OPINIÃO
VALORIZAR A TECNOLOGIA É PRECISO
ANDRÉ CUNHA Especialista em Tecnologia para Gestão Pública
A
tecnologia existe para servir às pessoas e não o contrário. Os novos recursos digitais podem - e devem - facilitar a vida dos cidadãos no seu dia a dia. No mundo inteiro, a iniciativa privada se utiliza de algoritmos, big data, aplicativos, bandas ultra rápidas e de todos os avanços da Inteligência Artificial para organizar seus padrões de gestão e maximizar seus lucros. Por que então essas ferramentas ainda são tão pouco utilizadas na administração pública, sobretudo em nossos municípios? De posse de dados confiáveis, sistematizados pelas mais modernas ferramentas digitais, gestores públicos poderiam agir com muito mais presteza e eficiência em momentos de crise, como o que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus. Medidas importantes, capazes de salvar vidas e dar fôlego à uma economia que não pode hibernar, seriam tomadas com maior segurança, se apoiadas em modelos mais precisos de análise da realidade social e econômica. Hospedadas em nuvem, informações cruciais à gestão pública têm de estar ao alcance da mão, até mesmo no celular, para assegurar ao gestor respostas rápidas e acertadas aos problemas que desafiam municípios e estados. Do gasto com medicamentos, aos serviços essenciais, até o custo por munícipe, um amplo e detalhado mapa local em alta definição pode estar à disposição dos que souberem atribuir à tecnologia a importância que ela
44
EM EVIDÊNCIA | Desde 2009 - No 76 - 2021
tem e promoverem investimentos. Tão importante como manter as ruas iluminadas e a merenda escolar é a tarefa de modernizar a tomada de decisões, com base na tecnologia. Nenhum gestor público sintonizado com a contemporaneidade pode ignorar essa premissa. No entanto, para isso, é necessário investir cada vez mais em ferramentas digitais - que se pagarão rapidamente com o enxugamento de gastos desnecessários e com a utilização mais eficiente dos recursos arrecadados.
“
Medidas importantes, capazes de salvar vidas e dar fôlego à uma economia que não pode hibernar, seriam tomadas com maior segurança, se apoiadas em modelos mais precisos de análise da realidade social e econômica A tecnologia está aí e é parte indissociável da nossa vida, como o ar que respiramos. Seus benefícios são incontáveis. Só precisamos saber utilizá-la com equilíbrio e sabedoria para oferecermos a cada cidadão uma vida melhor.