Devarim 38 (ano 14, abril 2019)

Page 63

O RENASCIMENTO DA LÍNGUA HEBRAICA

Ruth Josephson

D

urante cerca de 1.300 anos, entre a época de Josué e a conquista da Palestina pelos romanos (1150 aec - 135 ec), os judeus falaram hebraico. Depois passaram a falar outras línguas. Como e por quê? Já quando dispersos na Babilônia (desde 586 aec) parte do povo falava línguas “estrangeiras”: lá era o aramaico; no Egito, no período dos gregos, a língua dos judeus era o grego. E até mesmo em partes da própria Palestina, os judeus falavam aramaico e grego. Apenas na região de Judá predominava a língua hebraica, que já se havia distanciado da língua bíblica, tendo adquirido novas formas. Com a destruição de Judá pelos romanos (70 - 135 ec) e a migração de seus habitantes judeus para outros lugares, o hebraico deixou de ser utilizado, sendo substituído, gradativamente, pelo aramaico. Só há uns 120 anos voltou o hebraico a ser uma língua falada. Por outro lado, nos 2.000 anos de Diáspora, os judeus continuaram a ler e a escrever o hebraico. A literatura escrita neste período foi rica e vasta: códigos de lei, filosofia, ciências, textos humorísticos, poemas religiosos e seculares, peças de teatro, guias de viagem e livros de história. E houve até países, tais como a Inglaterra, onde cartas e documentos particulares eram escritos em hebraico. Além disso, havia os que, às vezes, também falavam o hebraico: há relatos de que judeus em terras longínquas, não tendo uma língua em comum, falavam hebraico entre si quando não queriam que “outros” os entendessem. Judeus ortodoxos (muito religiosos) falavam hebraico aos sábados.

Ninguém pensava em fazer do hebraico uma língua falada para uso cotidiano. Sendo os judeus o “povo do livro”, qual a importância da língua falada comparada com a língua das escrituras?

Revista da Associação Religiosa Israelita-A R I

|  d e v a r i m   |  61


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.