3 minute read

OPINIÃO - Renato Luis Casagrande Bozano: 21 anos de um município em crescimento

BOZANO: 21 ANOS DE UM MUNICÍPIO EM CRESCIMENTO

RENATO LUIS CASAGRANDE Prefeito Municipal

Advertisement

Odesenvolvimento de uma região ou de uma comunidade, não ocorre por acaso, ou de um dia para o outro, o processo é lento e exige sacrifícios dos atores envolvidos, e alguém precisa dar os primeiros passos. Lembramos assim do aniversário deste município, que transcorreu em 16 de abril, porque foi através do árduo trabalho, dos que vieram antes de nós, que Bozano se constituiu e segue desta mesma forma, seu caminho de crescimento.

Neste sentido, estamos trabalhando desde o dia 1º de janeiro, em nossa gestão Unida por Bozano, ao lado do vice-prefeito Clóvis Copetti, com uma equipe enxuta, mas comprometida com nosso projeto de governo. Desde então, viemos atuando no sentido de atender aos anseios da nossa comunidade nos diversos setores. Porém, o último ano e os últimos meses nos têm tomado um tempo valioso para cuidarmos da saúde das pessoas.

A pandemia do novo Coronavírus provocou muitas mudanças em nossas vidas e, no âmbito municipal, não foi diferente. Tivemos que nos adequar à nova realidade e fazer os investimentos necessários para garantir a saúde, prevenindo nossos mais de 2.300 habitantes contra o vírus da Covid-19. Estamos trabalhando com afinco, disponibilizando recursos preventivos, vacinando as pessoas, à medida da chegada de doses dos imunizantes que ainda é lenta, e contando com a importante participação da população, que entendeu a gravidade do momento. A pandemia nos impõe dificuldades que precisam ser dribladas com criatividade, persistência e coragem para que, além de atender as necessidades do setor de saúde, possamos realizar os projetos que elencamos para seguir desenvolvendo o município de Bozano, a partir do nosso jeito de governar, com austeridade e responsabilidade.

Assim, estamos trabalhando e realizando obras de infraestrutura necessárias para o convívio harmonioso da população e os segmentos que fazem a roda da nossa economia girar. Fizemos muitos investimentos na manutenção de estradas rurais, estamos dando sequência a projetos de calçamento, trabalhando na conclusão de obras e projetamos, para um futuro próximo, novos investimentos para atrair mais empresas e mais empregos para comunidade bozanense. Nestes 21 anos de Instalação Administrativa, este é o momento mais desafiador para nós, que estamos à frente do município. No setor de Assistência Social, seguimos atendendo as demandas por moradia, vestuários e até alimentos das famílias menos favorecidas a partir do Cadastro Único de nosso município.

Na Educação, nosso compromisso é garantir, aos 136 alunos da nossa rede municipal, 100% de acesso ao conteúdo escolar, a partir do novo modelo de ensino, imposto pela pandemia. Retomamos as aulas com olhos para a segurança e a saúde dos nossos estudantes e também da comunidade escolar. Não baixamos a guarda e estamos, com rigor, aplicando os protocolos de prevenção à Covid-19, promovendo a educação e a conscientização também dos estudantes de Bozano. Nenhum aluno sem transporte, nenhum aluno sem material escolar. Nossa equipe de professores está imbuída no trabalho de educar, pois é a partir da educação que transformaremos os jovens de hoje, nós cidadãos de amanhã, promovendo oportunidades de crescimento intelectual e profissional para todo o quadro discente da rede municipal.

Nossa terra é de bons negócios, com seus campos verdes e matas nativas,é próspera na agricultura. Especialmente neste ano, a safra de grãos superou as expectativas e nossos agricultores só têm motivos para agradecer. Vários fatores contribuíram, mas o valoroso trabalho dos homens e mulheres que atuam no campo: seja na produção de grãos, na produção leiteira, na produção bovina, aviária, ovinos e suínos, e na piscicultura; é preponderante para manter a mola propulsora do desenvolvimento ativa. Nosso município é essencialmente agrícola, e é do campo que vêm nossa principal fonte de recursos tributários. Por isso, neste aniversário de 25 anos de emancipação política e 21 anos de instalação administrativa, é preciso agradecer o trabalho de todos os agricultores e agricultoras, espalhados nas mais de 500 propriedades rurais que temos.

Seguiremos comprometidos com o desenvolvimento de Bozano, município que surgiu desmembrado de Ijuí na região Noroeste gaúcha, porque sua comunidade entendeu ser a hora de trilhar novos caminhos. Ao completarmos mais um aniversário, temos a convicção que estamos contribuindo para o desenvolvimento de nosso comércio, indústria, serviços e agricultura com dedicação, trabalho e a integração harmoniosa de nossa comunidade.

Parabéns à comunidade bozanense; Parabéns Bozano por seus 25 anos de emancipação política e 21 anos de instalação administrativa.

Não baixamos a guarda e estamos, com rigor, aplicando os protocolos de prevenção à Covid-19, promovendo a educação e a conscientização também dos estudantes de Bozano. Nenhum aluno sem transporte, nenhum aluno sem material escolar

This article is from: