
7 minute read
A festa dos 100 anos
A BMW Motorrad comemora este ano o seu centenário e por isso, tem vindo a levar a cabo alguns eventos que pretendem assinalar a efeméride em festa, mas também dar a conhecer ao mercado as mais recentes tecnologias em que estão a trabalhar, como o novo sistema de alerta de colisão frontal, óculos que permitem reproduzir nas lentes a informação do painel de instrumentos, ou ainda, os novos combustíveis sintéticos.
Ocentenário da BMW tem servido de pretexto para a marca alemã fazer uma espécie de balanço entre passado, presente e futuro para os fãs da marca. Como já vem sendo habitual, a BMW voltou a reunir um grupo muito restrito de jornalistas a nível mundial na sede da BMW Motorrad Motorsport em Munique, a revista MOtOs incluída, para aquele que chamou de “tech Day 2023”, onde tivemos a oportunidade de testemunhar as mais recentes evoluções tecnológicas que serão colocadas à disposição dos clientes BMW e do mercado em geral, já muito em breve. Esse é caso do novo sistema de alerta de colisão frontal (FCW) que será estreado com a nova R1300Gs, mas também onde tivemos a oportunidade para testar em primeiríssima mão os novos “smartglasses” da marca (e do mercado), que posteriormente foram apresentados de forma oficial durante no festival Pure & Crafted em Berlim, que decorreu em simultâneo com os Motorrad Days, embora em pontos distintos de Berlim. A última novidade apresentada à imprensa no tech Day, foi o ponto de situação no que aos combustíveis sintéticos diz respeito, tecnologia que a marca alemã está a apostar muito forte.
Advertisement
Alerta De Colis O Frontal
Ao longo dos últimos anos, a BMW tem vindo a apresentar novas soluções tecnológicas com vista a tornar mais seguras as viagens em duas rodas, fruto das sinergias com os automóveis. Além da segurança pessoal, a BMW está muito empenhada em desenvolver sistemas que permitam uma comunicação mais eficiente e rápida com os veículos ao seu redor, para que todos em conjunto possam minimizar o risco de colisão. Mas a estrela da companhia neste tech Day, foi mesmo a apresentação do novo sistema de alerta de colisão frontal, que embora não nos tenha sido dito diretamente, ficámos com a certeza de que fará parte da nova BMW R1300Gs que muito em breve será apresentada. tirando partido do sistema ACC (Active Cruise Control) apresentado em 2020 e que pode ser já encontrado em alguns modelos da gama bávara, a marca vai agora mais além, ao apresentar o “Front Colision Warning” (FCW), tecnologia esta que também é proveniente dos automóveis, mas só agora está perfeitamente adaptada ao uso em duas rodas. Este sistema nada mais é que um complemento às funcionalidades do radar instalado na frente da moto, que identifica os veículos que circulam à nossa frente, comparando as velocidades. se for detetado que a moto está a circular demasiado depressa na direção da traseira do carro, é emitido um alerta. Ao contrário do que sucede nos automóveis, o sistema não atua a travagem da moto, mas emite uma vibração na manete do travão, o suficiente para alertar o condutor do perigo de colisão, tendo sido projetado para funcionar entre os 30 e os 160 km/h, num modo em que o sistema de ABs esteja ativado (por exemplo no Road, Rain ou Dynamic mas não no Enduro Pro). O radar ativo, calcula em tempo real a diferença da velocidade e se calcular uma situação potencialmente perigosa, emite um alerta visual, através de um pequeno ícone vermelho que acende no painel. Para reforçar, caso o condutor esteja distraído, há um alerta físico que nos chega sob a forma de dois impulsos rápidos de pressão na manete do travão, gerado pela bomba do ABs se ainda assim não for detetada nenhuma reação por parte do condutor, é-nos mostrado um sinal de alerta a ocupar todo o painel de instrumentos e nos casos mais extremos, a moto aplica uma travagem muito ligeira para não destabilizar o conjunto.



O novo sistema de alerta de colisão frontal emite diversos sinais de aviso ao condutor, quando detecte que este se aproxima perigosamente da traseira de um automóvel. Nos casos mais extremos, aciona, muito levemente, a travagem.

BMW M OTORRAD C ONNECTED R IDE S MARTg LASSES
Outra das grandes novidades apresentadas, entretanto já tornadas públicas, foi a apresentação dos novos óculos inteligentes, que têm conetividade com smartphones e oferecem “Head-Up Display”, tecnologia já conhecida, por exemplo nos carros da BMW. Com estes óculos o condutor passa a ter informações como a velocidade, mudança engrenada, indicações de GPs, entre outras funções, sem precisar desviar o olhar da estrada. A informação é apresentada na lente direita e o utilizador pode escolher o local onde esta é apresentada. Os óculos podem ter lentes escuras ou normais, brancas. Disponível em dois tamanhos, os ConnectedRide smartglasses são conectados a smartphones por meio de Bluetooth e têm uma App própria para configuração. Além disso, também podem ser ligados à moto, passando assim a ser possível serem controlados a partir do guiador. A bateria é de iões de lítio e tem capacidade para 10 horas de funcionamento. O carregamento é feito através de cabo UsB. Disponíveis em dois tamanhos (M e L). O preço recomendado de venda ao público é de 690€.

O Fu T u RO é SINT éTICO?
Os grandes “players” do mercado, estão a ser literalmente obrigados a procurar alternativas como os combustíveis sintéticos, principalmente se figurarem na competição, como é o caso da BMW não só nas motos, como também nos carros. Assim, também aproveitando a visita da imprensa ao quartel general do “Motorsport” em Munique, levantaram um pouco o véu daquilo que poderá vir a ser mais uma opção de combustíveis amigos do ambiente para um futuro que está mais próximo do que se pensa. Em pleno laboratório de testes aos motores com e-fuel, a BMW assume que esta solução não pretende, de forma alguma, ser uma alternativa à mobilidade ecológica mas sim ser mais uma opção, prática, com efeitos imediatos na redução das emissões, sem comprometer o caracter prático dos abastecimentos, um dos principais problemas quando falamos em carregamentos elétricos. No entanto, produzir e-fuels requer muita energia e neste momento apenas é produzido em pequenas quantidades para efeitos de competição e testes de desenvolvimento. Mas, referem, caso haja um maior investimento neste tipo de combustíveis, tudo se pode alterar rapidamente, inclusivamente a redução imediata de CO2 emitido para o meio ambiente. Outra das vantagens é que os e-fuels podem ser utilizados em todas as regiões do planeta sem limitações. Posto isto, é quase certo que dentro em breve iremos ter mais novidades por parte da BMW relativas a este tema, que é dos caminhos que melhor pode funcionar rumo à descarbonização e à utilização de energias mais limpas a curto/médio prazo.
Festejar Os 100 Anos
Pela primeira vez na sua história, a BMW fez questão de convidar os funcionários que lideram os mais diversos departamentos na BMW a nível global, para visitar a fábrica em Berlim, bem como participar na festa de celebração que aconteceu durante os Motorrad Days. No total, foram cerca de 4000 os funcionários da BMW que responderam à chamada, e que se juntaram a mais uns milhares de fãs da marca que pelo segundo ano consecutivo, puderam viver o evento na sua nova casa, a “Messe Berlim”, o enorme centro de exposições no centro da cidade alemã. também nós, imprensa especializada, tivemos o privilégio de sermos convidados pela BMW Motorrad Portugal para podermos testemu- nhar este evento, mais especial este ano, por força do centenário.



uMA MÃO C h EIA
A comitiva de jornalistas e influencers lusos, partiu à descoberta de Berlim a meio da semana, para cumprir um programa de cinco dias, onde o mote era pura e simplesmente, celebrar o centenário da marca alemã. Assim, o primeiro dia foi reservado à viagem até à Alemanha, de avião, pois está claro, com direito a visita guiada pelos locais mais emblemáticos da cidade, onde as marcas da divisão e da guerra ainda são algo delicadas de gerir, nas emoções. A par disso, vemos uma cidade com- pletamente liberal, onde a liberdade de expressão está por toda a parte. Pelo menos, aparentemente, Berlim é uma cidade onde a diferença faz parte da cultura!

O segundo dia, brindou-nos com um passeio de moto pela região sudoeste de Berlim, com paragem em Ketzin, para almoçar nas margens do Rio Havel. Foram duas centenas de quilómetros por entre bosques e planícies, que pareciam saídas de um conto de fadas. O calor acompanhou-nos durante todo o dia, com o regresso ao centro de Berlim a levar-nos a enfrentar um trânsito caótico, que levou a embraiagem da R 18 Octane que elegi para minha companhia, quase a entregar a alma ao criador.
Para o terceiro dia, estava marcada a visita à fábrica da BMW Motorrad em Berlim e ao festival Pure & Crafted, um festival de música, arte e motos, dedicado a um público mais jovem e alternativo, onde a BMW aproveitou para apresentar dois novos produtos, os novos smartglasses e ainda a nova moto elétrica, a CE 02.



O quarto dia deste nosso périplo por Berlim, foi dedicado em exclusivo ao recinto dos Motorrad Days, na

Messe Berlim, por onde, ao longo de três dias de festa, passaram cerca de 32 000 fãs da marca. Além do jantar de sábado, que juntou as comitivas da BMW, provenientes dos quatro cantos do mundo, espalhados pelos cinco espaços diferentes criados dentro do centro de exposições, destacava-se o clássico e sempre espectacular Motodrom orignal (poço da morte), as motos personalizadas na Heritage Area, os diversos espectáculos de freestyle motocross e stunt riding, diversos pontos de “comes e bebes” e ainda muita animação para as crianças. O foco principal do evento foi, obviamente, a experiência da marca BMW Motorrad, com mais de 60 novos modelos de motos, acessórios, uma grande loja de fãs e mais de 30 parceiros internacionais de viagem, treinos e test rides presentes, entre os quais, os portugueses da Motoxplorers, disponíveis nos doi enormes pavilhões abertos a visitas. Além de Rent A Ride, Fuel for Life, BMW Motorrad International Gs trophy e BMW Group Classic, houve apresentações de vários outros expositores e parcei- ros internacionais. Para marcar o aniversário, os visitantes puderam desfrutar da exposição que traçou uma linha cronológica dos 100 anos de história da marca.

Enquanto isso, na fábrica da BMW Motorrad em Berlin spandau, cerca de 1600 visitantes testemunharam (nós incluídos) como as motos BMW ganham vida durante, numa muito completa e interessante visita guiada.

Além de oferecer cursos de treino de enduro e passeios off-road guiados pela zona rural de Brandemburgo, o terreno do MCC schenkenhorst foi transformado no bastião da comunidade internacional da BMW Gs Este também foi o local para o anúncio do 2024 BMW Motorrad International Gs trophy, a ser realizada na Namíbia e onde decorreram as provas de qualificação para o evento. Uma festa que celebrou em grande o centenário da marca alemã, que nos próximos anos promete continuar a fazer de Berlim o epicentro da festa e a tornar cada vez mais aquela cidade, como a cidade BMW!

