9 minute read

Mudar as regras do jogo

A CFMOTO tem vindo de forma gradual a traçar um caminho coeso, a passos firmes, por mérito próprio, embora seja inegável a vantagem que levou, numa fase inicial de implantação no mercado europeu, por estar ligada de forma direta à KTM. Nesta nova versão da 800MT, a Explore, além do enérgico motor com base no LC8C usado pela KTM 790 Adventure, traz fortes argumentos, imbatíveis pela concorrência!

Não é necessário recuarmos muito no tempo para relembrarmos os testes que fizemos às versões que antecederam a esta Explore, quer no nosso site (https://revistamotos.pt/teste-cf-moto-800-mt-touring-um-caso-serio/), quer na revista MOtOs impressa (edição #80 Novembro 2022 (800Mt touring). De facto, no espaço de um ano ficámos a conhecer as três versões da 800Mt, sendo esta Explore o culminar da estratégia delineada pela marca chinesa, no ataque a um dos segmentos mais desejados (e também mais exigentes) do mercado. se antes cada uma das versões (sport e touring) apresentavam argumentos e aspirações ligeiramente diferentes, a Explore põe termo a essa postura e coloca à disposição do mercado um único modelo, carregado de tecnologia, equipamento, conforto, comodidades e novidades, juntando o que as duas anteriores versões tinham de melhor, mas um passo à frente até face à concorrência. Esta nova topo de gama passa a oferecer sistema de radar instalado na traseira; ecrã tFt de 8” a cores; pneus de perfil misto Michelin Anakee e novos comutadores! tudo isto a juntar aos argumentos que já esgrimia anteriormente como os punhos e assento aquecidos; proteções de mãos, laterais e de cárter; apoios para malas laterais; pára-brisas ajustável; sistema de quick shift bidire- cional; faróis auxiliares de halogéneo e uma estética cuidada de moderna! Convencidos?

Advertisement

N Vel Superior

Para 2023 a CFMOtO eleva a fasquia de qualidade e deixa claro que não está no segmento nem no mercado para ser apenas mais uma, mas sim para se assumir como marca de destaque! Começa desde logo pelo preço, são 12 790€ para todo este equipamento e para uma moto que utiliza, nada mais que o mesmo motor que a KtM 790 Adventure também utiliza, o LC8C, embora com afinações diferentes, resultando em menos quase 5 cv do utilizado pela 790 (o da Mt Explore debita 91 cv face aos 95 cv da KtM). Na verdade, esta nova versão pode ser considerada como a evolução da anterior 800Mt touring, já que era o modelo melhor equipado da gama 800Mt, mas agora amadurecida e que permite com uma só moto, preencher todos os requisitos dos motociclistas, seja para aqueles que dão prioridade à utilização em cidade no dia-a-dia, para os que gostam de desfrutar de umas estradas de curvas ao fim de semana, para aqueles que gostam de se aventurar por uns caminhos de terra, ou ainda para aqueles que planeiam fazer grandes viagens. tudo isto é possível graças a um trabalho notável feito neste modelo que vai desde o qua-

12.790 euros

Ficha T Cnica

Motor

Cilindrada

Refrigeração

Curso x Diâmetro

Potência Máxima

Binário Máximo

Embraiagem

Taxa de compressão

Homologação

Suspensão

Dianteira

Suspensão

Traseira

Curso Suspensão

Frente

Curso Suspensão

Traseira

Travão Dianteiro

Travão Traseiro

Pneu Dianteiro

Pneu Traseiro

Comprimento x Largura x Altura

Distância entre eixos pontUaÇÃo

Estética

Prestações

Comportamento

Suspensões

Travões Consumo

Preço

Distância ao solo

Altura do Assento

Depósito

Peso seco

Cores

Garantia

Importador

PVP

2 cilindros em linha, DOHC, 8 válvulas, 799 cc

Líquida

88 mm x 65,7 mm

91 cv às 9250 rpm

75 Nm às 8000 rpm

Multi-disco em banho de óleo, Embraiagem

Deslizante

12.7 : 1

Euro v

Forquilha telescópica c/regulação KYB

Mono-amortecedor c/ regulação KYB

160mm

150mm

2 discos flutuantes

Ø320mm c/ pinças radial J.Juan

Monodisco flutuante

Ø260mm J.Juan

110/80 ZR19

150/70 ZR17

2234 × 853 × 1277 mm

1531 mm

190 mm

825 mm

19,2 l

231 kg

Branco e preto

3 anos

CFPt - veículos e Acessórios

12 790€

A travagem é fácil de dosear e muito potente, com ABS em curva. Na frente temos 2 discos de 320 mm e atrás um de 260 mm

O motor é o conhecido LC8C que partilha com a KTM 790 Adventure, com ligeiras diferenças impostas pela eletrónica dro, passando pela parte ciclística, motor e eletrónica. Pela primeira vez passamos a ter o sistema de Radar acessível num modelo de segmento abaixo ao das maxi-trails!

Um Cora O Generoso

Como já referimos, o motor que equipa a nova Explore, mantém-se o utilizado pelas anteriores versões, o bloco LC8C da KtM, o dois cilindros de 799 cc, revisto e mais domesticado, com 91 cv de potência e um binário de 75 Nm às 8000 rpm. A cambota desfasada a 285º cria uma entrega de potência muito semelhante aos motores em “v” e os componentes internos do bloco estão mais resistentes à fadiga e leves. Isto faz com que se ganhe em redução de peso, em fiabilidade e aumento dos intervalos de manutenção. A pensar na maior diversidade de utilizadores e cenários possíveis, a CF- oFF roaD entrega de potência mais suave que o sport e com intervenção do controlo de tração no mínimo possível. oFF roaD+ entrega de potência mais suave que o modo sport, com a intervenção do controlo de tração no mínimo. O ABs é desativado na roda traseira. all terraiN entrega de potência mais suave que no modo Off Road, com controlo de tração desativado. O ABs é desativado na roda traseira. all terraiN+ entrega de potência mais suave que no modo Off Road, com controlo de tração desativado. O ABs é desativado na roda traseira e dianteira. raiN oferece uma entrega de potência muito suave e progressiva, com o controlo de tração no nível máximo de intervenção, ideal para dias de chuva ou pavimentos escorregadios.

MOtO dotou a nova Explore de seis modos de condução, cada um com uma combinação única de entrega de potência e gestão eletrónica, prevendo todos os cenários de utilização, desde os mais corriqueiros aos mais extremados. Assim, temos: sPort disponibiliza toda a potência sem qualquer limitação, com a intervenção do controlo de tração num nível baixo. Ideal para utilizadores experientes que gostam de desfrutar de uma bela estrada de montanha a ritmos elevados.

Montra Tecnol Gica

Em termos tecnológicos, este é dos modelos mais completos do segmento, na atualidade. Contamos com embraiagem deslizante, que além das vantagens inerentes ao conforto do utilizador, ainda permite gerir da melhor forma as reduções mais agres- sivas evitando o “saltitar” da roda traseira nessas ocasiões. A juntar a isto, temos o sistema de passagem de caixa assistida, o quick shift bi-direcional.

Mas a cereja no topo do bolo, é a introdução do sistema de radar traseiro, ou como os engenheiros da CFMOtO gostam de chamar, o “Anjo da Guarda” dos motociclistas. Este sistema permite que o condutor seja avisado quando tem veículos ou objectos nos ângulos mortos, através da indicação luminosa no painel tFt de 8”. Neste sistema temos a destacar o Lane Change Assist (LCA) que monitoriza os outros veículos, de ambos os lados da estrada e na traseira da moto. Um sinal de alerta aparece quando a mudança de faixa apresenta risco para o motociclista. Quando acionado, é-nos apresentado um primeiro aviso a amarelo nas laterais do tFt. Ao ligarmos o pisca, quando um veículo é detectado, recebemos uma notificação a vermelho em ambos os lados e na parte inferior da painel.

O Rear Collision Warning (RCW) monitoriza a distância entre o veículo mais perto da nossa traseira e emite um sinal para o tFt de potencial colisão. tal como os avisos anteriores, pisca um sinal amarelo quando é detetado um veículo próximo da traseira, alterando para vermelho quando este está demasiado perto da nossa traseira.

Cicl Stica De Luxo

O quadro fabricado em aço cromo-molibdénio é rígido e em conjunto com o sub quadro também de aço, pesa apenas 16 kg. No campo das suspensões, contamos com uma forquilha invertida de 43 mm da KYB, totalmente ajustável, com 160 mm de curso e atrás, temos um amortecedor também ajustável mas esta com apenas 150 mm de curso. A completar os amortecedores, temos ainda o sempre útil na direção! Os novos pneus Michelin Anakee permitem-nos desfrutar de qualquer aventura sem sobressaltos, até no off road. A travagem é muito potente e fácil de dosear, graças aos dois discos de 320 mm na frente, com pinças radiais de quatro pistões e atrás um de 260 mm com pinça de pistão simples. O ABs tem a função “cornering” o que significa que mesmo em curva podemos corrigir a trajetória sem que a moto perca a estabilidade.

Luxo Em Movimento

Os acabamentos de alto nível destacam-se, não só pela estética cuidada e bem dimensionada, mas também pelo equipamento que nos disponibiliza como os punhos e assento aquecidos; cruise control; tomada de 12v e duas UsB e ainda a carismática t-BOX da CFMOtO que é um sistema que usa um módulo 4G e um sensor 6D que monitoriza em tempo real a informação eletrónica, posição da moto, velocidade, quilómetros apresentada na aplicação CFMOtO RIDE.

QUERO MAIS!

O teste a esta nova CFMOtO 800Mt Explore foi um daqueles que nos deixou com vontade demais. Um dia (mesmo que intenso e com muitos quilómetros) aos seus comandos não foi suficiente para realmente ver o potencial do modelo. Queria mais! Muito mais! Uma daquelas viagens em que misturamos dois Lés-a-Lés, o “onroad” com o “offroad”! Quilómetros, mais quilómetros, asfalto e estradões! Uma moto que além de esteticamente estar muito bem conse-

A pré-instalação para as malas laterais também é equipamento de série. Basta depois adquirir as malas como acessório

O painel de instrumentos é um muito completo TFT de 8”, mas necessitamos de tempo para nos habituar às funcionalidades e a navegar pela informação guida, brinda-nos com dimensões que não intimidam. E os acabamentos deixam-nos completamente rendidos, assim como toda a tecnologia, que, diga-se a bem da verdade, nos faz “perder” algum tempo a perceber como tudo funciona, quer através de toque no ecrã tátil de 8”, quer através no novo comutador colocado no lado esquerdo que está muito elegante e funcional, mas ainda assim algo complexo nas primeiras utilizações. No final do dia já estávamos familiarizados com grande parte do funcionamento, sem grandes problemas. Uma vez sentados, constamos que o nosso corpo assume uma postura correta e direita, confortável, natural e com boa acessibilidade ao solo, pois conseguimos apoiar ambos os pés no chão, meio caminho andado para maior confiança, principalmente fora de estrada. vibrações, não as sentimos, nem mesmo quando abrimos gás a fundo e deixamos o LC8C levar-nos com ele numa viagem de emoções fortes mas sempre dentro do nosso controlo. O consumo que obtivemos, foi de 4,5 litros, sendo certo que conseguiremos baixar essa cifra, mas também não se espantem se no final do dia o computador de bordo vos indicar mais. É uma questão de gestão do punho direito!

Está claramente pensada para ambos os ocupantes que gozam de es- paço e conforto, como indica o pára-brisas dianteiro ajustável ou as três tomadas elétricas, duas UsB e uma de 12v. Esteticamente muito bonita e bem conseguida, brinda-nos com as proteções bem integradas no conjunto (barras de proteção laterais e de cárter), assim como os faróis auxiliares, que quase nem damos conta que estão lá. O guiador é largo e está numa posição ideal para nossa

Massas

estatura (1,69m) e o peso (231 kg a seco), embora possa parecer algo elevado, está muito bem distribuído, parecendo muito mais leve do que na realidade é. Para isso também conta o baixo centro de gravidade, que torna tudo mais fácil!

Nesta moto, tudo nos impressiona, desde o motor poderoso, conjugado com a ampla possibilidade de ajustes eletrónicos, passando pela boa ciclística, na qual sobressaem o conforto, as suspensões ajustáveis e a grande potência da travagem. E ainda temos o elevado nível de equipamento que monta de série. Isso sim, foi dos aspectos que mais nos impressionaram, pois assume uma relação qualidade/ preço muito difícil de bater. Qualidade é mesmo uma das palavras chave do modelo, onde se nota claramente que tudo foi pensado ao pormenor. Não sabemos como será o modelo em termos de fiabilidade, mas atendendo aos componentes usados, grande parte deles partilhados por outros modelos de renome, podemos prever que não haverá problemas a reportar, como acontece com as suas irmãs. Os pneus Michelin Anakee assentam-lhe que nem uma luva, assim como as douradas jantes de 19” na dianteira e 17” na traseira, que nos abrem a porta às aventuras sem limites. O amortecedor de direção desempenha uma função importante, mas está tão bem escondido que nem damos por ele, apenas sentimos que a direção é firme e que nos oferece uma excelente leitura.

Um modelo que nos provou ser tão ágil e confortável dentro da cidade, como em estradas mais técnicas e reviradas e ainda nas aventuras fora de estrada.

Para já, foi-nos difícil encontrar defeitos neste modelo, o que nos deixou bastante surpreendidos! O futuro promete muito, para a CFMOtO!

A estética assume protagonismo e embora a silhueta seja imponente, acaba por mostrar formas compactas e nada intimidantes

This article is from: