4 minute read

Santiago: cidade solidária, cidade educadora

MATÉRIA ESPECIAL

SANTIAGO: CIDADE SOLIDÁRIA, CIDADE EDUCADORA

Advertisement

Através de uma eficiente campanha publicitária, em educação e diversas ações solidárias, o poder público de Santiago mobiliza comunidade em prol do bem estar coletivo

Marcio Brasil

DDistante quase 400 km da capital do Estado, Santiago é uma cidade que tem aquele ritmo peculiar de cidade da fronteira. Existe a cordialidade entre os cidadãos, a hospitalidade para com os visitantes e até o trânsito é mais tranquilo, sempre respeitando os limites. Quem dirige a cidade - e também um Fusca 1972- é o prefeito Tiago Gorski Lacerda. Apesar do jeito simples, no falar, no vestir e no agir, Tiago demonstra muita habilidade administrativa e tem colocado Santiago em destaque no mapa das políticas públicas no Estado. É formado em Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e possui

doutorado em Administração, entre outras especializações. Como seu currículo demonstra, ele acredita na formação e na qualificação profissional.

E é por isso que Santiago focou na educação como prioridade da gestão. "Em nossa cidade, a educação não é discurso, é prática e investimento", afirma Gorski. Nos últimos anos, os estudantes da rede municipal tiveram várias conquistas, com reformas e ampliações nas estruturas escolares, além da entrega de uniformes, tênis e material escolar para cada um dos mais de quatro mil alunos. A novidade deste ano já foi confirmada pela secretária de Educação, Mara Rebelo: cada estudante do 1º ao 9º ano e também os professores vão receber um chromebook para auxiliar nos estudos. Um investimento de mais de R$ 4 milhões

PILA VERDE Como integrante da rede de Cidades Educadoras, Santiago aposta não só na educação em sala de aula, mas também no estímulo da cidadania, fazendo com que cada morador possa exercer o seu papel ativo, contribuindo com as políticas públicas e ajudando a resolver problemas locais. Um desses exemplos, é o projeto Pila Verde, executado pela Secretaria de Meio Ambiente do município que criou uma forma criativa para diminuir o peso do lixo orgânico. Contando com o apoio das associações de bairros, é feito a troca de cada cinco quilos de lixo orgânico (cascas de frutas, legumes, erva e outros), por um Pila Verde. Essa moeda social equivale a R$ 1 e serve para a compra de alimentos nas feiras do produtor. Por sua vez, o produtor troca a cédula que recebeu do cliente por mudas de hortaliças e também por composto orgânico entregue em sua propriedade. Esse material é produzido a partir da decomposição do lixo que foi entregue pelos moradores, fechando um ciclo.

CAMPANHAS SOLIDÁRIAS Neste contexto de envolvimento comunitário, a Administração Municipal de Santiago cria e lança campanhas solidárias, mobilizando as pessoas a ajudar nas mais diversas situações, dando importância para a comunicação e tendo a imprensa local como parceira dessas iniciativas. O prefeito Tiago Gorski estruturou e deu liberdade ao Núcleo de Comunicação da Prefeitura para planejar e mobilizar diversas iniciativas. Conheça algumas delas:

A Administração Municipal de Santiago cria e lança campanhas solidárias, mobilizando as pessoas a ajudar nas mais diversas situações, dando importância para a comunicação e tendo a imprensa local como parceira dessas iniciativas, Na foto da página anterior, o prefeito Tiago Gorski exibe, orgulhosamente, o seu Fusca 72

OPERAÇÃO CEGONHA Uma campanha de arrecadação de fraldas, pomadas e lenços umedecidos, com o apoio de farmácias e clubes de serviço, como o Rotary e a Defesa Civil. O material é para ajudar famílias carentes.

ROUPA BOA, A GENTE DOA Em Santiago, a Campanha do Agasalho possui foco na doação de roupas que sejam usáveis, frisando que não aceita 'descartes'. Em 2020, o município conseguiu mais de 60 mil peças de roupas masculinas, femininas, infantis, calçados e cobertores. Tudo vai para a Loja do Agasalho, que é organizada como uma loja mesmo, onde as pessoas encontram tudo limpo e separado. Só que de graça.

CAMPANHA VIDA VACINAÇÃO E COMIDA Realizada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, estimula a doação espontânea de alimentos nos postos de vacinação. Em um mês, foram mais de 10 toneladas arrecadadas e repassadas para a Secretaria de Desenvolvimento Social, que destina as cestas básicas repassadas às famílias necessitadas.

CAMPANHA "PEDE MEIA" Mobilização da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social para arrecadar meias.

PASSE ADIANTE Uma campanha da Defesa Civil do município que pede pela doação de itens como muletas, nebulizadores, cadeiras de rodas e outros materiais do tipo. A ideia é que se você tem em sua casa, sobrando e não está usando, passe adiante para ajudar quem precisa.

BIGODINHO DE LEITE Arrecadação de caixas de leite e leite em pó, em parceria com Rotary Club, Desenvolvimento Social e Defesa Civil.

This article is from: