
2 minute read
OPINIÃO - Margenato Matos Famurs gestão e pesquisa
MARGENATO MATOS Diretor de Pesquisa da Famurs
Oconceito de gestão implementado pelo presidente Maneco Hassen fez com que o Departamento de Pesquisa da Famurs passasse a exercer papel central na gestão. Os tempos em que vivemos, agravados pela pandemia da COVID-19, fazem com que a necessidade de respostas sejam, ainda mais rápidas e muito mais legítimas. A entidade passou a ser demandada a apontar caminhos que sustentam o gerenciamento entre as várias propostas de gestão da crise. O Presidente Maneco Hassen e o Coordenador Geral Márcio Espindola, atentos às mudanças de paradigmas e adeptos da implementação de novos conceitos de gestão, demandaram e apoiaram o Setor de Pesquisas da Famurs neste sentido. A partir desta decisão, o Setor de Pesquisas foi instrumentalizado para, baseado na ciência nortear as tomadas de decisão e as ideias que defendem no debate público. Através do trabalho deste Setor a Famurs busca
Advertisement
FAMURS GESTÃO E PESQUISA
a opinião dos Prefeitos gaúchos que representam as 27 Associações de municípios que, por sua vez compõe a própria Famurs.
Para cumprir esta missão, foi necessário que o Departamento de Pesquisa da Famurs em trabalho conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação construísse estratégias para a coleta de dados, contando também, com as demais áreas técnicas da entidade. Estas fazem parte deste esforço seja no apoio técnico relativo a seus temas ou na própria operacionalização demandadas.
Sob a orientação do Superintendente Administrativo Cláudio Roberto dos Santos foi implantado um novo Software de Pesquisas para dinamizar o processo com mais modernidade e segurança nos dados coletados, adaptando-se também a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Na Coordenação dos trabalhos de Pesquisa da Famurs atuam os Sociólogos Margenato de Matos e Luciano Farias Mega, bem como a Assistente Técnica Dayane Bukowski todos com mais de 10 anos de experiência na área, que implantaram um novo sistema de pesquisa, com uma maior abrangência e maior fidelização dos dados, bem como com uma nova tecnologia que permite a compilação dos dados com mais rapidez e uma leitura mais clara dos resultados.
Durante a gestão do presidente Maneco, ou seja, nos últimos nove meses, foram realizadas 17 pesquisas. Algumas destas merecem um destaque especial pela grande repercussão que tiveram na sociedade.
O setor de Pesquisas foi fundamental para formar a posição pública da entidade em temas como o Sistema de Cogestão que estabeleceu os protocolos de enfrentamento a pandemia; a posição dos Prefeitos sobre a Volta às Aulas, sendo estas pesquisas que se destinavam a desvendar a opinião dos Prefeitos.
Outro trabalho que deve ser destacado foi feito em conjunto com o Movimento Unidos pela Vacina. Esta pesquisa não se destinava a saber a opinião dos Gestores Municipais e sim a saber como o Movimento citado poderia auxiliar como facilitador para os Municípios obterem êxito no processo de vacinação, levantando as demandas de cada Município.
Diante de um novo normal imposto pela crise do COVID-19 e atuando sempre na defesa da Democracia com diálogo e responsabilidade, respeitando a ciência, o trabalho do Setor de Pesquisas da Famurs é mais uma prova de como esta Gestão atua levando em conta todos os 497 Municípios Gaúchos.