
2 minute read
OPINIÃO - José Carlos Patrício O papel do vereador em tempos de pandemia
JOSÉ CARLOS PATRÍCIO Vereador do município de Canoas
Em 2020, fui presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, e tive oportunidade de representar a casa legislativa ao devolver mais de R$15,4 milhões aos cofres públicos. Verba essa aplicada pelo Executivo no sistema público de saúde, sobretudo no combate à Covid-19, e na assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Vale ressaltar, que a economia foi possível graças ao conjunto de medidas propostas e do esforço dos 21 vereadores
Advertisement
O PAPEL DO VEREADOR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Omomento é extremamente difícil, a pandemia assola as famílias brasileiras, e além dos perigos que o coronavírus traz à saúde, nós temos outros problemas que trazem preocupação, e isso torna a nossa realidade mais dura. Cada um deve fazer a sua parte, e enquanto parlamentar, acredito que o nosso papel é amparar a população em todas as esferas seja na saúde, na economia, no convívio social e no dever de levar informações com credibilidade ao cidadão.
Junto com a pandemia chegou o distanciamento social, o fim das aglomerações, reuniões e encontros. Estes fatos nos impossibilitam de estarmos reunidos presencialmente, mas nos uniu virtualmente. Um dos trabalhos que mais tenho realizado, ao longo destes últimos dois anos, é o acolhimento online aos nossos, através das Redes Sociais. Muitas pessoas procuram atendimentos, informações e questionamentos relacionados ao Covid-19, e outros temas. Tenho cumprido o dever de informar e de levar informações ao cidadão através dos meios de comunicação que possuo. Também estamos ajudando a população a entender todas as medidas tomadas pelo governo, elaborando materiais virtuais e enviando ao máximo de pessoas, seja através do Whatsapp, Facebook e Instagram. Importantes ferramentas de trabalho neste momento de isolamento social e era digital.
Além da informação, que é uma grande aliada para se proteger e combater o coronavírus, nós parlamentares podemos contribuir de maneira eficaz com o cuidado a todos, seja através de emendas parlamentares, projetos de lei, entre outras ações. Em 2020, fui presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, e tive oportunidade de representar a casa legislativa ao devolver mais de R$ 15,4 milhões aos cofres públicos. Verba essa aplicada pelo Executivo no sistema público de saúde, sobretudo no combate à Covid-19, e na assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Vale ressaltar, que a economia foi possível graças ao conjunto de medidas propostas e do esforço dos 21 vereadores.
Essa representação, como presidente do legislativo canoense, teve um significado muito especial pra mim. Fui desafiado pela pandemia e obtive uma experiência com isso. Foi uma caminhada sempre pensando e se colocando no lugar do próximo.
Acredito que o trabalho que estamos prestando, esteja sendo efetivo em prol da comunidade canoense. Em todas as minhas propostas e ações, busco estar em contato com as pessoas e seus anseios. Creio que como vereador, tenho a obrigação de compartilhar boas práticas com o intuito de, ao menos, minimizar o efeito da pandemia.
Vamos seguir firmes em nossa luta, na certeza de que dias melhores virão.