudo, a única que Euzinha me permito, temos um cardápio de maldades, uma péssima mãe, como Odete Roitman interpretada por Débora Bloch e uma filha monstruosa, como Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos.

> Quem você conhece mais? Fátimas ou Odetes?

Jean Rodrigues

Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

Parabéns à evangélica Francisca Paixão ou Paixão Cabelos. Hoje é o niver da expert das tesouras na Cohab. Deus abençoe você e família, irmã. Amém!

Parabéns ao jovem advogado previdenciário/cível Dr. Cid Neto, muso de Letícia Cortez e pai de Maria Sol. Meu abraço hoje, 23, ao amigo empresário do Residencial Marias.

O novo delegado titular, Murilo Bessa, assume o comando do 42° DPC em Areia Branca e das cidades de Grossos e Porto do Mangue. Bemvindo, amigo. Sucesso!

Aniversariou o vice-prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros, muso de Aline Elem. Bênção ao casal evangélico!

Satisfação reencontrar no show do padre Fábio de Melo o empresário Medeiros Maia, do Sempre Mais Atacado, e Marciana Rafael, da Loja Areia Branca Center. Grato ao casal amigo!!

original empresarial de Areia

Obrigado, amigo.

Aplausos ao CACIM, que recebeu Felipe Catão, Auditor de Recertificação ISO 9001/2015. Conclui com sucesso o Sistema de Gestão da Qualidade em todos os setores laboratoriais.

Oferta de vacinas é ampliada neste fim de semana em Mossoró

APrefeitura de Mossoró segue ampliando o acesso da população aos serviços de imunização, levando a vacinação para eventos e ações sociais em diferentes pontos da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunizações, programou atividades especiais que foram iniciadas ontem, 22, e seguem até amanhã, 24, reforçando a importância da proteção contra diversas doenças.

Neste sábado, 23, a ação chega à Escola Municipal Celina Guimarães Viana, no bairro Barrocas, das 8h às 12h. Já no domingo, é a vez da Paróquia de São João Batista, no bairro Doze Anos, receber as equipes de vacinação. A comunidade poderá se vacinar das 18h às

20h30. Ainda no domingo, a partir das 7h30, equipes de vacinadores também atenderão a comunidade rural de Alagoinha, dentro da programação da tradicional Festa da Colheita. Durante as ações, serão disponibilizadas vacinas do calendário de rotina, de acordo com as faixas etárias e critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Entre elas, destaca-se a proteção contra o HPV, destinada a adolescentes e jovens de 9 a 19 anos ainda não vacinados.

A imunização contra a Influenza também continua aberta para os grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses até menores de 6 anos, puérperas, quilombolas, população em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, além de trabalhadores portuários, forças de segurança, salvamento, Forças Armadas e trabalha -

Saúde / Secretaria de Saúde está realizando campanhas de vacinação em vários pontos de Mossoró, tanto na zona urbana quanto na zona rural

Arquivo

As atividades especiais para vacinação foram iniciadas ontem, 22, e seguem

dores do transporte coletivo rodoviário.

De acordo com Etevaldo Lima, coordenador do setor de imunização do município, as ações são momentos importantes para atualizar a caderneta e ampliar a proteção da comunidade. “As ações são ótimas oportuni -

dades para revisar a caderneta de vacinação e aplicar as vacinas necessárias, de acordo com a faixa etária de cada público. Temos a vacina da dengue, a contra meningo ACWY, vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além das doses contra Co -

vid-19, difteria e tétano (dupla adulto), hepatite B e febre amarela, entre outras”, destacou.

O coordenador reforça ainda a importância da prevenção: “O objetivo é sensibilizar a população para que ela possa estar protegida. Mesmo que a pessoa não sai -

ba se já tomou a vacina ou não tenha o cartão de vacinação, deve comparecer e se vacinar. Na dúvida, a prevenção é sempre o melhor caminho”, afirmou.

A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de a população levar o cartão de vacinação e um documento oficial com foto no momento do atendimento. Além de atualizar o esquema vacinal, as ações buscam elevar a cobertura vacinal do município e proteger contra doenças como gripe, HPV e outras enfermidades que podem ser prevenidas por meio da imunização.

A orientação dos profissionais de saúde é que a comunidade fique atenta também aos sintomas da gripe, como febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça. Manter a vacinação em dia é a forma mais eficaz de garantir proteção e evitar complicações.

O
Branca Fabrício Maia, da Churrascaria O Rey do Frango, o melhor!
Saúde e paz a Armstrong Paiva, amigo e empresário do Hotel Imperial Mossoró. Vivas ao filho do casal José Cláudio/Julia Maria.
Prefeito de Areia Branca Souza parabenizando o pároco padre Gilvan Tavares pelo aniversário dia 20. Vivas ao ser de luz e homem de Deus!
Fotos: Cedidas
AMINA COSTA Da Redação

Projeto Médico Por Um Dia aproxima estudantes ao universo da Medicina

IASMIN CARDOSO

Achegada dos estudantes de escolas de Ensino Médio à Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern) foi marcada por olhares atentos e curiosos. Animados, eles não escondiam a empolgação em conhecer de perto a rotina, os laboratórios e espaços do curso.

A visita faz parte do projeto de extensão Médico Por Um Dia, coordenado pelo professor Wogelsanger de Oliveira, que no último dia 16 de agosto abriu as portas da Facs para estudantes de escolas públicas e privadas de Mossoró conhecerem de perto o dia a dia e a estrutura do curso de Medicina.

A primeira edição do projeto contou com a presença de 100 estudantes da Escola Estadual Moreira Dias, do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa (Ceep), da Escola Estadual Abel Freire Coelho, do Instituto Educacional Sementes e do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev), acompanhado de seus professores.

A iniciativa contou com a apresentação do curso pelos docentes da Facs, relatos de graduandos (as) do curso e visitas guiadas aos espaços e laboratórios da Instituição. Uma ótima oportunidade para estudantes que estão concluindo o Ensino Médio e têm curiosidade ou

AÇÃO / Iniciativa possibilita que escolas públicas e privadas vivenciem, pela primeira vez, a rotina acadêmica do curso

Estudantes puderam conhecer rotinas e laboratórios

interesse em seguir a carreira profissional na área de medicina conhecerem

a rotina médica. A discente de Medicina e uma das monitoras do

projeto, Laura Araújo, falou sobre a experiência de recepcionar aqueles que

poderão se tornar seus futuros colegas de curso. “É muito gratificante estar aqui hoje como estudante de Medicina da Uern e poder receber esses estudantes que também sonham, no futuro, estar ao meu lado”, relata.

Para o estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Moreira Dias, Lucas Gabriel, a vivência no projeto foi muto gratificante. “Uma oportunidade única para estudantes que, assim como eu, sonham com a graduação em Medicina, poderem conhecer melhor a rotina da área. Esse projeto pode

ser o diferencial na escolha do curso”, frisa, ressaltando que a experiência reforçou o interesse em seguir a carreira médica. Seu colega de turma, Samuel Lázaro, divide a mesma expectativa para o futuro. “Me sinto honrado em estar entre pessoas que conquistaram uma oportunidade de estudar medicina. É um sonho em realização. É muito bom poder estar aqui, conhecendo a estrutura e a rotina do curso, mesmo que eu ainda não seja estudante da Faculdade. Tenho certeza que um dia serei”, destaca.

Projeto “Médico por um dia” apresenta previsão para a segunda edição

A segunda edição do projeto Médico por um dia já tem data marcada: dia 27 de setembro. O evento contará com a participação de estudantes do Colégio Diocesano Santa Luzia, do Colégio Sim-

ples, do Colégio Mater Christi, do Instituto Educacional Sementes e do Colégio Pequeno Príncipe (CPP).

O professor Wogelsanger Oliveira destaca que o projeto “Médico por um

dia” é de suma importância para integrar a universidade e a comunidade. Além disso, a ação auxilia no processo de tomada de decisão dos estudantes, o públicoalvo da ação, que estão saindo do Ensino Médio,

para ingressar na Universidade.

“A partir da experiência desta primeira edição, podemos aperfeiçoar essa relação e experiência que os estudantes tiveram. A ideia é que nos próximos

anos, tenhamos mais estudantes vivenciando e pisando pela primeira vez nessa Instituição ainda no Ensino Médio”, comenta o professor Wogel de Oliveira E complementa: “Nosso

objetivo é tocar os desejos e sonhos dos estudantes. E a partir das experiências com o contato com a vivência médica, acreditamos que muitos possam confirmar sua vocação para a área”, diz.

Bruno Soares
Bruno Soares
Projeto reuniu cerca de 100 estudantes de Ensino Médio

Rio Grande do Norte registra 154 acidentes em oito meses do ano

BR- 304 / Dados recentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dão conta também de mais de 260 feridos e mais de dez mortes resultantes desses sinistros

Mais de 150 acidentes de trânsito já foram registrados neste ano em trechos da BR-304 que cortam o Rio Grande do Norte. Dados recentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dão conta também de mais de 260 feridos e mais de dez mortes resultantes desses sinistros. Levantamento da PRF/ RN aponta que a BR-304 no RN já foi palco, entre janeiro e agosto de 2025, para 154 acidentes no total. Segundo estatísticas da corporação, 14 pessoas perderam a vida em sinistros ocorridos neste período em trechos da rodovia federal, que também liga a capital potiguar a diversos municípios do interior do estado.

Os números da PRF/RN mostram que dos mais de 150 acidentes na BR-304 no RN neste ano, 207 resultaram em feridos leves e 56 em feridos graves. Os dados foram repercutidos nesta semana

pelo perfil em rede social “luto na BR-304”, que também atua na cobrança pela duplicação dessa rodovia.

“Até quando? Cadê o início da Duplicação?”, publicou o perfil em recente postagem, falando na necessidade do cumprimento de prazos já anunciados oficialmente sobre a duplicação da rodovia e chamando a atenção para a recorrência de mortes nessa estrada.

“Passamos pouco da metade do ano e já estamos próximo do número de mortos de outros anos”, alertou. Em maio deste ano, o Governo do RN anunciou, após audiência com o ministro dos Transportes, que as obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR304, no estado, iriam ser iniciadas em setembro deste ano. Na época, a informação era de que a equipe técnica estaria trabalhando na elaboração do edital de contratação dos serviços e providenciando o licenciamento ambiental.

Mulher presa no Alto Oeste potiguar por tentar afogar filha de 4 anos

Policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Pau dos Ferros, com o apoio do 4º Núcleo de Investigação Qualificada (NIC), cumpriram, nesta quinta-feira (21), um mandado de prisão preventiva contra uma mulher de 26 anos, denunciada pelo crime de tentativa de

homicídio contra a filha de apenas 4 anos. O fato ocorreu em Pau dos Ferros, no mês de junho deste ano e teve detalhes divulgados nesta sexta-feira (23). A polícia informou que após trabalho de inteligência, as equipes localizaram e prenderam a suspeita no município de Encanto. Ela foi conduzida

à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, à disposição da Justiça.

O caso ocorreu no dia 12 de junho de 2025, por volta das 12h30, na Rua Capitão Pedro Vicente. De acordo com a denúncia, a suspeita, motivada por questões relacionadas à condição de sexo feminino e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, tentou afogar a própria filha em um tanque. O crime não foi consumado graças à intervenção de uma vizinha. A criança, ainda

trativas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente, assegurando o devido cumprimento da lei.

consciente do perigo, chegou a dizer: “mãe, eu não sei nadar”.

O caso gerou grande repercussão e revolta na população pela crueldade do ato. Inicialmente liberada na audiência de custódia mediante medidas cautelares, a suspeita teve prisão preventiva decretada após avaliação do Ministério Público, pela 3ª Promotoria de Justiça, que constatou que a menor vinha sofrendo maus-tratos contínuos e que as medidas anteriores não eram suficientes para garantir a segurança da vítima.

resumão

Quadrilha de assaltantes I

a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite desta quinta-feira (21), no Rio grande do Norte, uma quadrilha de cinco homens suspeita de cometer assaltos na região metropolitana de Natal. a prisão ocorreu por volta das 23h40, no km 108 da bR-101, em Parnamirim, durante uma fiscalização de rotina. os cinco suspeitos estavam em um veículo Chevrolet/Cobalt quando foram abordados pelos agentes da PRF.

Quadrilha de assaltantes II

Na manhã da última quarta-feira (20), durante abordagem de rotina no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, policiais da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (2ª CIPRv) registraram a recusa de um condutor em realizar o teste de alcoolemia.

O caso foi divulgado

nesta sexta-feira (22) pela própria corporação que informou que o motorista dirigia um veículo oficial da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), utilizado para o transporte de alunos. A 2ª CIPRv disse que diante da situação, foram adotadas todas as medidas adminis-

A Companhia destacou que “ninguém está acima da lei e que servidores públicos, especialmente quando conduzindo veículos oficiais, devem ser exemplos de responsabilidade no trânsito”. A Uern emitiu nota sobre o ocorrido.

NOTA DA UERN

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

(UERN) tomou conhecimento do caso e acionou a empresa terceirizada, responsável pela contratação de motoristas, para solicitar a apuração do caso e a aplicação das medidas cabíveis.

A Universidade preza pela segurança de sua comunidade e não aceita qualquer situação que coloque vidas em risco.

A Uern segue colaborando com as autoridades para a preservação da vida de todas as formas.”

a PRF/RN informou que na revista, a equipe encontrou com eles um revólver, cinco munições e um telefone celular com registro de roubo. a corporação destacou que a ação foi decisiva para a identificação dos criminosos. enquanto a ocorrência era encaminhada à delegacia de Polícia Civil, Plantão local, vítimas de um assalto ocorrido em Macaíba na mesma noite chegaram à delegacia e reconheceram os suspeitos. o s criminosos estavam de posse de bens e documentos das vítimas.

Quadrilha de assaltantes III

ainda segundo a PRF/RN, além da apreensão, a equipe constatou que um dos detidos possuía um mandado de prisão em aberto. o grupo foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça. a ocorrência foi formalizada na delegacia de Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações.

BR-304 no RN já acumula 154 acidentes em 2025; 263 feridos e 14 mortos

Polícia Civil do RN detalha prisões de suspeitos no Paraguai

Fo R agidos R ecaptu R ados / Em coletiva de imprensa ontem em Natal, representantes da Segurança Pública potiguar detalharam operação que prendeu trio pela morte de prefeito em João Dias

No início da tarde desta sexta-feira (22), foi realizada uma coletiva de imprensa sobre a prisão de três foragidos investigados pelo assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira de Araújo, no auditório da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Degepol, em Natal. A Polícia Civil do RN ressaltou que a cooperação policial internacional foi fundamental para a efetivação das prisões.

Durante a coletiva, foi detalhado que as prisões ocorreram em Ciudad del Este, no Paraguai, em uma operação conjunta que contou com a cooperação internacional da Polícia Federal, o apoio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Foz do Iguaçu/PR e a atuação da Polícia Nacional do Paraguai, por meio do comando Triparti-

do na fronteira. Foram capturados Damária Jácome de Oliveira, vice-prefeita de João Dias à época do crime; Leidiane Jácome de Oliveira, vereadora e irmã de Damária; e Weverton Claudino Batista, todos investigados por envolvimento na trama cri-

minosa. As investigações apontam que Damária e Leidiane teriam mandado matar o prefeito, enquanto Weverton teria atuado como intermediador na contratação dos executores.

Participaram da coletiva de ontem o delegado-geral adjunto da PCRN, Herlânio

Mossoró passa de 50 homicídios em menos de oito meses do ano

A segunda maior cidade potiguar passou da marca de 50 homicídios em menos de oito meses do ano. Mossoró registrou, na noite da última quintafeira (21), mais um assassinato em 2025. O crime aconteceu em rua do bairro Bom Jardim e resultou na morte de um jovem de 20 anos de idade.

O homicídio de número

51 em Mossoró neste ano aconteceu por volta das 21h20min desta quintafeira, na rua Afonso Pena, nas proximidades do mercado público do bairro Bom Jardim. A vítima de 20 anos foi identificada como Lucas Gabriel Varela da Silva.

A informação é de que ele estava em via pública quando foi surpreendido no meio da rua e morto com

resumão

Estupro de vulnerável

Policiais civis da 100ª delegacia de Polícia (dP) de santana do Matos cumpriram, na manhã desta quinta-feira (21), um mandado de prisão definitiva contra um homem de 49 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido no município de santana do Mato/RN. de acordo com as investigações, o crime ocorreu em 2011, mas o inquérito só foi instaurado em 2014. Na época, a vítima, afilhada do suspeito, tinha 12 anos.

vários disparos de pistola. O relato é de que ele já teria sofrido uma tentativa de homicídio há cerca de um ano. A autoria e motivação dos ataques não foram informadas.

A região onde o homicídio desta quinta aconteceu tem nas proximidades um histórico de suposta comercialização e uso de entorpecentes.

Cruz, ao lado do delegado da 76ª DP de Alexandria, Carlos Michel, o secretário de Segurança Pública do RN, Coronel Araújo, o secretário adjunto, delegado Osmar Filho, e a diretora de Comunicação da Polícia Civil, Dulcinéia Costa. A Polícia Civil do RN ressaltou

que a cooperação policial internacional foi fundamental para a efetivação das prisões e reafirmou seu compromisso no combate ao crime organizado e à impunidade.

O crime investigado aconteceu em 27 de agosto de 2024 e resultou na mor-

te do prefeito Marcelo Oliveira, alvejado dentro de casa, e do pai, Sandi Alves de Oliveira, que também foi atingido pelos disparos. O caso teve ampla repercussão nacional, diante da gravidade dos fatos e da sucessão de crimes políticos na cidade.

Comerciante é encontrado morto na Grande Natal após ser raptado

Um comerciante de 62 anos de idade foi encontrado morto na Grande Natal depois de ser raptado na manhã desta quinta-feira (21). Ele foi identificado como Gileno Crisóstomo de Oliveira. O corpo do comerciante foi encontrado por familiares, por volta das 21h desta quinta, dentro de uma área de mata próximo à comunidade Pau Ferro, em Goianinha.

A informação é de que ele teria saído de casa durante a manhã para colocar comida para os animais, em uma propriedade do sítio Pau Ferro, na zona rural de Goianinha, quando teria sido surpreendido e rendido por criminosos. Ele e um funcionário foram levados pelos sequestradores. Outros quatro trabalhadores conseguiram fugir e avisaram à família do comerciante.

Pouco tempo depois a família recebeu uma foto de Gileno ensanguentado após ter sido agredido pelos criminosos. Em seguida, os bandidos teriam pedido resgate em dinheiro. Buscas foram realizadas durante toda a tarde na região, inclusive com apoio do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), mas nada tinha sido encontrado até então.

Pornografia infantil

Policiais civis da 23ª delegacia de Polícia (dP) de extremoz cumpriram, na manhã desta quinta-feira (21), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 46 anos, suspeito pela prática de estupro de vulnerável. ao todo, foram 10 vítimas, sendo dois filhos biológicos e dois enteados. a prisão do suspeito foi realizada no município de extremoz. Como parte das diligências investigativas, houve a apreensão do aparelho celular do investigado, que, após análise, revelou diversos arquivos de imagens e vídeos envolvendo crianças e adolescentes em situações de exploração sexual.

Adulteração de veículos

Policiais civis da 80ª delegacia de Polícia (dP) de santa Cruz cumpriram, nesta quarta-feira (20), um mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante delito um homem de 30 anos, suspeito de adulterar veículos automotores. Na ocasião, foi apreendida uma motocicleta com indícios de adulteração. as investigações tiveram início após a apreensão de uma motocicleta com sinais de adulteração em seus elementos de identificação. o suspeito já tinha passagem por furto, roubo, receptação e desmanche de veículos.

Com rostos cobertos, ex-vice prefeita Damária, a irmã e vereadora Leidiane, e um homem foram presos no Paraguai
Fotos:

Fábio Oliveira

Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

Além do horizonte

Só a vitória neste domingo mantém chances de sobrevivência

DOepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.

ABC entra em campo neste domingo, dia 24, contra o Retrô, na Arena Pernambuco, precisando desesperadamente vencer para manter viva a esperança de escapar do rebaixamento na Série C. A equipe depende de uma combinação de vitórias próprias e tropeços diretos de rivais, que brigam na mesma faixa da tabela. O ABC é o antepenúltimo colocado, com 17 pontos. Se vencer fora de casa, o alvinegro ganha fôlego e força a disputa na última rodada, mantendo chances matemáticas de permanência, enfrentando em casa o Itabaiana, que está logo acima, com 18 pontos. Empate ou derrota nesta rodada rebaixam o clube potiguar. O cenário é dramático, mas ainda possível, em que pese o fato de o ABC não vencer em casa desde o estadual, quando superou o Laguna. Pior que, no Brasileiro, o ABC tem só duas vitórias, um critério de desempate que pode ser decisivo. Acima dele, todos tem quatro, cinco e até seis vitórias. Para esses dois últimos jogos, jogadores experientes precisam chamar a responsabilidade, como Wallyson, que retorna após cumprir suspensão. A torcida, mesmo à distância, pressiona e apoia na expectativa de reação. O clube já viveu viradas históricas e aposta na tradição para evitar a queda, cujo risco hoje é de 78,9%.

Imagem que marca

Imagem que marca

representava a

em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Francisco e Toinho (falecido).

Time de handebol do Colégio Dom Bosco , nos Jern’s de 1985, no ginásio da ACDP: Ivaniel Lima, Lenílton Junior, Claudio Holanda, Marcelo Duarte, Ronaldo e professor Toinho (falecido). Agachados: Cássio, Valcimom, Fernando, Edilberto Barros e Zico.

A semana na história

A semana na história

Nesta data, há 36 anos (23 de agosto de 1987), morria o ex-piloto francês de F-1

Didier Pironi. Foi em acidente náutico, quando pilotava uma embarcação em competição de Offshore (barcos).

Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!

ANTÔNIO RIVELINO

Bairro Boa Vista

Torcedor do Flamengo

Torcedor do FLAMENGO

A mão que aplaude é a mesma que vaia”

Carlinhos Bala, quando jogava no Sport.

A um empate

J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.

Contra rebaixamento

O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”

No confronto América x Imperatriz, pelas oitavas da Série D, o duelo promete ser equilibrado, mas o América leva vantagem pela força dentro de casa. O Imperatriz aposta na experiência e na boa campanha como visitante. Na ida deu América, 1 a 0. O empate lhe basta.

Do outro lado

Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.

Complicou

O técnico Kobayashi marcou época no futebol potiguar como jogador do América, sendo lembrado com carinho pela torcida. Agora, no comando do Imperatriz, retorna como adversário, mas ainda cercado de respeito.

Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.

Visita

Complicou de novo

Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.

A diretoria do Baraúnas visitou o estádio Fião, na Serra do Mel, com o técnico Eugênio Gomes avaliando a estrutura para os jogos da segunda divisão. O objetivo foi conhecer de perto o gramado e a logística para adaptação da equipe.

Paredão

Em casa?

O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Cena que se repete

O Mossoró Esporte Clube pode surpreender ao mandar seus jogos da segunda divisão no próprio CT, uma ideia ousada e inovadora. As obras de vestiários e arquibancadas estão bem avançadas, deixando o sonho próximo da realidade.

Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.

O primeiro

Emocionados

Isso acontecendo, será o MEC o primeiro clube mossoroense a ter um estádio próprio, o que será um verdadeiro tapa na cara dos rivais Baraúnas e Potiguar, com 65 e 80 anos, respectivamente, mas que ainda jogam de favor.

Potiba

Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.

Combustível

Em tempo, estando pronto, o “Ninho do Carcará” pode ser, também, a casa de Baraúnas e Potiguar, em 2026. Já há esse entendimento entre os que militam no esporte local. A possibilidade é real. Anote.

A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.

Novo manto

Reconhecimento

O Baraúnas lançou e já comercializa camisa para a torcida, em homenagem à Serra do Mel, onde mandará seus jogos: “Uma homenagem ao brilho do mel da Serra e à força do Leão do Oeste”, diz a mensagem sobre a camisa batizada de “Garra Dourada”. Excelente ideia.

Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.

DANIEL GUERRA
fabio willard de oliveira
Reprodução

Técnico do Baraúnas fala sobre amistosos, preparação e rivais na ‘Segundona’

FUTEBOL / Eugênio

MARCOS SANTOS

Da Redação

Otécnico do Baraúnas, Eugênio Gomes, esteve nesta semana em Mossoró, onde visitou o campo de treinamento, o local dos jogos que o Tricolor irá mandar na competição de acesso, além da Casa do Atleta. A visita teve como objetivo alinhar os últimos detalhes do planejamento com a comissão técnica e a diretoria, já com foco total na estreia no Campeonato Estadual da Segunda Divisão.

“Teremos seis semanas de preparação. Mas mais importante do que a quantidade é a qualidade dessas semanas. O planejamento já está todo definido, com os treinos organizados e os materiais prontos. Viemos an-

tes justamente para alinhar tudo com a comissão técnica e a diretoria, garantindo que cada etapa seja bem executada”, afirmou Eugênio, em entrevista à Rádio FM Costa Branca.

AMISTOSOS ATÉ

A ESTREIA

Até o jogo de estreia no campeonato, marcado para o dia 5 de outubro contra o Visão Celeste, o Baraúnas realizará ao menos quatro amistosos preparatórios.

“Já temos amistosos marcados contra equipes amadoras e, para encerrar essa preparação, vamos enfrentar um time profissional da Paraíba ou do Ceará. A ideia é elevar o nosso nível de exigência e identificar onde precisamos melhorar. O mais importante nesses jogos não é vencer, mas sim corrigir erros, ajustar o time

De Letra

MARCOS SANTOS

e chegar prontos para o campeonato”, explicou o técnico.

RESPEITO AOS

ADVERSÁRIOS

Sobre os adversários da competição, Eugênio Gomes demonstrou respeito e cautela. Para ele, não haverá jogos fáceis, e alguns times já despontam como favoritos.

“Conheço o estilo de jogo do João Paulo, técnico do Quinho FC, e tanto ele quanto o Allan Frederico, do Mossoró EC, são, na minha opinião, os melhores treinadores da segunda divisão. São os favoritos da competição e reconheço isso com humildade; não é demérito nenhum admitir. Pelo contrário, é um sinal de que precisarei trabalhar ainda mais, estudar bem os adversários e me preparar”, disse.

msantos@defato.com

Quartas da Libertadores têm domínio de brasileiros e argentinos, e um ‘intruso’

CEle também citou outras equipes que devem brigar na parte de cima da tabela.

“O Alecrim está se reforçando bem, é candidato, assim como o Potyguar Seridoense, onde já trabalhei. Não teremos equipe boba pela frente, então precisamos estar bem preparados

om a definição das oito equipes classificadas para as quartas de final da Copa Libertadores, a tendência de domínio brasileiro e argentino na competição voltou a se confirmar. Dos oito classificados, sete são clubes desses dois países, mantendo uma hegemonia que tem se consolidado ao longo da última década.

Na noite da última quinta-feira, 21, as três vagas restantes foram preenchidas. O Palmeiras eliminou o Universitario, enquanto o River Plate superou o Libertad. A LDU, do Equador, foi a única equipe fora do eixo BrasilArgentina a avançar, ao reverter a desvantagem do jogo de ida e eliminar o atual campeão Botafogo, em uma das grandes surpresas das oitavas de final.

Com isso, os confrontos das quartas terão a presença de Palmeiras, São Paulo e Flamengo, representando o Brasil, além de River Plate, Racing, Vélez Sarsfield e Estudiantes, da Argentina. A LDU aparece como o único “intruso” entre os gigantes sul-americanos.

O desequilíbrio financeiro entre os clubes dos dois países e os demais do continente tem sido um fator determinante para esse cenário. Com maior capacidade de investimento, impulsionada por contratos de transmissão mais lucrativos e patrocínios robustos, brasileiros e argentinos têm montado elencos mais competitivos e, desde 2017, vêm dominando as fases finais do torneio.

Datas

As quartas de final da Libertadores serão disputadas nas semanas dos dias 17 e 24 de setembro, com as semifinais entre 22 e 29 de outubro. A final está prevista para o dia 29 de novembro, no estádio Monumental, em Lima, palco da final de 2019, quando o Flamengo conquistou vitória dramática contra o River Plate.

Série D

Os jogos da volta pelas oitavas de final da Série D acontecem neste fim de semana, quando irão definir os classificados. O América jogará no domingo, 24, contra o Imperatriz/MA, precisando de simples empate. Passando dessa fase, a próxima terá jogos do acesso.

Força americana

Mais de 20 mil americanos devem empurrar o América nesse duelo com o Imperatriz. Até aqui, o “Dragão” é imba-

tível jogando na Arena das Dunas, em Natal. Em 8 jogos, venceu 6 e empatou dois.

Jogo de risco

Neste domingo, 24, o ABC terá jogo importante contra o já rebaixado Retrô/PE, fora de casa, pela Série C. O alvinegro precisará da vitória para chegar à última rodada com chances reais de evitar o rebaixamento à Série D de 2026.

Preço das brincadeiras

Enquanto o Fortaleza afunda na tabela do Brasileirão, o centroavante Deyverson seguia com seu conhecido estilo fanfarrão. Era questão de tempo até que seu comportamento chamasse atenção negativamente, e não deu outra. Após a eliminação na Libertadores, ele e outros jogadores com conduta questionável fora das quatro linhas foram comunicados de seu afastamento do “Leão do Pici”.

para enfrentar qualquer adversário”.

NOVO REFORÇO

O Baraúnas anunciou nesta sexta-feira, 22, a contratação do meia-atacante Histone, de 25 anos. O jogador retorna ao futebol potiguar após atuar pelo North Esporte Clube, de Minas Ge-

rais, na disputa do campeonato de acesso.

Com passagens por clubes como Brasil de Pelotas, Atlético Piauiense, Manaus e Sousa, Histone também é velho conhecido do futebol do RN. Já defendeu Força e Luz, América, Potiguar de Mossoró e Potyguar Seridoense.

Gilmar abre divergência e vota para soltar Robinho

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta sexta-feira, 22, para soltar ex-atleta Robson de Souza, o Robinho, que está preso em Tremembé, no interior de São Paulo.

Gilmar defendeu que seja derrubada a decisão do STF que permitiu o cumprimento no Brasil da pena imposta pela Justiça da Itália por estupro coletivo.

O STF retomou nesta sexta a análise de recurso da defesa de Robinho. Os

SÁBADO, 23

SEGUNDA, 25 DOMINGO, 24

ministros Luiz Fux, relator do caso, e Alexandre de Moraes já apresentaram voto para manter o exatleta preso. Robinho está preso desde março de 2024 em uma penitenciária na cidade de Tremembé, no interior de São Paulo. A sentença estrangeira foi reconhecida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). O ex-jogador, no entanto, nega as acusações. O recurso da defesa de Robinho está sob análise no plenário virtual do STF.

AGENDA JOGOS

16h – Bragantino x Fluminense 18h30 – Cruzeiro x Inter 21h – Grêmio x Ceará

16h – Bahia x Santos 16h – Vasco x Corinthians 18h30 – Fortaleza x Mirassol 18h30 – Juventude x Botafogo 20h30 – São Paulo x Atlético/MG

19h – Palmeiras x Sport 21h – Flamengo x Vitória

Eugênio Gomes atendeu a imprensa na primeira passagem por Mossoró
Repro. Instagram

Mulher

O impacto silencioso da menopausa precoce

OVULAÇÃO / Chamada de insuficiência ovariana prematura afeta 1 em cada 100 mulheres, segundo a organização Mundial de saúde

FLÁVIA FLORES

Especial

Imagine ter menos de 40 anos e, de repente, ver seu corpo entrar em uma fase que muitas mulheres só enfrentam depois dos 50. A menopausa precoce, também chamada de insuficiência ovariana prematura, afeta 1 em cada 100 mulheres, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A condição interrompe de forma precoce a ovulação e a produção de hormônios como estrogênio e progesterona, trazendo consequências físicas, emocionais e sociais que muitas vezes surpreendem pela intensidade.

“É um processo irreversível e que pode causar um impacto emocional profundo. Muitas mulheres sentem que estão envelhecendo antes da hora e podem vivenciar um luto pela infertilidade”, afirma Nanci Utida, Diretora Associada de Assuntos Médicos da Organon Brasil.

A condição pode surgir espontaneamente ou como consequência de doenças autoimunes, tratamentos contra o câncer e cirurgias. Seus sinais, no entanto, nem sempre são reconhecidos de imediato. “Sintomas como alterações no ciclo menstrual, dificuldade para dormir, lapsos de memória, irritabilidade, pele mais ressecada e diminuição da libido podem ser confundidos com estresse ou cansaço, o que retarda o diagnóstico”, explica Nanci.

Entre os exames que ajudam a identificar o problema está a dosagem do hormônio anti-Mülleriano – um marcador importante da reserva ovariana, mas que ain-

da não é solicitado rotineiramente.

A menopausa precoce não é apenas uma questão reprodutiva: ela acelera processos de envelhecimento e aumenta o risco de osteoporose, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e pode trazer até quadros de depressão e ansiedade.

Segundo a médica, embora não seja possível reverter a condição, o tratamento individualizado, que pode incluir reposição hormonal, suplementação de cálcio e vitamina D, atividade física e apoio psicológico, é fundamental para melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações. “No caso da menopausa precoce, os benefícios da reposição hormonal costumam superar os riscos, especialmente para proteger a saúde óssea e cardiovascular”, reforça.

Apesar da percepção de que a condição está se tornando mais frequente, uma pesquisa global publicada na revista científica Climacteric, que reuniu dados de 31 estudos realizados em diferentes países, entre 1980 e 2017, mostrou que os índices permanecem estáveis nas últimas décadas: cerca de 3,7% das mulheres apresentam insuficiência ovariana primária e 12,2% passam pela menopausa precoce. O que aumentou, de acordo com a especialista, foi a conscientização, a procura por ginecologistas e o acesso a exames que permitem identificar casos antes negligenciados.

“Falar sobre menopausa precoce é romper o silêncio em torno de um tema que impacta diretamente a vida, a autoestima e o futuro de muitas mulheres. Informação é a primeira etapa para o cuidado”, conclui.

Principais Características:

1

2 Cessação da menstruação: a ausência de menstruação por 12 meses consecutivos, antes dos 40 anos, é um indicativo.

Diminuição da produção de hormônios: os ovários param de produzir estrogênio e progesterona, que são importantes para o ciclo menstrual e fertilidade.

Diagnóstico e Tratamento:

- o diagnóstico é feito por meio de exames de sangue para verificar os níveis hormonais e avaliação médica.

Sintomas:

os sintomas são semelhantes aos da menopausa natural, como ondas de calor, suores noturnos, insônia, alterações de humor, diminuição da libido e ressecamento vaginal.

Possíveis causas:

Fatores genéticos, doenças autoimunes, tratamentos como quimioterapia e radioterapia, cirurgias nos ovários e algumas condições médicas podem levar à menopausa precoce.

Impacto na fertilidade:

A menopausa precoce pode levar à infertilidade.

- O tratamento pode incluir terapia hormonal para aliviar os sintomas e, em alguns casos, tratamentos de fertilidade para mulheres que desejam engravidar.

Jornal de Fato • sábado, 23 de agosto de 2025
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Contexto

SÉRGIO CHAVES

Os 20 anos da Carmen Steffens Mossoró

A Carmen Steffens Mossoró celebrou 20 anos de atividades e reuniu clientes e colaboradores em coquetel dos melhores na terça (12), na loja alinhada do Partage Shopping. Na oportunidade Sânzia Fernandes agradeceu as parcerias e apresentou a coleção Spring Summer. Noite das melhores com borbulhas, delícias e bolo de Tereza Cristina Fernandes!

Sânzia Fernandes recebendo

Recebendo Lucineide e Poliana Queiroz.

Cristiane Vieira faz festa nesse domingo (24), para celebrar a nova idade do marido, o empresário Sérgio Leite. Felicidades!

Sânzia com a amiga Inessa Linhares Vasconcelos.

A anfitriã com Donária Rocha e Lúcia Monte.

Casal deputado Bernardo Amorim/Kaline. Ele comemorando idade nova no domingo (24). Parabéns!

Ricartte Bettson festeja a esposa

idade nova na

Vivas!

com Georgiano e Zoraide Azevedo e o colunista.

com Zuíla Negreiros.

Gente querida! Casal Laíre Rosado/Sandra. Laíre é o aniversariante festejado da quinta (28). Saúde e paz!

Casal Flávio Vasconcelos/Mima Adour. Mima é a aniversariante festejada da segunda (25)!

Vera faz festa para celebrar a irmã, a arquiteta Silvana Escóssia, folhinha da terça (26)!

para o comunicador Nilton Giacomelli, comemorando a vida na quinta (28). Parabéns!

O único símbolo de superioridade que eu conheço é a bondade.”

Festa

Hoje é dia de vivas para o vereador Petras Vinícius, o jornalista Rodrigues Neto, a cantora Nida Lira e Carlinhos silveira. amanhã (24), é dia de festejar o empresário sérgio Leite de souza, o deputado estadual bernardo Amorim, Amâncio Honorato e Francisco Vieira Neto. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

McDia Feliz

Próximo sábado (23), temos uma ótima oportunidade para ser solidário. É dia do Mcdia Feliz! a venda de big Mac será toda revertida para a associação de apoio ao Paciente com Câncer de Mossoró e Região -aaPCMR incrementar suas atividades. das 10h às 22h, tanto no Partage shopping quanto no drive thru, serão realizadas ações voltadas para o público infantil. Vamos participar!

Congresso

a Liga de Mossoró realiza de 28 a 30 de agosto o seu IV Congresso Multidisciplinar, no Requinte buffet. o evento terá como tema: “genética: Medicina de Precisão para oncologia e doenças Raras e reunirá nomes de destaque na área em palestras, mesas-redondas, cursos e workshops.

Bazar da Vida

de 28 a 30 de agosto, no garbos Recepções, teremos mais uma edição da Feira bazar da Vida e bem + saúde, com todos os stands já ocupados. as Feiras são uma ótima oportunidade de adquirir produtos com excelentes preços e ajudar a instituições da nossa cidade. das 10h às 22h. Vamos, sim!

O Boticário

até o dia 31, o boticário realiza nova edição da campanha promocional de refis, que contempla categorias da marca que vão de cuidados pessoais e cabelos até cuidados faciais e perfumaria. A promoção conta com mecânicas exclusivas e descontos em combos prontos que chegam a 100% off no refil. a iniciativa reforça o uso desse formato de produto, que combina praticidade, economia e menor impacto ambiental.

Mishelângela Medeiros, com
segunda (25).
Abraço
Zilene Medeiros.
Sânzia
Sânzia

Conexão saúde

conexaosaude.defato@outlook.com

Conheça 11 alimentos que ajudam a emagrecer

DICAS / Emagrecer, em primeiro lugar, deve ser algo feito de forma natural e deve sempre priorizar a saúde e o bem-estar do corpo

Ogrande desafio para uma pessoa manter o peso equilibrado e cuidar da saúde é conseguir adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática regular de uma atividade física.

Emagrecer, em primeiro lugar, deve ser algo feito de forma natural e deve sempre priorizar a saúde e o bem-estar do corpo.

A parte estética, por mais que seja o motivo de muitas pessoas para iniciar uma dieta, acaba sendo uma consequência na vida de quem adota uma conduta cheia de saúde.

Por isso, dê preferência por refeições equilibradas e que ajudam a perder o peso de um jeito consciente.

A alimentação funcional é um dos caminhos, pois ela combina certos tipos de alimentos que age no organismo como remédios, auxiliando no emagrecimento.

O segredo para emagrecer é ingerir alimentos que promovem a saciedade no organismo, que acionam o funcionamento do metabolismo, que fornecem nutrientes fundamentais e que ajudam no gasto calórico.

Falando assim até dá vontade de conhecê-los, não é mesmo? En-

tão, vamos explicar melhor sobre esses alimentos, para você já colocar tudo em prática na sua vida.

1. LIMÃO

A dica de ouro para quem quer emagrecer e manter um estilo de vida saudável é espremer um limão na água ou chá para dar mais sabor sem, necessariamente, adicionar mais calorias nela.

Você pode aproveitar essa fruta para fazer um suco detox hidratante e refrescante com pepino, gengibre e limão.

2. OVO

O ovo é uma ótima fonte de proteína. Ainda que a gema possa conter uma concentração maior de colesterol, ovos geralmente não são um problema. De toda forma, você pode usar mais as claras para fazer uma omelete menos calórica.

3. GRÃO-DE-BICO

O grão-de-bico também é uma boa fonte de proteína e é um dos alimentos que ajudam a emagrecer. Por ser uma leguminosa, ele é rico em fibras solúveis, que colabora para que o organismo se sinta mais saciado.

Uma opção perfeita de lanche com poucas calorias é a pasta de grão-de-bico. Você pode comê-la com pães integrais e também pode usá-la para substituir molho ou maionese nas saladas.

4. LEITE DE AMÊNDOAS

O leite de vaca possui muitas calorias e gorduras. Um substituto é o leite de amêndoas, de origem vegetal. Você pode usá-lo em receitas, para preparar vitaminas, pratos veganos e até mesmo para um lanche com granola.

5. FRUTAS

Frutas são sempre bem-vindas e nos ajudam a ingerir os nutrientes que precisamos. Além disso, elas são ótimas para matar a fome de uma forma rápida e saudável.

Tenha em mente que o valor energético de cada fruta varia bastante. Ou seja, a sua nutricionista pode ajudar você a entender melhor qual fruta cabe bem no seu plano ali-

Além de emagrecer com saúde, a alimentação balanceada colabora com a prevenção de alguns problemas de saúde associados ao aumento de peso, como a diabetes, hipertensão, infarto, dores nas articulações e entre outros. Por isso, adote um estilo de vida saudável com alimenta-

NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR

mentar, conforme os seus objetivos.

6. AZEITE

O azeite aumenta a taxa metabólica, promove a perda de gordura e mantém a sensação de saciedade. Ele também é uma fonte de gordura mais saudável e que reduz os níveis de triglicerídeos.

7. BATATA DOCE

A batata doce é rica em potássio e auxilia no controle da pressão arterial, além de trazer saciedade. A nossa única recomendação é evitá-la na forma frita, pois não faz bem à saúde.

8. CHÁ VERDE

O chá verde é o queridinho para aqueles que fazem dietas, justamente por ser um aliado na perda de gordura na região abdominal. Ele também é uma fonte moderada de cafeína, sendo um bom substituto do café, nesse caso.

ção adequada, prática de exercícios físicos regulares, boa hidratação e bom sono para conseguir emagrecer com saúde e melhorar a sua qualidade de vida.

Fique atento às suas necessidades, pois cada pessoa é única e conte com a ajuda de especialistas para te orienta-

9. NOZES

Por ter fibras, proteína e um teor de gordura de boa qualidade, as nozes ajudam a emagrecer e a perder a gordura abdominal. No entanto, vale ressaltar que elas não devem ser consumidas em excesso.

10. GENGIBRE

O gengibre consegue aumentar o metabolismo do organismo, o que o torna um aliado para o emagrecimento. Além disso, ele pode ser usado para dar sabor aos pratos e como chá.

11. LINHAÇA

A linhaça é rica em fibras, proteína e gordura boa, acelerando o metabolismo e absorvendo as gorduras do corpo. Ela melhora a digestão, contribui para o bom funcionamento do intestino, não deixa o organismo reter líquidos, sendo assim um alimento que ajuda a emagrecer.

rem dentro do seu caso.

COLOQUE EM PRÁTICA AS DICAS PARA EMAGRECER

Anotou direito todas as dicas? Agora, é a sua vez de colocar tudo em prática para começar a consumir os alimentos que ajudam a emagrecer com saúde.

SESSÃO Style

KIDS

Em tempo de Tráfego Look Kids 2025, selecionamos imagens lindas de Book digital de duas modelos do cast infantil da agência Tráfego Models: Athena Hadassah e Luna Morais.

Maravilhosas usando looks da loja BomTom em fotos assinadas por Pedro Sobrinho.

Aqui, uma moda divertida, moderna e cheia de estilo!

QUER SER MODELO?

A Tráfego Models abriu inscrições para o concurso Tráfego Look Kids, para meninos e meninas com idade de 5 a 13 anos.

Informações: 84.994113130

FICHA - TÉCNICA:

Produção de Moda / Styling: Georgiano Azevedo

Assistente: Edi Medeiros

Fotos: Pedro Sobrinho

Modelos: Luna Morais e Athena Hadassah (Tráfego Models Kids)

Beleza: Ligidy Rocha e Jarlyne

Martins Looks: BomTom

GEORGIANO AZEVEDO

Athena Hadassah, toda linda, em três propostas de looks diferentes da BomTom.
Luna Morais, vencedora do Tráfego Look 2024, cheia de estilo com a moda BomTom.

Inteligência Artificial IMPULSIONA startups potiguares

Inteligência Artificial impulsiona startups potiguares

ORio Grande do Norte desponta como um terreno fértil para a inovação tecnológica no Brasil, tendo a inteligência artificial como protagonista dessa transformação. Dados recentes da Great Place to Work revelam que 73% das empresas potiguares já utilizam IA em suas rotinas — um índice muito acima da média nacional. Essa adesão não apenas coloca o Estado no mapa da tecnologia, como também demonstra a maturidade de um ecossistema que entende a inovação não como modismo, mas como estratégia de futuro.

Exemplos como Kenai, Capte.AI e Hais Tech mostram como startups locais estão convertendo tecnologia em soluções concretas para comunicação, captação de recursos e saúde. Mais do que modernizar processos, elas democratizam acessos, ampliam oportunidades e potencializam resultados em áreas essenciais. A inteligência artificial, portanto, não se limita ao campo técnico: torna-se um vetor de desenvolvimento econômico e social, projetando o Rio Grande do Norte como referência nacional em inovação.

Conheça um pouco mais desse mercado em expansão por meio da reportagem especial de DOMINGO, produzida de forma colaborativa por Carol Reis.

Boa leitura!

Ângela Karina

BalaDa Do IMpostor

Inteligência Artificial startups potiguares impulsionadas pela Ia.

autodidata

arthur Rosa: prelúdio para um só artista

artigo de opinião: ervas daninhas da alma – a culpa

receita

• edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Augusto Paiva

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• impressão – Gráfica De Fato

• editora e revisão – Ângela Karina Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com

DoMiNGo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

Rocambole de linguiça com ovo cozido

IngreDIentes

700 g de Linguiça Toscana seara

3 ovos cozidos e gelados

30 g de cebola ralada

10 g de alho picado

2 colheres de sopa de cheiro-verde picado

100 g de farinha de rosca sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

MoDo De preparo

Como fazer rocambole de linguiça

Preparação dos ovos

Cozinhe os ovos em água fervente por 10 minutos;

Retire e transfira para uma tigela com água gelada para interromper o cozimento; descasque e reserve;

Massa De lInguIça

Retire a pele da linguiça e descarte; em uma tigela, misture a carne com a cebola ralada, o alho picado, o cheiroverde e a farinha de rosca até formar uma massa homogênea; Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto;

s obre uma folha de papel alumínio, abra a massa de linguiça formando um retângulo de aproximadamente 1,5 cm de espessura;

disponha os ovos cozidos inteiros no centro do retângulo, enrole a carne delicadamente com a ajuda do papel alumínio, formando um rocambole bem firme;

CozIMento

Preaqueça o forno a 200°C, transfira o rocambole para uma assadeira e asse por 30 minutos com o papel-alumínio; Retire o papel e asse por mais 10 minutos para dourar;

FInalIzação

Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar. sirva quente. Bom apetite!

sábado, 23 de agosto de 2025

Fonte: Minha Receita

14 Domingo

Artigo de

opinião

ERVAS DANINHAS DA ALMA

(A CULPA)

Artur Leite

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Reconcilia-te com teu irmão enquanto estás a caminho.” Jesus (Mateus; 5,23).

Todo sentimento próprio da alma não há como definir, pode até ter conceitos, já que se trata de algo intrínseco, que no âmago de cada ser pode brotar e frutificar de maneira diversa, sendo a consciência responsável por processar tal colheita.

Há um adágio que diz: “A culpa condena.”

A culpa, esse sentimento de cobrança, pode-se dizer que é o reconhecimento de uma atitude equivocada, que não deveria ter cometido, mas o fez. Ela provocou algum prejuízo (seja material ou moral) a si mesmo ou a outrem. Em certo momento, a consciência o cobra, tornando-se mais das vezes verdadeira sombra. Um chocalho a badalar em noite de insônia. Um sino a tocar na torre da consciência anunciando a necessidade de uma expiação, que leva ao arrependimento sincero e que, embora revestida de dor, impulsiona o ser à reparação.

Tal sentimento “culpa” tem perigosas matrizes nas sendas da evolução moral e espiritual do ser que o constrange a curvarse diante de alguns atos equivocados. Tal estado psicoemocional provoca em sua consciência alguns sentimentos prejudiciais, tais como o autojulgamento, a autocondenação e a autopunição.

Importa que ele se liberte das lamentações, dos processos psicológicos de transferência da “culpa”, da autocomiseração, das condutas autopunitivas, assumindo com lucidez e calma a responsabilidade por seus atos.

Não agindo assim, a culpa acompanhará o culpado até que ele consiga de-

la libertar-se pelo reajuste da própria consciência.

Os erros, quando descortinados à fonte, seguidos de um forte desejo de reparação, ajudam sobremaneira na compreensão dos novos caminhos a serem trilhados, fomentando a trajetória e boas condições para evolução. Não há sentido para o ser humano determinadas escolhas se não souber o porquê delas. Sob a luz da esperança e a fé raciocinada, haverá mais consciência de que é preciso mudar, como mudar e quando mudar. E mesmo que não consiga reformar em determinados aspectos, deve perseverar, buscando não cair em repetição do mesmo erro; passando a seguir as virtudes do bem servir. Porque “O amor cobre uma multidão de pecados” (I Pedro; 4,8).

Há uma informação que se perde na poeira do tempo, que errar é humano; tem uma certa verdade na afirmativa devido à condição das almas que habitam a terra, que, ainda, muito necessitadas de aprimoramento moral. Portanto, seguem acertando e errando, não há pessoas perfeitas na Terra. O caminho é difícil, haverá sempre tropeços; mas a razão pede que siga em frente, só assim terá, no reconhecimento do erro, a fonte de aprendizado para o crescimento interior. Conseguindo se redimir, o coração se regozija.

A vida na Terra é um aprendizado constante. E só cresce quem tem humildade para aprender, discernimento para ensinar e, sobretudo, coragem de renovar atitudes para melhor.

Com o intuito de ilustrar o assunto, transcrevo parte do capítulo 22 do livro Pensamento e Vida:

“Projetando as energias dilacerantes de nosso próprio desgosto, ante a culpa que adquirimos, quase sempre somos subitamente visitados por silenciosa argumentação interior que nos converte o pesar, inicialmente alimentado contra nós mesmos, em mágoa e irritação contra os outros.

É que os reflexos de nossa defecção, a torvelinharem junto de nós, assimilam, de imediato, as indisposições alheias,

carreando para a acústica de nossa alma todas as mensagens inarticuladas de revolta e desânimo, angústia e desespero que vagueiam na atmosfera psíquica em que respiramos, metamorfoseando-nos em autênticos rebeldes sociais, famintos de insulamento ou de escândalo, nos quais possamos dar pasto à imaginação virulada pelas mórbidas sensações de nossas próprias culpas.

É nesse estado negativo que, martelados pelas vibrações de sentimentos e pensamentos doentios, atingimos o desequilíbrio parcial ou total da harmonia orgânica, enredando corpo e alma nas teias da enfermidade, com a mais complicada diagnose da patologia clássica.

A noção de culpa, com todo o séquito das perturbações que lhe são consequentes, agirá com os seus reflexos incessantes sobre a região do corpo ou da alma que corresponda ao tema do remorso de que sejamos portadores.

Toda deserção do dever a cumprir traz consigo o arrependimento que, alentado no espírito, faz-se acompanhar de resultantes atrozes, exigindo, por vezes, demoradas existências de reaprendizado e restauração.

Cair em culpa demanda, por isso mesmo, humildade viva para o reajustamento tão imediato quanto possível de nosso equilíbrio vibratório, se não desejamos o ingresso inquietante na escola das longas reparações.

É por essa razão que Jesus, não apenas como Mestre Divino mas também como Sábio Médico, aconselhou-nos a reconciliação com os nossos adversários, enquanto nos achamos a caminho com eles, ensinando-nos a encontrar a verdadeira felicidade sobre o alicerce do amor puro e do perdão sem limites.”

(Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito Emannuel).

Desta forma, fica claro que, se errar é humano, diluir os erros e ter resignação são as alavancas para impulsionar a vida, para prosseguir a marcha nas trilhas do bem, trabalhando e servindo, para reparar os fracassos da caminhada.

Jornal de Fato

BALA dA do i M po Stor

A farsa do sonho americano

JOSÉ D e PA i VA re BO u ÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

Por décadas, fomos alimentados com a ilusão de um “sonho americano”, uma terra de oportunidades onde a liberdade e a justiça reinavam. Filmes e séries, que antes pareciam ficção distópica, hoje se revelam documentários proféticos. A cortina caiu, e o que se revela é um espetáculo grotesco de hipocrisia e desumanidade.

Não é mais possível ignorar a verdade. A suposta democracia americana, tão alardeada e imposta ao mundo, desmorona sob o peso de suas próprias contradições. O comportamento de figuras como Trump não é um desvio, mas a escancarada face de um sistema que segrega seu próprio povo e intervém negativamente no resto do mundo.

A perseguição a latinos e muçulmanos, a brutalidade policial contra negros, a normalização da violência armada, tudo isso, antes um roteiro de suspense, é agora a realidade nua e crua.

As telas nos mostraram advogados falseando informações, acordos fraudulentos, empresas espoliando clientes, médicos negando atendimento de urgência. Vimos personagens trabalhando até a exaustão, sem férias, viciados em uma rotina que lhes roubava a alma.

A dieta de ultraprocessados, as combinações culinárias improváveis, o consumo desenfreado, um reflexo da alma vazia de uma nação que trocou

a essência pela embalagem.

E por trás de toda essa podridão, uma falsa moral cristã, um véu de santidade que mal esconde a depravação. Uma perseguição implacável a qualquer um que ouse questionar os pilares de uma sociedade construída sobre a exploração e a mentira. Pessoas com o último modelo de iPhone, mas vivendo em seus carros, sem plano de saúde, sem folga, sem estabilidade. A

imagem do sucesso, um verniz fino sobre a miséria.

O “sonho americano” nunca foi mais que uma peça publicitária, estampada no outdoor da história. Quem acredita que lá está o paraíso talvez só precise de um pouco de coragem para tirar os óculos com lentes pintadas e, enfim, enxergar que por trás da vitrine, o brilho não passa de reflexo da luz de néon, tremendo, prestes a apagar.

Domingo
Jornal de Fato

INTELIGÊNCIA

Artificial impulsiona startups potiguares

4 Domingo Jornal de Fato

transtornos neurológicos, incluindo o TEA”, relata o pesquisador.

Ainda segundo Eurico, os resultados de sua pesquisa indicam que o uso de ferramentas adaptadas melhora a aceitação dos medicamentos, promovendo uma abordagem mais humanizada e eficaz. A pesquisa destaca a relevância da tecnologia na saúde pediátrica e seu potencial para transformar práticas clínicas, especialmente em populações vulneráveis, como os indivíduos com TEA.

O estudo reforça a importância de envolver cuidadores e profissionais em todas as etapas do tratamento, assegurando que as necessidades da criança sejam o foco principal. “O ALEF representa um avanço importante ao unir ciência, tecnologia e sensibilidade, favorecendo não apenas a adesão ao tratamento, mas também fortalecendo o vínculo entre a criança, a família e a equipe de saúde”, afirma a coordenadora do PPGB/UnP, professora doutora Amália Rêgo.

Para o orientador do projeto, professor doutor Fausto Pierdoná Guzen, o ALEF é um exemplo de como a pesquisa acadêmica pode gerar soluções práticas e humanizadas, especialmente para públicos que enfrentam desafios tão específicos como as crianças com TEA. “Acreditamos que a inovação na área da saúde precisa estar a serviço das necessidades reais da população. A conquista da patente é motivo de grande alegria, porque reconhece o potencial transformador desse trabalho e abre portas para que ele chegue a quem mais precisa”, pontua.

Fonte: Ideia

Domingo
Jornal de Fato

AL e F

Ferramenta facilita administração de medicação líquida em crianças com TEA

Desenvolvida em formato de elefante, novidade criada no Rio Grande do Norte recebeu patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Um dispositivo inovador, criado no Rio Grande do Norte, promete transformar o cuidado com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ALEF, acrônimo de Adaptador Lúdico em Forma de Elefante, facilita a administração de medicamentos líquidos nesse público, que frequentemente enfrenta dificuldades relacionadas a aversões sensoriais e resistência comportamental.

O produto, que recebeu patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número BR 10 2024 026085 6, incorpora elementos lúdicos, sensoriais e interativos, projetados a partir de modelagem 3D e impressão com materiais acessíveis. O objetivo é reduzir o estres -

se no momento da medicação e melhorar a adesão ao tratamento de forma mais humanizada.

Trata-se de um dispositivo que funciona como suporte para acoplar uma seringa dosadora padrão do mercado, a mesma que acompanha os medicamentos líquidos fornecidos pela indústria farmacêutica. Um dos objetivos do ALEF é ocultar a seringa dosadora, de modo que ela não seja vista ou percebida pela criança, facilitando a aceitação no momento da ingestão. Isso é possível porque a ferramenta tem a aparência de um brinquedo.

O projeto levou quase dois anos para ser desenvolvido. O criador é o aluno do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/ UnP) e, agora, doutor em Biotecnologia da Saúde, Eurico de Sou -

za Costa. “A proposta sempre foi criar uma solução que respeitasse as particularidades das crianças com TEA e tornasse o momento da medicação menos traumático. Saber que o ALEF agora é uma tecnologia patenteada reforça o potencial de facilitar a rotina diária de muitas famílias e profissionais de saúde”, comemora.

O interesse dele pelo tema ganhou força com o aumento da visibilidade dos casos de Transtorno do Espectro Autista, observado no dia a dia e nas discussões públicas. “Minha motivação surgiu quando atuei na indústria farmacêutica, em uma linha de medicamentos voltados ao sistema nervoso central. Na época, atendia um território que ia da Paraíba a Rondônia e, ao longo de quase quatro anos, ouvi inúmeros relatos médicos sobre

Domingo

5

ORio Grande do Norte lidera o uso de inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo, consolidando-se como um polo de inovação tecnológica no país. É o que aponta a sétima edição do Relatório de Tendências da Great Place to Work (GPTW), com 73% das empresas potiguares já utilizando a tecnologia em atividades rotineiras, percentual acima da média nacional, que é de 50%.

A presença da IA no cotidiano das empresas do Estado reflete

uma tendência que se consolida em diversos setores da economia. De assistentes virtuais a sistemas de análise preditiva, as soluções baseadas na tecnologia vêm sendo incorporadas por organizações de diferentes portes, seja para otimizar processos, reduzir custos ou ampliar a competitividade.

A incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), vinculada à UFRN, reúne iniciativas que exemplificam bem essa tendência. Startups como Kenai, Capte.AI e Hais Tech demonstram como a IA pode ser aplicada em diferentes segmentos, do marketing digital à saúde, passando pela captação de

recursos para inovação.

A Kenai, criada em 2023, aposta em um chatbot capaz de editar vídeos de forma rápida e de baixo custo, diretamente pelo WhatsApp. O objetivo é democratizar o acesso a soluções de marketing digital, permitindo que micro e pequenas empresas produzam conteúdo de qualidade sem a necessidade de uma equipe técnica especializada.

Tales Gomes, CEO da Kenai, explica que a adoção da inteligência artificial foi estratégica para acelerar o processo de edição de vídeos e otimizar a análise do material recebido, mas a empresa quer ir além. “Hoje, a IA nos auxilia muito

A startup KeNAi democratiza a edição de vídeos com seu chatbot, que produz conteúdo de qualidade para micro e pequenas empresas

Lenart Verissimo – Metrópole Parque/UFRN

6 Domingo

na análise das fotos e vídeos recebidos. Os usuários percebem imediatamente que houve um cuidado no vídeo criado. Nosso próximo passo é avançar na personalização, incorporando avatares, pessoas geradas por IA, que falem diretamente sobre os produtos comercializados”, comenta.

Com mais de 15 anos de experiência e cerca de R$ 65 milhões captados, a Capte.AI resolveu apostar na inteligência artificial para automatizar a elaboração de projetos para captação de recursos. A plataforma transforma formulários complexos em perguntas simples, reduzindo em até 60% o tempo de preparo e aumentando a competitividade das propostas.

“A inteligência artificial nos proporcionou um aumento de produtividade gigantesca. Hoje, conseguimos oferecer a qualquer organização a chance de ter um projeto

competitivo, com potencial de captar até R$ 300 mil, graças a uma IA treinada em centenas de editais, que garante precisão e aderência aos principais critérios de avaliação”, afirma Gileno Negreiros, CEO da Capte.AI.

A solução se destaca por sua interface intuitiva, disponível via WhatsApp e web, que entrega automaticamente documentos formatados e prontos para submissão, ampliando a escalabilidade e potencializando resultados.

A SS i S tê N ci A à S Aú D e

Na área da saúde, a startup potiguar Hais Tech desenvolveu o Hais-UTI, solução para monitoramento remoto e inteligente de pacientes em estado crítico. Integrado a monitores multiparâmetros, o sistema capta e interpreta sinais vitais em tempo real, oferecendo suporte à tomada de decisão mé-

A cAPteAi otimiza a captação de recursos ao automatizar a elaboração de projetos complexos, reduzindo o tempo de preparo e aumentando a produtividade

dica com alto grau de precisão.

O grande diferencial está na aplicação de inteligência artificial capaz de interpretar dados estruturados e não estruturados, automatizar processos complexos e gerar insights clínicos instantâneos, garantindo eficiência e segurança no atendimento.

Com funcionalidades como classificação de risco de morte por IA, previsão de tempo de internação e um assistente médico virtual baseado em IA generativa, a plataforma apoia profissionais de saúde com sugestões de conduta, elaboração automática de resumos clínicos e respostas fundamentadas em literatura científica.

De acordo com Ramon Malaquias, CEO da Hais Tech, a solução está em fase de validação com parceiros estratégicos, como a Liga Contra o Câncer. “Queremos alcançar a revolução que a inovação tec-

Lenart Verissimo – Metrópole Parque/UFRN

fiteiro no centro de Manhattan e depois como pintor neoexpressionista. Esteve fora das ruas, depois, dentro das casas.

O expressionismo busca alcançar, de modo bem distinto do realismo, uma deformação da realidade, do nosso entorno, do que se apresenta aos nossos olhos. Assim, é necessário o que suplanta no íntimo do artista, ou seja, a subjetividade como permanente plano de fundo e o que vem a ser tema da tela, embora usar o termo “tema” esteja muito distante do que Basquiat plasmou em suas telas plenas de hibridismo. Na sua paleta, constava toda uma sorte de cores, permitindo manusear um lastro pictórico que tornou seus trabalhos cheios de uma riqueza cromática, riscando ou justapondo símbolos, palavras, pessoas. Não havia limites de códigos para ocupar o todo da tela. O mais interessante, talvez, seja o signo linguístico mesclado ao signo imagético; nada respeitando. Do jeito que era dentro, também o fora reverberava sua beleza.

No que concerne a Arthur Rosa e sua profusa obra, vamos isolar algumas telas e tecer alguns comentários que talvez possam dizer da sua sintaxe e do seu vocabulário imagético como artista plástico. Entre tantas telas articuladas por meio de pinceladas cruas, em uma expressividade que parece estar pouco ligando para o que se convencionou por “harmonia”, ergueu uma série cujo substrato é a cor vermelha e suas nuances. Alguns quadros são dípticos, trípticos ou divididos em quatro partes. Todos são autônomos, ou seja, podem mudar a ordem na qual estão justapostos.

A parcimônia no uso do vermelho não apenas apresentou uma

sobriedade às telas – ao refratar o contraste com outras cores, como sucedeu com grande número de outros trabalhos – como também fez valer sugestões de corpos humanos riscados. A garatuja permanece. Há uma sugestão de uma busca de o objeto retratado ser visto como eivado de emoção, sentimento, de como é enxergado através do íntimo. Quero dizer que interpreta à revelia do que se encontra no entorno, de seus contornos, de seus semblantes ou do que foi convencionado como belo ou se encontra na moda. Assim, faz imperar a subjetividade de um qualquer homem, que não passa de uma mescla de formas de sentir, representar, ser em um tempo, diferente em outro. Enfim, o ex -

cesso dessas bipolaridades deságua em um rio (um humano), em um estuário largo e, talvez, difícil de conviver.

O uso da cor primária vermelha não poderia deixar de ser a que mais representa uma sensibilidade contempladora do mundo a partir de suas idiossincrasias, de sua experiência de vida, de como se fez homem, de como isola e vê sem olhar, retendo o que lhe interessa, da maneira como pulsares interiores fazem sair pelos olhos. Vermelho não poderia deixar de ser o melhor para expressar um espírito como o de Arthur Rosa.

Dias rudes, noites insones testemunharam minha fé.

Henriqueta Lisboa

Domingo
Jornal de Fato

10 Domingo

retirada a pele acumulada pelos dias e por seus trabalhos, possibilitando uma conversa que não traga, nem de leve, algo pesado ou que venha a pesar durante o séjour dos que permanecerão nacos de dias, lascas de horas, a fazer durar, a fazer um cansaço de quem hospeda, já nos dias intermináveis que têm o jugo dos ombros e das pernas.

Não há como adentrar os meandros da obra de Arthur Rosa sem antes fazer uma devida persignação na ara cujo orago é Jean-Michel Basquiat (22.12.1960–12.8.1988) – considerado por críticos, colecionadores e curadores como o maior nome da arte moderna. Seria fugir do nosso foco se ficássemos a arrolar detalhes de um jovem rapaz, morto aos 27 anos devido a uma opioid overdose.

É desnecessária uma busca mais aprofundada para explicar a maneira desse conjunto de vetores psicológicos que o conduziu à autodestruição. Estava escrito que as Parcas teceriam rapidamente para cortar o fio da Fortuna, encerrando uma vida na qual o quebracabeça detinha todas as peças, encaixando o desenho de uma vida plena de riscos e sem medo do desregramento (hybris). Eram tantos elementos, desde muito cedo, com contornos de uma película de Tânatos, que não precisava ser adivinho para franzir os olhos e dizer o que iria acontecer não muito tarde.

O quanto lhe coube de naco de uma existência breve pode ser comparado a um vergado arco no qual estavam inclusos diversos paradigmas. Era coisa demais misturada. Estava incluso ser de etnia negra, orientação sexual multicromática, artista marginal, dependente químico, ou seja, uma errância que

sábado, 23 de agosto de 2025

provou de tudo o que é espécie no que diz respeito ao corpo, ao amor eros, ao amor philia, na sua amizade com Andy Warohl.

O que estou dizendo bate em cheio no que consta de muita emoção e de sentimentos vários nas suas telas. Também não poderia deixar de aparecer o que se formara como artista plástico. Filiou-se a um gênero híbrido, não podia ser outro. Eis o Expressionismo, o Simbolismo e o Surrealismo. Desse modo, não poderia deixar de ser o mito fundante de uma escola cujo substrato detinha semelhanças morfológicas, cerzida de uma ancestralidade revestida de alguns

paradigmas, a partir de uma originalidade assinalada desde sempre sobre aquele ungido a se dar em mente e corpo em um ser e suas possibilidades de provar tudo o que aparecesse à sua frente, sem medir as contas e os riscos.

Com efeito, não se definiria sua inquietude tão somente como uma aptidão para a arte, mas também para se lançar nos riscos que estão no livre arbítrio. Quanto custa? Pouco importa. Cronos escorre na ampulheta dos dedos, sendo suficiente esfregar um dedo no outro. Sua trajetória estética explica o lado da encruzilhada que entrou (escolheu?): começou como gra-

nológica pode trazer para a saúde — uma transformação que vai além dos desafios técnicos. É preciso romper as barreiras ainda presentes no setor e garantir, cada vez mais, que a tecnologia seja uma importante aliada na prestação de serviços de saúde com a excelência que o setor exige”, destaca.

t e ND ê N ci A x e S tr At É gi A D e F utur O

A inteligência artificial vive um momento de consolidação e já se afirma como uma força capaz de transformar mercados, gerar impacto econômico e impulsionar avanços sociais. Longe de ser algo passageiro, o movimento aponta para uma tendência duradoura. Para Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, essa transformação tende apenas a se fortalecer nos próximos anos.

“O mercado de tecnologia já enxerga a IA como estratégia de negócio, seja como núcleo do produto ou serviço, seja como ferramenta de produtividade. Investidores, como a WOW Aceleradora, já têm lotes exclusivos de investimento para startups que utilizam IA nessas frentes”, explica.

Ele destaca, ainda, a relevância de iniciativas de formação como o programa Metrópole IA 360, criado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). “Foi uma proposta visionária, que pensou em uma esteira completa de capacitação, desde cursos de curtíssima duração para disseminação de ferramentas práticas de IA até um programa de pós-graduação focado em desenvolver pesquisadores envolvidos com o estado da arte acadêmicocientífica, mas totalmente conectados às demandas práticas do mercado”, afirma.

rodrigo romão afirma que a inteligência artificial se consolida como uma força capaz de transformar mercados e impulsionar o desenvolvimento social

Domingo
Jornal de Fato
O sistema HAiS auxilia o setor da saúde com o monitoramento inteligente de pacientes, oferecendo suporte rápido à tomada de decisão médica
Lenart Verissimo – Metrópole Parque/UFRN
Lenart Verissimo – Metrópole Parque/UFRN

AUtodidAtA

Arthur Rosa: prelúdio para um só artista

MÁrCio De liMa DaNTas Especial

Quem há de completar a obra que reguei com meu pranto e suor.

Henriqueta Lisboa

Arthur Rosa nasceu em 25.6.1984, em Natal. Atualmente, está radicado em Galway, uma cidade marítima e portuária da Irlanda. Ao se contemplar de longe, a paisagem que o cerca se descortina em um casario multicolorido à beira de águas plácidas, cujo reflexo reverbera com nitidez o que se ergue de casas no limite das águas imotas. As edificações seguem um padrão verticalizado, pontilhado de inúmeras janelas, cujo efeito reforça essa imagem de apontar para o firmamento. Sendo um artista autodidata, obviamente se rege muito mais

sábado, 23 de agosto de 2025

8 Domingo Jornal de Fato

pela intuição do que pela razão. Os oráculos interiores não apenas são sempre consultados, mas também expõem uma espécie de jugo causado por toda uma espécie de emoções habitantes das locas de pedras do seu interior. Tais emoções são capazes de, espontaneamente, pulsar vontades de potências, buscando emergir por meio de fumaças metafóricas, plasmando objetos, minérios, contornos, riscos agressivos e manuseio de cores como se estivesse com raiva. Enfim, há toda uma sorte daquilo que não é necessariamente ipsis litteris como se encontra no mundo real.

O fato de se autorrepresentar como intuitivo inscreve Rosa no que livremente ousamos nominar Escola Basquiat, na medida em que muito se assemelha ao grande pintor, que hoje influencia toda uma gama de outros artistas, por tudo quanto é canto. Acontece que Arthur Rosa não somente copia o maior de todos, mas também, por meio das suas emoções e de sentimentos vários, faz saber da sua gramática e usa os paradigmas de uma maneira inteiramente singular: o desenho do humano, as palavras, os símbolos e grafites.

Longe de querer ultrapassar sua referência maior – fazendo a gente lembrar de Harold Bloom e sua noção de “poeta forte” –, aqueles que fincaram estacas de madeira de lei na História da Poesia são influências impossíveis de ser ultrapassadas, tais como Fernando Pessoa, Marianne Moore, Arthur Rimbaud. O que Arthur Rosa tão somente imprimiu no contexto da pintura

foi sua marca, seu número e sua singularidade, de forma despretensiosa e, à sombra e à fama de

Jean-Michel Basquiat, ergueu sua continuidade nessa Escola. Ele demonstrou ser um aluno diligente e capaz de fazer uma enorme diferença face a outros que também ousaram dar sua própria solução. Era de uma persistência ao insistir que o construto Arte Expressionista detém tantas possibilidades a partir da deformação do real, de modo a vincular seu trabalho ao Expressionismo como vanguarda no início do século XX. Não que imite, mas retém o que vamos chamar de “teoria”, demonstrando que não está relacionado ao tempo e ao lugar.

Gostaria de deixar este apontamento para, talvez, esclarecer mais nosso projeto escritural. Como tantos escritores que fazem crítica de arte, ou mesmo erguem escritos de qualquer qualidade, pode ser que, muitas vezes, por seu estilo, comecem pelos últimos parágrafos, pelo que chamam de conclusão, pelos pequenos excertos que apenas dirão “enfim”, com uma vírgula. Acontece que, alguns gêneros literários como os ensaios, como este ensaio, ainda insistem em encompridar conversa, pois estavam faltando alguns parágrafos, certas ideias não terminadas, ou o que estava no aguardo, esperando a porta abrir depois de algumas batidas, também insistindo na companhia, pois quem está em casa se encontra nos fundos e não dá para escutar direito, devido ao ofício do proprietário, que elabora esculturas seja em madeira, seja em aço escovado.

Com efeito, haverá sempre uma explicação para a inércia dos ouvidos e sua respectiva ausência de um ouvir por enquanto, assomando pela casa, a escutar o que dizem aos que chegam. Quase sempre é

Domingo
Jornal de Fato

Televisão

Jornal de Fato • sábado, 23 de agosto de 2025

>> Renato Góes, protagonista de “Vale Tudo”, celebra sequência de projetos na tevê

Sustentável leveza

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

debate feminino / Com guinada para o entretenimento, “Saia Justa”cresce em audiência e faturamento ao apostar na falta de debate e assunto banais

Conversa fora

No ar há exatos 23 anos, o “Saia Justa” é um programa que precisa de movimento. O formato pode até não mudar muito, afinal é, basicamente, um debate feminino sobre os mais diversos temas. No entanto, por orbitar no universo das ideias e opiniões, a renovação das vozes está na ordem do dia ou a produção corre o sério risco de andar em círculos. Engessar um de seus programas de maior repercussão é o grande medo da direção do GNT. Por isso, mais uma renovação se fez necessária na dinâmica do programa, que acaba de ganhar duas novas debatedoras Erika Januza e Juliette. A atriz e a vencedora da edição 2021 do “Big Brother Brasil” se juntam a Bela Gil, que está no sofá desde 2023, e Eliana, âncora que fez sua estreia no programa na temporada passada. Já esperada, a permanência de Eliana à frente da produção é algo que diz muito sobre as prioridades do GNT e sua atual programação, onde audiência e faturamento estão acima de qualquer aprofundamento ou prestígio.

A primeira fase do “Saia Justa” teve duração de 10

anos com a mediação da jornalista Mônica Waldvogel, que dividiu o sofá com nomes como Fernanda Young, Marina Lima, Rita Lee e Marcia Tiburi. Quando resolveu sair da produção, Mônica foi substituída por outra jornalista, Astrid Fontenelle, que foi âncora do programa por 11 anos e teve ao seu lado figuras como Larissa Luz, Mônica Martelli, Taís Araújo e Pitty. Sempre privilegiando diferentes origens e vivências, o grande trunfo do “Saia

Justa” era incentivar as vozes dissonantes, onde mulheres podem e devem discordar uma das outras sem parecer falta de sororidade, o que afastava o programa de uma simples conversa de comadres. Acontece que, com a entrada de Eliana, a produção naturalmente tomou um caminho mais superficial e próximo do entretenimento. Com isso, pautas e temas ficaram mais leves e o programa tem ficado cada vez mais chapa branca.

A audiência dessa fase mais branda respondeu positivamente – apostar no simplório sempre dá certo. Além disso, o nome de Eliana ajudou o programa não apenas a se manter como o maior faturamento do canal pago, mas também a conquistar grandes marcas como patrocinadores. A entrada de Juliette, com seus milhões de seguidores nas redes sociais e alto apelo popular, só reforça que o GNT escolheu para o “Saia Justa” o caminho fácil do sucesso, mesmo que isso signifique cair no discurso óbvio e nas conversas sem profundidade. Do quarteto atual, a única que parece ter algo realmente original e relevante para dizer é Januza, presença realista e espirituosa que conecta o programa aos seus anos mais relevantes.

prinCipal / Renato Góes, protagonista de “Vale Tudo”, celebra sequência na tevê

Sustentável leveza

Ohorário nobre traz naturalmente uma enorme carga de responsabilidade diante das câmeras. Há quase 20 anos na tevê, Renato Góes assumiu todas as doses de pressão e exigências que o remake de “Vale Tudo” carrega. Ainda assim, em meio a toda a tensão de refazer uma clássica obra da teledramaturgia, ele encontrou caminhos de alívio, tranquilidade e, principalmente, prazer ao encarnar o esforçado Ivan. “É um projeto incrível, mas que traz muita responsabilidade. Você acaba se sentindo muito contemplado pela carreira. São quase 20 anos de Globo. 13 novelas. É quase um abraço”, valoriza.

Na novela das nove, Ivan é um sujeito gente boa, charmoso e sagaz. Apesar de não ser uma pessoa abençoada pela sorte, ele sabe abrir seus caminhos e dorme e acorda em busca da grande oportunidade que vai mudar sua vida. Encontra em Raquel, papel de Taís Araujo, amor e apoio para sua jornada. “O Ivan é um cara super gente boa e muito ambicioso, a fim de dar certo naquilo que vê como uma justiça. Eu quero que o Brasil se reconheça nes-

se personagem como alguém que quer fazer de tudo para ter aquilo que acha que merece”, aponta.

P – Logo após “Família é Tudo”, você entrou para o elenco de “Vale Tudo”. O que mais chamou a sua atenção nessa participação na novela das nove?

R – Foi uma oportunidade repleta de respeito e admiração. Uma responsabilidade também, né? Mas você acaba se sentindo muito contemplado pela carreira. Uma fase muito gostosa de dedicação à minha carreira. São quase 20 anos de Globo. 13 novelas. É quase um abraço. Espero seguir por mais 20 anos (risos).

P – Qual foi o seu contato com a obra original de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères?

R – Eu cheguei a começar a rever a novela, mas não fui muito longe. Tentei entender o clima da novela, captar alguns trejeitos. Queria ver alguns possíveis artifícios para ter alguma conexão com o trabalho do Fagundes. Minha ideia era trazer essa essência do Ivan dentro dessa nova leitura. Queria que o público visse alguma conexão entre

a minha construção e a construção do Fagundes. Afinal, ele é um profissional que admiro muito e gosto muito dos caminhos que ele tomou ao longo da obra. Mas também trouxe minhas reflexões.

P – Como assim?

R – Entendo que um remake como esse traz uma pressão grande. Muita expectativa. Mas procurei fazer o meu Ivan, do jeito que acredito no personagem. Um reflexo do brasileiro. Quero que as pessoas vejam o Ivan e pensem: “Nossa, mas como ele fez isso?”. Mas, logo depois, pensem novamente: “No lugar dele, eu também faria”. Passo um pano para o personagem (risos). Depois de outubro, eu mudo.

P – Mas, ao contrário da Raquel, o personagem do Ivan acaba tomando atitude que

geram conflitos éticos ao longo da novela. Qual a sua visão desse caminho tortuoso?

R – O Ivan é um reflexo do povo. Não quer passar por cima de ninguém, quer correr e suar. Mas quer ver mudanças e uma progressão que vá de encontro ao esforço que ele faz. Ele sabe o que quer e onde é o lugar dele. Ele acha que tem de ter o que merece.

P – O Ivan, por mais que não tenha intenção de prejudicar terceiros, é um homem bastante ambicioso. Qual lugar a ambição ocupa no seu dia a dia?

R – Eu sou uma pessoa determinada. Ambição e ganância são coisas difíceis de relacionar. Ambição parece uma vontade cega de seguir em frente. A ambição pode até ser legal se bem utilizada. Mas prefiro dizer que sou um cara determinado.

Close / Julia Dalavia, a ousada

Clarice de “Dias Perfeitos, exalta a visão feminina na trama”

Luz e sombra

Julia Dalavia sempre leva em conta o potencial social de suas personagens. Ao ler as primeiras páginas de “Dias Perfeitos”, segundo livro do celebrado Raphael Montes, ela logo ficou entusiasmada com a possibilidade de participar da adaptação do texto para o audiovisual, justamente pela abordagem original e crua de uma relação obsessiva. “Eu sabia da história, mas ainda não tinha lido. Na época que começaram os testes de elenco, mergulhei no livro para entender melhor a personagem e o projeto. Fiquei realmente impressionada com o poder do texto e virei fã do Raphael”, conta a atriz que acabou conquistando o papel da protagonista Clarice na série que acaba de chegar ao Globoplay. “A Clarice é uma personagem cheia de luz. Por conta de um ato impensado, quase banal, ela passa a viver momentos de sombra. A série fala sobre relações idealizadas, sentimentos doentios e obsessões. Um trabalho importante, que toca em temas sensíveis”, detalha

Publicado em 2014, o romance policial carregado de suspense conta a história de Téo, papel de Jaffar Bambirra, um solitário estudante de Medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de Anatomia. Em um churrasco despretensioso, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Na adaptação para o formato de série de oito episódios, que tem roteiro assinado por Claudia Jovin, a história se torna mais abrangente.

Além da construção narrativa do sociopata, a produção também mostra a perspectiva de Clarice sobre os fatos importantes da trama. “O livro projeta a história a partir da cabeça do Téo e acaba não dando muitos detalhes sobre a vítima. Já o roteiro da Claudia foi além e mostra quem é essa mulher, as opiniões e atitudes da personagem. Essa outra visão foi importantíssima para o meu processo de composição”, ressalta.

Gravada ao longo do se-

gundo semestre de 2023, “Dias Perfeitos” conta com cenas de alta intensidade dramática, tudo para dar conta dos clímaces e viradas tão famosos na obra de Raphael Montes, que foi adaptado para o audiovisual anteriormente em “Bom dia, Verônica”, da Netflix. Uma das sequências mais esperadas da nova produção é o sequestro de Clarice arquitetado por Téo, onde ele a coloca dentro de uma mala de viagem cor-de-rosa. “A primeira vez que tive de entrar na mala foi bem desesperadora. Tive dificuldade para respirar e não aguentei muito tempo. Aos poucos, com muito ensaio, as cenas foram fluindo”, conta.

Apesar de evitar levar as personagens para casa, o peso das sequências acabou por

invadir um pouco o cotidiano de Julia. “A exigência física e mental foi enorme. Às vezes, vinha uma exaustão, pois o corpo sente. O racional sabe que é uma cena de ficção, mas o corpo demora para entender que é mentirinha”, explica.

Natural do Rio de Janeiro, Julia passou boa parte de sua infância e pré-adolescência fazendo testes para a tevê. Diante de tantas respostas negativas, ela já estava pensando em abandonar os planos de atuar quando conseguiu o papel de Helena na primeira fase de “Em Família”, de 2014. Em seguida, viveu a jovem Alê de “Boogie Oogie” e foi chamada novamente para a primeira fase de uma trama das nove, no caso, a poética “Velho Chico”, de 2016.

ponto de vista / “Programa do João” mostra que João Silva encontrou sua identidade no SBT

Palco próprio

Depois de uma fase ao lado do pai na Band e uma estreia solo bem discreta no mesmo canal, João Silva parece ter se encontrado no SBT. À frente do “Programa do João”, exibido nas madrugadas de sábado para domingo, o filho de Faustão se mostra mais à vontade e bem posicionado no palco. Com um formato que combina entrevistas, quadros de nostalgia e convidados que flertam com o universo digital, a nova aposta da emissora abre espaço para um apresentador mais solto, com carisma e domínio de cena, disposto a conquistar o seu próprio lugar.

O programa estreou com uma entrevista exclusiva com Neymar, em que o craque comentou sobre família, carreira e até riu de seus muitos cortes de cabelo ao longo dos anos. A conversa, conduzida com leveza e segurança, mostrou que João tem desenvoltura suficiente para ir além da herança do sobrenome Silva. Já no segundo episódio, o tom variou: ao lado de MC Daniel, o apresentador propôs um passeio disfarçado pela Rua 25 de Março, em São Paulo. A ideia era divertida, mas a caracterização falha acabou sabotando a surpresa e ambos foram reconhecidos rapidamente.

Entre os quadros fixos, o “Duelo de Gerações” se destaca. Criado por Luciana Cardoso, mãe de João e ex-colaboradora do “Domingão do Faustão”, da Globo, a dinâmica coloca dois times — o da Geração Raiz e o da Geração Enzo — para competir em desafios que envolvem conhecimentos sobre cada um desses universos. A proposta rende momentos engraçados e, às vezes, reveladores. No primeiro episódio, por exemplo, Gkay e Lucas Guimarães, que têm 32 e 31 anos, respectivamente, surpreenderam ao não reconhecerem Marília Pêra ou o jogador de futebol Taffarel. Já Sonia Abrão, escalada para representar a geração mais experiente, entregou sem querer uma resposta ao time rival, arrancando risadas e memes.

Com essa mistura de saudosismo e linguagem atual, o

programa investe em um formato familiar ao público do SBT, com quadros acessíveis e apelo emocional. Há, ainda, inserções comerciais criativas: João transformou o merchandising de uma empresa de crédito consignado em uma ação assistencial, ao oferecer como presente de Dia dos Pais um tratamento dentário a um avô que cuida do neto. Em outro momento, acompanhou a rotina de uma equipe do SAMU. As ações comerciais, além de bem encaixadas, reforçam um lado humano não só do programa, mas também do próprio apresentador.

A identidade visual segue a estética do canal, bem colorida, e tudo é conduzido de forma ágil, sem excessos. É um ritmo que não cansa, mesmo sendo exibido a partir da meia-noite. Esse horário, aliás, talvez seja a maior surpre-

sa, porque trata-se de um entretenimento perfeitamente capaz de atrair diferentes gerações para a frente da tevê, mas a madrugada não costuma ser a faixa mais adequada para essas reuniões familiares na sala. Por outro lado, o que também surpreende é a audiência: a estreia marcou 2,5 pontos de média na Grande São Paulo, e o segundo episódio subiu para 3 pontos, garantindo a vice-liderança no horário e enfrentando o tradicional “Altas Horas”, da Globo, em seus minutos iniciais.

Apesar da comparação inevitável com o pai, João evita imitá-lo. Sua apresentação é mais contemporânea e seu humor, bem mais contido. Isso o ajuda a construir uma imagem própria. No SBT, ele encontra um terreno fértil: a emissora, conhecida por valorizar figuras de perfil familiar e programas de apelo popular, parece ser o espaço ideal para que João desenvolva sua trajetória de maneira mais orgânica. Claro que ainda há espaço para alguns ajustes, como na seleção de convidados e no equilíbrio entre emoção e entretenimento.

resumo das novelas

Segunda - Celso afirma a Candinho que revelará tudo o que fez ao amigo. Candinho convence estela a impedir a partida de Celso. tamires chantageia o Comendador, e esconde a mala de dinheiro de e rnesto. e stela e Celso decidem ficar juntos, e ele desiste de revelar suas falcatruas para Candinho. Francine descobre o dinheiro de tamires. Zé dos Porcos comemora a volta da porca Jurema. s abiá decide procurar por e rnesto. e stela pede conselho a d ita sobre seu passado e Celso. Cunegundes arma para que Candinho acredite que Dita ainda está com Quincas.

Segunda - Leo aceita namorar Samuel, e Sofia comemora. Palmeira consegue despistar Marlon diante de Manuel. s tephany passa mal, e Yara e Leo a acodem. gisele e ayla fazem as pazes. Caco afirma a ayla e gisele que deseja ser pai do bebê. Pam se preocupa com seu novo cargo na fábrica. Jussara repreende o namoro entre Lucas e d ara. Vespa importuna Nina, e deco a defende. Nina termina com deco, que procura Vespa e durval. Marlon procura Ryan. Leo descobre que Jaques instalou câmeras de segurança na mansão. s amuel confronta Jaques. tânia revela a s amuel que Jaques tem um plano para afastar Rosa da boaz.

segunda - César deixa claro a Maria de Fátima que está feliz com odete. Poliana fica impressionado com a disposição de Raquel para se recuperar. Leila tenta se desculpar com Cecília e Laís pela festa que Marco aurélio preparou para sarita. Poliana, g ilda e Pascoal ajudam Raquel a vender sanduíche na praia. odete revela que ama César. Maria de Fátima se sente humilhada com a reação de Marco aurélio ao tentar chantageá-lo. o dete não se abala com as ameaças de Maria de Fátima. afonso fica impactado quando Maria de Fátima lhe conta que odete está envolvida com César.

terça - Cunegundes afirma a Candinho que d ita e Quincas estão juntos. e stela revela a Celso que viveu com outro homem no passado. Zé dos Porcos protege Jurema de Maria d ivina e Medeia. e rnesto chantageia Zulma. a raújo ameaça demitir Alarico caso ele fale novamente a verdade sobre os ingredientes dos biscoitos. e stela desabafa com d ita sobre a reação de Celso a seu passado. s amir planeja expulsar e rnesto da casa de Zulma. Quincas procura Candinho.

Quarta - Quincas diz a Candinho que deseja reatar o casamento com d ita. Candinho exige Quincas arrume um emprego. e stela confessa Dita que acreditou que Celso era o amor de vida. tamires questiona Francine sobre a origem de seu dinheiro. Lúcio se aproxima de Margarida. Celso desabafa com Candinho, que sugere o primo procure e stela. e stela não aceita as des culpas de Celso. Cunegundes inventa para d que Candinho está ajudando Quincas a reatar casamento com ela.

terça - s amuel afirma a Jaques que Rosa está bem. alan vai ao salão de Ryan e o flagra com Vespa e durval. tânia provoca Jaques diante de Ricardo. davi defende Jaques para samuel. Rosa repreende as atitudes de Jaques, que tenta responsabilizar Leo por colocá-lo contra a mãe. Jaques garante a Filipa que deseja protegê-la. Vespa e durval agridem Lucas para ameaçar Ryan. Marlon pede que Kami evite ir ao salão às segundas-feiras. Jaques arma para Leo.

Quarta - Leo pega a carteira que Jaques posicio nou diante da câmera, sem saber que estava sen do filmada, e a devolve para o quarto do empresá rio. Leo conversa com Filipa sobre stephany. tânia sugere que Samuel verifique todas as contas boaz. davi comenta com Jaques sobre as descon fianças de s amuel. Jaques mostra a d avi o vídeo de Leo supostamente roubando sua carteira. d se reaproxima de Nina e furta a carteira de Jaques. Palmeira insinua a Manuel que Marlon sabe de chantagem. Jaques acusa Leo de roubo.

terça - Maria de Fátima revela a afonso sobre o pacto que fez com odete. bartolomeu conta a Ivan que apurou informações sobre gerson e que ajudará o filho. afonso conversa com Raquel sobre Maria de Fátima, odete e Celina. Celina fica inconformada com a saída de afonso de sua casa. Heleninha nota manchas roxas no braço de afonso. ana Clara reclama de odete com Leonardo. Raquel se sente humilhada ao ser vista por Heleninha e Celina na praia vendendo sanduíche. Marieta avisa a afonso que o nariz do executivo está sangrando. Bartolomeu coloca uma câmera escondida em seu corpo para almoçar com gerson.

Quarta - Raquel despreza Maria de Fátima. afon so entrega a odete o relatório que fez sobre as nanças da tCa , onde constata que Marco aurélio vem extorquindo a empresa há anos. afonso passa mal. ana Clara conversa com Leonardo sobre intenção de se casar com ele. Igor nota o cansaço de afonso. o dete confronta Marco a urélio. Ivan pressiona gerson a confessar que foi odete quem armou contra ele. Maria de Fátima avisa a afonso que o filho que espera não é dele. Celina compra casa da Paladar e coloca no nome de Raquel e liana. Celina pede segredo a odete sobre sua aqui sição, e Heleninha ouve.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora divulgou o resumo do capítulo.

deseja que confessa a sua origem Margarida. que desd ita reatar o

Quinta - Dita desconfia de Cunegundes. Asdrúbal alerta Candinho sobre as finanças da fábrica. s amir ouve quando e rnesto afirma que foi Zulma quem ordenou a destruição da sala de aula das crianças. d irce elogia o trabalho de e stela com as crianças. d ita procura Candinho, que se esconde dela. tales anuncia d ita e e neida como as duas finalistas do concurso de rainha da rádio. o lga e a raújo se irritam com o comportamento de Celso. a sdrúbal pressiona Celso sobre possíveis irregularidades na fábrica. a nabela discute com e stela por conta de Celso.

s exta - Candinho pede que d ita se afaste, e a sdrúbal alerta o amigo. s amir e Jasmin visitam Candinho. e rnesto sugere que Zulma dê um novo golpe em Candinho. s abiá convida Zenaide para sair. asdrúbal interrompe a aproximação de Lúcio e Margarida, que confessa a Manoela sua dúvida entre os dois cortejadores. Medeia obriga Maria d ivina a voltar a cozinhar. a nabela desaparece, e e stela pede ajuda a Celso. Zulma inventa que está apaixonada por Candinho. e rnesto é alertado sobre a procura de s abiá por ele. e rnesto encontra a nabela. e stela desmaia ao ver e rnesto.

s ábado - Celso apoia e stela. a nabela diz a e stela que sentiu medo de e rnesto. e rnesto foge de s abiá. a ladin conta a Celso que e rnesto está na casa de Zulma. Zulma tenta convencer Candinho a lhe dar uma chance, e Celso alerta o primo sobre ela. e stela perdoa Celso e os dois reatam. Zulma pensa em usar Zenaide e s abiá para se livrar de e rnesto. o límpia sabota o concurso de rainha da rádio para prejudicar d ita. asdrúbal tem uma ideia para ajudar d ita. tamires permite que d ita se apresente no dancing.

posiciosenempresáânia contas da desconvídeo eco Jaques. sua

Quinta - Leo tenta se defender das acusações de Jaques, mas não encontra a carteira do empresário onde deixou. Filipa questiona Nina sobre a carteira de Jaques. Manuel conta a danilo sobre a extorsão de Palmeira, e diz que acredita no envolvimento de Marlon. Leo é demitida da mansão e não consegue falar com Sofia. Samuel confronta Jaques sobre as contas da boaz. danilo questiona Marlon, que garante que não extorquiu Manuel. s amuel procura Walkíria para denunciar Jaques. Leo sugere que s tephany procure um psiquiatra. sofia pergunta por Leo. Marlon conversa com Manuel sobre o crime de Palmeira.

sexta - Rangel afasta Palmeira de seus serviços. deco chega ao salão de Ryan. Nina se preocupa com a animação de Filipa. Leo conversa com Jade, que tenta ajudar stephany. Marlon aconselha Lucas a pensar em competir. Jeff vê deco com Vespa e pensa em avisar a Nina. Leo salva Marlon de um atentado de Palmeira, e Jussara agradece à moça. Kami questiona Marlon sobre seus planos para o relacionamento dos dois. samuel promete levar sofia para visitar Leo, e Rosa pede para acompanhá-los. Jaques confunde Filipa com olívia. deco pressiona Nina para devolver sua mercadoria. sofia pergunta a Leo por que ela nunca mais foi à mansão.

sábado - Rosa pede desculpas a Leo pelas acusações de Jaques. Rosa e Yara admiram samuel e Leo com sofia. odilon aborda Ricardo procurando por Jaques. Filipa pressiona deco sobre suas intenções com Nina. tânia, Leo e s amuel confrontam Jaques. ayla destrata Caco, que é consolado por b reno. tânia sugere que Ricardo mostre para a polícia o vídeo de Jaques sabotando o carro de abel. d urante inquérito, Jaques acusa Vanderson de ter tirado a vida de abel. Walkíria desconfia de Jaques. Yuri vai ao salão em que Ryan trabalha. d eco ameaça Nina. Jaques e Filipa tentam defender Nina de d eco.

fonas fiurélio passa sua cansaço Ivan quem fonso compra a Poaqui-

Quinta - odete despista Heleninha e Celina agradece à irmã. ana Clara tem a impressão de que Leonardo entende o que ela diz. Ivan mostra a Raquel o espaço onde ele irá abrir uma agência de viagens a custos acessíveis. Ivan, Pascoal e gilda ajudam Raquel e Poliana a colocar os equipamentos de volta na casa da Paladar. o dete fica em choque quando Heleninha comenta sobre uma moça que conheceu no grupo do aa chamada ana Clara. Afonso avisa a Odete que renunciou à herança da mãe. solange compartilha com sardinha sua preocupação com afonso. ana Clara comunica a Odete que está casada com Leonardo.

s exta - s olange conta para afonso que ele é o pai dos filhos que espera. afonso conta à família que está com câncer e que os filhos que Solange espera são seus. Maria de Fátima aborda odete e César para conseguir a pensão do ex-amante. dr. Fernando explica a afonso e s olange o processo do tratamento e as possibilidades de compatibilidade para o transplante de medula. Heleninha comunica a afonso o resultado do exame para compatibilidade que ela, Celina e o dete fizeram. odete leva um enfermeiro para coletar sangue de Leonardo sem avisar o motivo para ana Clara, que descobre o nome do laboratório.

sábado - Poliana consegue reativar cinco contratos para a Paladar. Heleninha sente um clima de desconfiança com ana Clara. Maria de Fátima envia fotos suas com César para odete. odete pede César em casamento. Solange e Afonso se encontram. César conta a Maria de Fátima que as fotos que ela enviou para odete lhe renderam um pedido de casamento. Maria de Fátima propõe aliança a Mário sérgio. odete sai para se encontrar com ana Clara e Maria de Fátima a segue de carro. odete mostra a ana Clara que ela também cometeu um crime. Maria de Fátima pede para entrar na casa de ana Clara e reconhece Leonardo como filho de Odete.

não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

CinCo perGuntas / Renomado autor de séries, Mauro

Wilson fala do processo de criação de “Êta Mundo Melhor!”

Trabalho em dupla

Mauro Wilson estava trabalhando na sinopse de sua segunda novela como autor titular quando a Globo propôs o inusitado convite de assinar, ao lado de Walcyr Carrasco, a trama de “Êta Mundo Melhor!”. Fã do estilo popular de Carrasco, Wilson topou a empreitada sem pestanejar. “Ficar perto do Walcyr e entender como ele constrói uma novela foi uma experiência incrível. A gente se deu muito bem desde o primeiro dia de trabalho, trocando ideias e impressões sobre qual rumo seguir. Foi tudo fluindo de forma muito natural”, conta o novelista, que assumiu o texto da atual novela das seis no capítulo 30. Natural do Rio de Janeiro, a trajetória de Wilson na tevê é marcada pela versatilidade. Nos anos 1990, foi roteirista de produções infantis como “TV ColOsso” e “Caça-Talentos”. Na década seguinte, colaborou em folhetins como “O Beijo do Vampiro” e “Pé na Jaca”. Mais recentemente, enveredou por produções de gênero, como a noir “Cidade Proibida” e o thriller “Ilha de Ferro”. Foi só em 2021 que ele estreou como novelista titular em “Quando Mais Vida, Me-

lhor!”, produção que marcou a retomada de tramas inéditas na grade da Globo após a paralisação provocada pela pandemia. “Sempre fui um autor mais ligado a projetos de menor duração. Meu interesse em novelas surgiu aos poucos. No início, me sentia um corredor de 100 metros rasos escalado para correr uma maratona. Hoje estou mais seguro na condução de um folhetim”, avalia.

P – Walcyr Carrasco assinou os primeiros 30 capítulos de “Êta Mundo Melhor!” e agora a novela está em suas mãos. Como foi esse processo de criação?

R – Tudo foi tomando forma naturalmente. Durante alguns meses, trabalhamos todas as tardes juntos, fazendo

P – O que o universo de Candinho (Sérgio Guizé) tem de tão especial para você?

R – É um personagem iluminado, que vem fazendo sucesso ao longo de gerações, seja no livro do Voltaire (“Cândido, ou O Otimismo”), no cinema do Mazzaropi ou nas novelas. Ele é tipo o amigo que todos nós gostaríamos de ter na vida. Um personagem extremamente positivo que, mesmo sofrendo tudo o que ele sofre, não perde a esperança e a vontade de seguir em frente.

P – O quanto você tem de autonomia para seguir com a história?

capítulos, pensando na novela. Eu ficava sempre muito atento ao jeito do Walcyr idealizar e resolver as situações das tramas. Ele é um autor muito criativo e comprometido. Foi uma aula para mim.

P – Como surgiu o convite para integrar o projeto?

R – A direção da Globo me chamou para uma reunião. Falou da ideia de revisitar o universo de “Êta Mundo Bom!”, mas que o Walcyr só participaria da parte inicial da produção, já que estava comprometido com a criação de uma novela das nove. Adorei o convite, primeiro pelo fato de poder ter essa experiência ao lado de um profissional que admiro e depois porque acho a novela original muito boa.

R – Tenho liberdade total para guiar os personagens. Embora seja vista como uma continuação, “Êta Mundo Melhor!” é uma outra novela, um trabalho novo cuja base nasceu a partir dessas tardes de trabalho ao lado do Walcyr. Então, é claro que existe um respeito em torno da sinopse, busco seguir o estilo dele de fazer novela.

P – Você tem mais proximidade com algum núcleo ou personagem de “Êta Mundo Melhor!”?

R – A novela tem um mosaico muito interessante. Gosto muito do resultado de dois cenários que não existiam na novela anterior, que é o da rádio e o do orfanato. Antes, a rádio era só citada e agora é um núcleo presente e importante para a carreira da Dita (Jeniffer Nascimento). Já o abrigo das crianças é uma festa e é muito legal como elas funcionam bem todas juntas.

r aio-X / Anna Melo estreia na Record como a conflitada Gabriela de “Paulo, o Apóstolo”

Na força da fé

Achegada de Anna Melo à Record marcou um momento especial em sua carreira. Na série “Paulo, o Apóstolo”, disponível no Univer Vídeo e exibida no horário nobre da emissora, a atriz interpreta Gabriela, filha de Gamaliel, papel de Leonardo Franco, e noiva de Saulo de Tarso, personagem de Murilo Cezar. O projeto representa sua estreia na casa e a colocou diante de uma trama que mistura romance, fé e transformação. “Estava em uma reunião com a minha agente quando chegou o convite para um teste. Fui bem-recebida na Seriella e foi um dos testes que mais saí satisfeita e realizada. Depois de um tempo, veio o tão esperado ‘sim’, um momento de grande emoção”, relembra, orgulhosa.

A personagem conquistou a atriz principalmente pela intensidade do desafio. “Gabriela é uma mulher de fé, coragem e amor. Acompanhar sua jornada ao longo da trama, dentro de um contexto tão simbólico e histórico, me encantou. Ela é verdadeira, cheia de camadas, assim como a história, que é épica, grandiosa, transmite o poder transformador da fé e nos leva a mergulhos profundos”, comenta.

Entre tantos aspectos, a trilha de Gabriela na história exige uma entrega emocional.

“Gabriela é filha de um fariseu muito respeitado e mestre do Saulo, a quem ela ama e que vem a se tornar o apóstolo Paulo. Ela conjuga a doçura com a força; a inteligência, com a pureza de intenção; e a sensibilidade, com a firmeza de propósito”, deslumbra-se. O processo de composição incluiu uma preparação intensa e diferentes recursos criativos.

“Assisti a algumas produções, mas foquei principalmente na preparação direta com a Nara Marques (coach), que me guiou por esse processo. Também realizei pesquisas e busquei referências que me inspirassem”, entrega.

O caminho até esse trabalho foi pavimentado pelo contato precoce com as artes.

“Vivia nos bastidores e sempre assistia aos espetáculos de teatro e dança que eram apresentados no Mostrará e FestSesi, festivais que minha mãe organizava na minha cidade natal”, conta Anna, que começou a fazer aulas de teatro aos 11 anos, mas foi aos 14, durante uma apresentação, que diz ter sentido que aquele seria seu futuro. “A partir disso, fui buscando estudar, me aprofundar e me

preparar para seguir a carreira de atriz”, diz.

Nome completo: Ana Carolina de Melo Cunha.

Nascimento: 12 de dezembro de 1994, em Araxá/MG.

Interpretação memorável : Fernanda Montenegro como Dora no filme “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles e lançado em 1998; e Viola Davis como Rose Maxson no filme “Um Limite Entre Nós”, dirigido por Denzel Washington e lançado em 2016.

Momento marcante na carreira: “A aprovação para viver Gabriela em ‘Paulo, o Apóstolo’”.

Com quem gostaria de contracenar: Letícia Colin e Alice Carvalho.

Se não fosse atriz, seria: Empreendedora.

Ator: Wagner Moura.

Atriz: Kate Winslet.

Novela: “O Cravo e a Rosa”, escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, exibida originalmente pela Globo entre 2000 e 2001.

Vilã marcante: Carminha, papel de Adriana Esteves na

novela “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida originalmente pela Globo em 2012.

Personagem mais difícil de compor: “Gabriela, por sua entrega emocional”.

Que novela gostaria que fosse reprisada: “A Casa das Sete Mulheres”, minissérie baseada no livro de mesmo título da escritora Letícia Wierzchowski, adaptada para a tevê por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão, exibida originalmente pela Globo em 2003.

Que papel gostaria de representar: “Um que me tire completamente da zona de conforto”.

Filme: “Império da Luz”, dirigido por Sam Mendes e lançado em 2022.

Autor: Sam Mendes.

Diretora: Greta Gerwig. Vexame: “Sinceridade sem filtro”.

Mania: “De misturar doce com salgado”.

Medo: “De perder a saúde”.

Projeto: “Continuar contando histórias que transformem”.

inside / Com novidades na dinâmica, Globo investe em nova edição do “Estrela da Casa”

Música em evolução

Depois de uma primeira temporada morna, no ano passado, o “Estrela da Casa” volta à grade da Globo apostando em algumas novidades. Com estreia marcada para a próxima segundafeira, 25 de agosto, logo após “Vale Tudo”, o talent-show musical traz mudanças na dinâmica, na integração multiplataforma e ainda no próprio time de comando. “A proposta principal foi trazer mais show, mais música, mais desenvolvimento desses talentos, acompanhando isso tudo de pertinho, em tempo real. E ter o ‘Estrela da Casa’ como palco e holofote que faltavam na carreira desses artistas, que querem aparecer para o Brasil todo e já vivem da música”, indica Rodrigo Dourado, diretor de gênero de realities da Globo. “A gente ouviu o nosso público, os nossos parceiros, conversamos internamente e fizemos mudanças importantes, aproveitando os alicerces do formato e trazendo camadas novas, como a gente traz sempre para todos os realities. Os programas vão se transformando e trazendo

novidades que o nosso público espera”, completa.

Nesta edição, 14 competidores vivem a rotina de um Centro de Treinamento de Música, espaço nos Estúdios Globo que reúne palco, estúdio de gravação e áreas de criação. É ali que ensaios, oficinas e provas acontecem, sob orientação de Michel Teló, que estreia como mentor da temporada. “Adoro viver e respirar música, conversar, trocar e falar sobre música com as pessoas. É um universo do qual a gente não cansa. Esse projeto é tão bonito, inovador, ousado. Estou animado para poder passar alguma coisa do que aprendi aos 14 participantes, e aprender com eles. Se eu puder fazer a estrela que tem dentro de cada um deles brilhar ainda mais, já estou feliz”, fala o cantor.

As apresentações semanais estão organizadas em agendas como a “Prova do Jingle”, às terças; o “Dono do Palco”, aos sábados; e o “Duelo”, sempre aos domingos. Elas culminam no “Festival” de quinta-feira, que reúne todos os participantes diante de uma plateia am-

pliada e de jurados convidados. O público é soberano e vota em tempo real, em notas de 7 a 10, com participação ilimitada. “O nosso ‘Festival’ vai dobrar de tamanho. A gente vai levá-lo para um estúdio de shows dos Estúdios Globo. Isso nos permite ter uma plateia entre 350 e 400 pessoas, um palco ainda maior, com show de luzes e som ainda mais impactantes, o que dá um tamanho bastante significativo para o programa”, adianta Rodrigo Tapias, produtor executivo.

Ana Clara retorna como apresentadora, agora ainda mais próxima do telespectador. “Estou superfeliz, empolgada. Essas mudanças vão fazer com que o nosso programa tenha ainda mais feat (interação) com o público. Tenho um carinho muito grande pelo ‘Estrela da Casa’, além da responsabilidade que me deram, porque a música é um fio condutor na vida de mui-

tas pessoas. Inclusive na minha”, frisa. A identidade multiplataforma também ganha mais força. Felipe Velozo assume os flashes diários na Globo; Lucas Lima lidera o “Palco Estrela da Casa” no portal Gshow e no Globoplay; e Dedé Teicher comanda o “Estúdio Backstage – Estrela da Casa” no Multishow. “Eu comecei a minha vida artística pela música. Com 14 anos eu tocava na igreja, aos 16 já estava fazia shows à noite. A música foi a minha primeira grande escola. Eu estou feliz da vida de poder trabalhar com um reality de música”, revela Felipe, que se vê como uma espécie de porta-voz do Centro de Treinamento de Música. “Vou contar as novidades, os spoilers, entrevistar os colegas nos bastidores e nutrir a nossa audiência de informação. Não vejo a hora de o público colar com a gente do primeiro ao último dia”, torce.

bastidores

/ Com música inéditas, regravações e clássico, trilha sonora de “Êta Mundo Melhor” traz protagonista como intérprete

Som na caixa

Uma novela não vive apenas texto, direção e bons atores. Logo que começam os primeiros trabalhos de uma nova obra, a equipe de produção musical vai em busca de uma trilha sonora que converse com a trama. Em “Êta Mundo Melhor”, a ideia inicial para marcar essa identidade trazer parte do cardápio de “Êta Mundo Bom!” para conectar as duas tramas, mas também ter músicas que trouxessem personalidade para a nova novela. “Temos novas canções comerciais e temos duas músicas especialmente compostas por Mú Carvalho (produtor musical da novela) junto a Monique Kessous e Tuca Oliveira. Elas foram gravadas por Flor Gil e Zé Ibarra, nomes da nova geração da MPB. Temos um papel importante na renovação da música e apresentação de novos talentos”, aponta Juliana Costantini, Gerente de Produção Musical da Globo. A trilha sonora de “Êta Mundo Melhor” se entrelaça com a obra de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson através da protagonista Dita, papel de Jeniffer Nascimento. A atriz gravou “Dream A Little Dream Of Me”, um clássico da música

estadunidense, eternizado em gravações de nomes como Ella Fitzgerald e Doris Day, que ganha uma roupagem especial no folhetim das seis. “A música carrega esperança, fala com a trajetória dessa mulher que vai sozinha para São Paulo, atrás de um sonho. A trilha da novela não se prende completamente à época retratada, mas quando a gente fala de música diegética, que faz parte da cena mesmo, que Dita canta no rádio ou no Dancing, por exemplo, a gente pretende obedecer a linha temporal da novela. Ela canta músicas da época e passa por um repertório bem variado, com sugestões que o Walcyr e o Mauro trouxeram para o texto”, afirma Juliana.

Para Jeniffer, o convite para interpretar a canção, lançada no último dia 15 em todas as plataformas de música, foi uma surpresa e teve um significado especial dentro de sua trajetória pessoal. “Me surpreendi quando ouvi a música como tema da Dita. Foi emocionante porque essa foi a segunda música que eu aprendi nas aulas de canto, quando eu tinha 10 anos”, revela a atriz.

Artistas conhecidos do público também foram con-

vidados para colocarem suas vozes em músicas de sucesso, como Michel Teló, Luan Pereira e Ana Castela, além de clássicos de Zezé de Camargo e Luciano, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chitãozinho & Xororó e Milton Nascimento. “É memória afetiva musical. Temos uma novela do universo rural, desse ambiente do interior, então faz muito sentido que a gente também traga a essência dos cantores para interpretar. E temos ainda São Paulo, que pede uma coisa mais sofisticada e urbana mesmo”, explica Juliana. Outra novidade foi o convite para a cantora Lauana Prado interpretar a música de abertura da novela. A música “O Sanfoneiro Só Tocava Isso”, que foi interpretada por Rodrigo Suricato em “Êta Mundo Bom”, segue no vídeo de abertura com uma nova

roupagem. “Buscamos um lugar repaginado para o que ela representa na versão atual. É muito sobre os dias que a gente vive hoje. Estamos falando de uma mulher, forte e empoderada. E é uma grande voz desse universo que a gente está retratando ali, do interior, o sertanejo raiz. Tem essa identificação também do que ela representa para o que a Dita é, a força dessa mulher batalhadora que corre atrás. É uma transição importante e a gente já passa essa mensagem na abertura. O Rodrigo Suricato, inclusive, foi convidado para gravar a guitarra, sendo mais uma conexão entre as duas novelas, além de temas como ‘Meu Policarpo’ e ‘Tudo Que Acontece De Ruim É Para Melhorar’, músicas que achamos que fazia sentido manter na trilha sonora”, ressalta Juliana.

Mundo inédito Zapping

POR CAROLINE BORGES

Coração

de mãe

> Debora Bloch tem colhido os frutos de uma agenda intensa. No ar em “Vale Tudo”, a intérprete da vilã Odete Roitman também pode ser vista na série “Dias Perfeitos”, que chegou recentemente ao Globoplay. Na produção adaptada da obra homônima de Raphael Montes, ela vive Patrícia, mãe do protagonista Téo e viúva de um desembargador abusivo. No passado, sofreu um grave acidente de carro, que a deixou em uma cadeira de rodas. É uma mulher otimista e alegre, mas tem uma relação complexa com o filho, que aos poucos apresenta uma personalidade doentia. “Ela é uma mãe que não quer ver, não quer enxergar a doença do filho. Nunca havia feito uma série desse gênero, o que achei muito interessante. Minha personagem é bem diferente de tudo que já fiz, sempre ambígua, com um quê de estranheza. Há um mistério nela e em toda a série, uma tensão constante”, afirma.

Por partes

A quinta temporada de “Casamento às Cegas” chega à Netflix no dia 10 de setembro. o lançamento, no entanto, acontecerá em três partes: quatro episódios na estreia, mais quatro no dia 19 e os episódios finais serão disponibilizados no dia 24. o programa segue sob comando de Klebber toledo e Camila Queiroz.

Movimentações nos bastidores

Lázaro Ramos deixou o elenco de “Coração acelerado”, próxima novela das sete. o ator foi realocado para “a Nobreza do amor”, nova produção das seis. o folhetim conta com assinatura de duca Rachid, elisio Lopes Jr. e Júlio Fischer.

Nome maduro

Yara de Novaes viverá Irene na série “emergência 53”, novo original globoplay. a personagem será chefe da unidade 53. a produção abordará os dramas e as histórias dos profissionais que estão na linha de frente de uma unidade especial do serviço móvel de urgência.

Para rever

o Multishow exibe os melhores momentos do Festival de barretos na madrugada do dia 27, às 0h30. a globo, por sua vez, mostra os melhores momentos dos shows de Zé Neto & Cristiano e Nattan no dia 31, domingo, após o “Fantástico”.

Melhor amigo

No ar como um dos protagonistas de “dona de Mim”, Rafael Vitti lançará em breve o filme “Caramelo”, original Netflix. Na história, ele viverá Pedro, um obstinado chef de cozinha que está prestes a realizar seu sonho de liderar um restaurante, quando um diagnóstico inesperado vira tudo de cabeça para baixo. Com a ajuda de um simpático vira-lata caramelo, ele embarca em uma emocionante jornada de redescoberta, encontrando significado e inspiração no agora.

Aos olhos do público

Com 35 anos e morador de saquarema, no Rio de Janeiro, Juceir Júnior levará o pop romântico para dentro do “estrela da Casa”, que estreia dia 25. Com uma trajetória musical de 20 anos, ele aprendeu a tocar violão, contrabaixo e guitarra com seu pai. depois de ser finalista de um “reality” musical, em 2022, sua carreira ganhou outra proporção. Já cantou para mais de 100 mil pessoas no carnaval da Região dos Lagos do Rio de Janeiro e, este ano, fez uma turnê em Portugal. “sei da exposição e dos julgamentos do ‘estrela da Casa’, mas estou à disposição para ser julgado. e falo isso de coração, porque eu sinceramente acho que sempre tento passar aquilo que há de melhor em mim. então, espero fazer escolhas certas e que mostrem quem eu sou, no palco e fora dele”, aponta.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.