4 minute read

Born in Germany

De Borken, Alemanha, chega-nos uma das mais recentes transformações tendo por base a R 18 da BMW. E sim, é muito ao estilo americano, porque o objectivo foi apresentá-la em Daytona, num dos maiores eventos anuais dos Estados Unidos. Por detrás deste projecto está uma verdadeira lenda do mundo custom, em ambas as margens do oceano. Tendo em conta a base e o criador, o resultado só poderia ser assim, espectacular!

POR José ArmAndo Gómez • Fotos BmW

Advertisement

Oalemão Fred Kodlin leva mais de 40 anos transformando motos e é um dos mais recentes artesões que aceitaram o desafio de trabalhar sobre a base de uma das motos que está no epicentro das transformações nestes últimos anos: a BMW R 18. Esta preparação, batizada como Heavy Duty (denominação típica que se dá nos Estados Unidos aos “pesos pesados” no mercado pas “pick up”), foi apresentada no Daytona Bike Week, onde Kodlin já venceu, em diversas ocasiões, o prémio principal dos júris, além de ser o primeiro não americano a entrar para o “Sturgis Hall of Fame” do evento. Mas não esteve sozinho neste projecto, já que contou com a colaboração do seu filho Len.

Marca Da Casa

Destaca-se no desenho (além da pintura, sobre a qual falaremos mais adiante) a queda abrupta, mas harmoniosa até à parte traseira, onde estão as malas laterais desenhadas pelo próprio Kodlin e fabricadas em plástico reforçado com fibra de vidro. Para isso, tiveram que ser reconstruídos os tubos complementares superiores do quadro, para rebaixar a linha geral e como consequência, a altura do assento da moto. também foi refeita a coluna de direção e a mesa tripla, para ajustar a roda, apesar de alterar o ângulo de direção. Não obstante, o preparador conseguiu combinar na perfeição as peças artesanais com os acessórios oficiais da BMW, como o pára-brisas recortado, disponível no catálogo de extras da R 18. O trabalho foi minucioso, como demonstram os painéis da carenagem feitos por lâminas de metal totalmente artesanais, atrás dos quais estão ocultas as colunas Marshal e o respetivo amplificador. Os Kodlin criaram desde o zero o depósito, mais largo que o original e com umas aberturas laterais para apoiar as pernas. Na frente monta umas aletas aerodinâmicas fabricadas em metal em cada lado e por cima do motor que incorpora luzes de três cores.

Os seus criadores reconhecem que não servem para cumprir nenhuma função dinâmica, mas transmitir uma imagem mais agressiva. O pára-lamas dianteiro cobre a nova jante de 21” em lugar das 19” de série. Atrás, a dinâmica das linhas foi procurada através da união de dois pára-lamas traseiros, para criar um único que inclui os piscas. Os especialistas também desenharam o novo assento, o tablier que cobre os instrumentos em tecido de Alcântara e pele sintética, o guiador e o espectacular sistema de escape. Não só trabalharam na estética, já que na parte técnica há a destacar um sistema de suspensão de ar instalado em cada eixo que permite subir e baixar a altura da moto através de um compressor (um pormenor muito americano). No entanto, o motor boxer de dois cilindros com 1802 cc não sofreu nenhuma alteração, à excepção de algumas peças como os cárteres, tampas de motor e conduta de admissão de ar que foram pintadas em preto metálico. As pinças de travão foram pintadas a condizer, assim como as manetes ou os pousa-pés de série. E, para rematar todos estes pormenores, a pintura ficou a cargo do prestigiado tatuador Marcel Sinnwell, com um espectacular trabalho de “degradés” feitos totalmente à base de spray com pintura translúcida. Um resultado espectacular, totalmente a condizer com o nome atribuído!

Projetada para ser uma verdadeira máquina. Seja enquanto circulas pela selva urbana ou rolando num passeio mais descontraído, esta ágil naked vai atrair todos os olhares. Z400 - Hypnotize.

Para mais informações visite www.kawasaki.pt /kawasakiportugal ou /kawasaki.pt

suMMer of freedoM a noVa campanha da cardo

A Cardo Systems, apresentou uma nova atualização de software que facilita a conectividade Bluetooth entre intercomunicadores de diferentes marcas. A capacidade de colmatar as limitações de conexão Bluetooth entre intercomunicadores de diferentes marcas é uma inovação revolucionária da Cardo, que pretende a normalização do Bluetooth em toda a indústria, aproximando ainda mais os motociclistas. Com uma simples atualização de software ‘Over-The -Air’, todos os dispositivos da Cardo que se encontram atualmente em portfólio (exceto o PACKTALK SLIM), vão permitir um emparelhamento Bluetooth simples com os dispositivos atuais da Sena, Interphone, Midland e Uclear. Para ativar esta funcionalidade, os utilizadores Cardo só têm de descarregar a versão de software mais recente a partir da app Cardo Connect, sem precisarem de usar um único cabo. Também não será necessário usar uma combinação específica de botões para ter acesso a esta nova versão de software. www.cardosystems.com

Bluroc Motorcycles Portugal

“Verão Seguro”, até 30 de Setembro

Uma vez que a época de verão convida os motociclistas a sairem mais com as suas motos, é crucial garantir maior segurança. Desta forma, a campanha “Verão Seguro” visa munir os motociclistas com a cobertura de seguro e o equipamento necessários para uma experiência de condução segura e agradável. A cobertura de seguro contempla responsabilidade civil com assistência em viagem. Já no que diz respeito ao equipamento de segurança, todos os motociclos adquiridos durante o período da campanha incluem um “pack” composto por um capacete jet vintage, blusão urbano e um par de luvas. Para usufruir desta oferta exclusiva, basta visitar um dos concessionários aderentes e adquirir uma Bluroc. www.motoxpert.pt

suPer soco cPX ainda maiS aceSSíVel

No âmbito desta campanha a Super Soco CPX com uma bateria passa a ser comercializada por 4.299€ e a versão com duas baterias por 5.299€, preços aos quais acrescem despesas de legalização e transporte. Esta campanha está disponível na rede de concessionários oficiais da marca que pode ser consultada no site. A marca líder na mobilidade elétrica em Portugal cria, assim, novas razões para optar por aquela que foi a moto elétrica mais vendida em 2022, que se juntam ao elevado conforto, praticidade e economia. A CPX, tal como todos modelos da marca, está dotada de baterias de elevada capacidade e amovíveis, possibilitando a sua carga em qualquer momento, em qualquer local e em qualquer tomada. O modelo está disponível em duas cores: preto ou cinzento. Para mais informações, pode visitar o site www.vmotosoco.pt

This article is from: