Revista Motos #89 Agosto

Page 63

www.aliciasornosa.com/suiza-en-moto-electrica/

idade

vontade, determinação e motivação. Sem essa vontade, é meio caminho andado para o fracasso. Os percursos em moto podem ser uma verdadeira delícia para os sentidos, mas as horas e as centenas de quilómetros acumulados em cima do assento, numa determinada posição de condução e os “castigos” do mau tempo, contribuem para o desgaste físico. É muito importante estar bem preparado física e mentalmente para teres as maiores garantias de segurança possíveis, durante a viagem. Dormir e descansar bem antes de cada jornada na estrada, é a chave principal, assim como fazer alongamentos, manter uma boa hidratação e alimentação durante o dia (evitar os excessos). E muito importante é não esquecer de fazer uma pausa a cada duas horas para descansar, esticar as pernas e repor forças. Durante a condução não podemos baixar a guarda, devemos ser prudentes, adoptar uma condução preventiva e cumprir as regras e sinais de trânsito, os limites de velocidade e respeitar os outros utilizadores da via.

MOTO, EQUIPAMENTO E DOCUMENTAÇÃO Este pode ser um passo considerado como de “pré-arranque” para a viagem e consiste em ter a certeza absoluta que a nossa companheira de viagem está preparada e em perfeitas condições para minimizar os riscos de potenciais percalços

mecânicos, que possam ditar o final ou atrasar a tua viagem, ou pior, que coloquem em causa a tua segurança e a dos outros. É preferível pecar por excesso do que por defeito, assim, o ideal é verificar tudo, desde a pressão dos pneus, os travões, amortecedores, bateria e outros elementos como as luzes e se não há perda de líquidos. Em caso de dúvida, é preferível visitar o mecânico do que arriscar. Outro aspeto importante é a limpeza da moto. Antes de iniciar a viagem, convém lavarmos a moto para termos a certeza de que somos vistos e que nós próprios temos a melhor visibilidade possível. Depois da moto, é hora de falarmos sobre nós próprios! Independentemente da extensão da viagem, o equipamento adequado é requisito obrigatório. Um capacete homologado, no nosso tamanho, com o fecho devidamente ajustado, blusão e calças com proteções, luvas e calçado específico para moto, são de extrema importância. Atualmente, o mercado tem muitas opções de equipamento, muitos deles que contemplam todas as estações do ano. Por último, antes de girar a chave da nossa moto elétrica, é muito importante confirmar que temos toda a documentação necessária, a nossa e a da moto: carta de condução, cartão de cidadão ou passaporte, documentos da moto incluíndo o seguro. “Tirando a questão dos carregamentos,

nasce esta série de recomendações e conselhos, direcionados a todos aqueles utilizadores que tenham vontade de aventurar-se, pela primeira vez, numa viagem de moto elétrica, livres de “fumos” e mais económica. “A Zero SR/F que utilizei para fazer a minha viagem, consumiu em eletricidade menos de metade do que teria gasto numa moto a combustão”, acrescenta Alicia.

PRIMEIRO PASSO: TU O primeiro passo para que a viagem possa ser um sucesso és tu, a tua

63


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.