Notícias
Breves Industriais táxi bracarenses querem divulgar candidatura da cidade a capital europeia da cultura Os táxis que operam no concelho de Braga pretendem participar e promover a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027. para este efeito, o Delegado Distrital da ANTRAL de Braga, Fernando Maciel, já efetuou um pedido de audiência ao Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio. Em declarações ao jornal regional "O Minho", Sérgio Francisco, da central de táxis Andique, afirmou que a candidatura de Braga “é uma proposta inovadora", acrescentando a vontade da comunidade de operadores táxi daquela cidade minhota: "queremos ser elementos proativos de divulgação da candidatura que todos desejamos seja vencedora".
Peso da Régua reintroduziu transporte flexível com táxi gratuito na Páscoa Por ter deixado de haver carreira pública, no período de almoço, entre Peso da Régua e as freguesias e vice-versa, em virtude da pausa letiva da Páscoa, a Câmara Municipal do Peso da Régua, no período compreendido entre 11 e 18 de abril de 2022, disponibilizou transporte flexível, através de táxi gratuito, juntando até quatro pessoas na mesma linha. Desta forma, a câmara municipal deu resposta às necessidades das pessoas que dependem da carreira pública para se deslocarem e que, subitamente se viram privadas desse serviço.
175 Cientistas Europeus defendem combustíveis Climaticamente Neutros Um grupo de 175 cientistas de todos os países Europeus, incluindo Portugal, reiteraram o seu apelo pelo princípio da Neutralidade Tecnológica, através do reenvio ao Parlamento e ao Conselho Europeus, de uma Carta Aberta anteriormente enviada à Comissão Europeia. Segundo os signatários, os combustíveis renováveis e alternativos, líquidos e gasosos, são essenciais para a proteção climática no setor de mobilidade ao mesmo tempo que garantem a segurança energética. Os cientistas estão convencidos de que os regulamentos atuais representam uma promoção
28 Revista
ANTRAL
unilateral da mobilidade elétrica, que não pode ser fisicamente justificada dessa forma, dando como exemplo a regulamentação referente às emissões de CO2 dos veículos, que credita a mobilidade elétrica com zero emissões de CO2, enquanto os combustíveis renováveis e outros combustíveis alternativos não são levados em consideração.
"Pensão na Hora" mais acessível com o apoio das Juntas de Freguesia As Juntas de Freguesia vão poder passar a apoiar os cidadãos no preenchimento do pedido de pensão online através da Segurança Social Direta, garantindo uma maior celeridade no acesso à reforma. O protocolo, celebrado entre o Instituto da Segurança Social e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), garante um apoio de proximidade e um acompanhamento personalizado a quem mais precisa. No pedido online, o cidadão pode verificar a sua carreira contributiva e ficar a saber qual o valor estimado da sua pensão. Caso se verifiquem as condições de acesso à «pensão na hora», o cidadão pode ter o seu pedido aprovado automaticamente, sendo-lhe atribuída uma pensão provisória num prazo máximo de 24 horas.
Taxas moderadoras acabam em quase todo o SNS O conselho de ministros de 5 de Maio aprovou o Decreto-lei que altera o regime de cobrança de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS), com entrada prevista a 1 de Junho de 2022. O diploma determina que a cobrança de taxas moderadoras acabará em todos os serviços do SNS, mantendo-se apenas em serviço de atendimento de urgência hospitalar, exceto quando exista referenciação prévia pelo SNS ou admissão a internamento através da urgência.
















