
3 minute read
Em Brasília, com coragem para fazer diferente
O parlamentar procura com sua política dar o exemplo de que é possível fazer mais pelo cidadão, gastando menos dinheiro público
Gabriela Santos
Advertisement
Apolítica só faz sentido se for para mudar para melhor a vida das pessoas. Essa convicção, defendida pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), é a visão do cidadão que saiu do conforto de apenas criticar o sistema político e colocou seu nome à disposição para fazer no setor público um trabalho sério e que defenda os interesses da população.
Dessa forma, o parlamentar procura com sua política dar o exemplo de que é possível fazer mais pelo
Daniel Trzeciak
Deputado federal (PSDB)
cidadão, gastando menos dinheiro público. A primeira ação de seu mandato como deputado federal foi fazer a doação do auxílio-mudança para o Pronto Socorro de Pelotas. O auxílio-mudança é recebido pelos parlamentares no início e no fim de cada mandato - até mesmo em caso de reeleição -, para deslocamento do seu estado até Brasília. Além de doar todo o valor, que gira em torno de R$ 33 mil, para a compra de macas hospitalares, protocolou seu primeiro projeto legislativo propondo o fim do pagamento do benefício.
Ainda, e com a compreensão de que já no primeiro ano de mandato seria protocolada na Câmara dos Deputados pelo governo federal uma proposta de reforma da previdência pública, o deputado Daniel Trzeciak, favorável ao tema, não ficou apenas no discurso. Renunciou a aposentadoria especial parlamentar – cheia de regalias – a qual teria direito. “Sempre defendi que o Brasil precisava (e ainda precisa) passar por reformas estruturantes. Mesmo tendo direito ao regime próprio de aposentadoria para deputados, optei por seguir contribuindo para o INSS, como a maioria dos trabalhadores brasileiros”, afirmou Trzeciak à época. O deputado Daniel Trzeciak costuma dizer que trabalha em Brasília, mas segue morando em Pelotas, cidade da Zona Sul do Rio Grande do Sul. Assim mantém proximidade com as demandas da população. Essa postura provoca o deslocamento em no mínimo dois voos semanais, nos quais acaba acumulando milhas, que são bonificações cedidas pelas companhias aéreas. Como uma forma de construir resultado justo para esse processo, o parlamentar criou o projeto Milhas do Bem. Nessa iniciativa, todas as milhas acumuladas durante o ano são trocadas por produtos que contemplam instituições beneficentes do estado, escolhidas por votação popular no site do parlamentar: “Todos nós sabemos que esses recursos são públicos, portanto, nada mais justo e correto do que reverter estas milhas em benefício daqueles que mais necessitam”, explicou o parlamentar, que também apresentou projeto nesse mesmo sentido, de reverter todas as milhas aéreas adquiridas em razão do uso de recursos públicos - por toda a esfera federal dos três Poderes - para projetos sociais.
TRANSPARÊNCIA Entretanto, ainda há um ponto essencial que caracteriza a postura do

QUE SIRVA DE EXEMPLO Daniel Trzeciak não fica apenas no discurso: renunciou a aposentadoria especial parlamentar – cheia de regalias – a qual teria direito; além disso, Trzeciak se mantém nas primeiras posições, entre os 31 deputados da bancada gaúcha, que menos gastam os recursos da cota parlamentar, atingindo uma economia acima de 80% mandato: a transparência. Trzeciak se mantém nas primeiras posições, entre os 31 deputados da bancada gaúcha, que menos gastam os recursos da cota parlamentar, atingindo uma economia acima de 80%. Para dar visibilidade mensal aos seus gastos, criou uma ferramenta chamada “Poupômetro”, que é atualizada todo mês e pode ser verificada no site www.daniel45.com. “O cidadão paga uma conta altíssima para manter algumas regalias parlamentares que hoje já não se sustentam mais”, conclui Trzeciak.