
2 minute read
Leipzig acolheu cimeira International Transport Forum
from Revista Antral 207
by Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros
Decorreu entre os dias 18 e 20 de maio, em Leipzig, a Cimeira anual do International Transport Forum (ITF) de 2022, com o tema Transport for Inclusive Societies.
Advertisement
A edição deste ano decorreu sob a Presidência do Reino de Marrocos e marcou o regresso ao formato presencial, em Leipzig, tendo, apesar das restrições sanitárias que ainda vigoram nalguns países, contabilizado a presença de cerca de 900 delegados, entre decisores políticos, representantes das administrações nacionais, da academia, da indústria e de organizações internacionais.
A delegação nacional, chefiada pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Moreno Delgado - que assegurou também a representação de Portugal na 14.ª sessão do Conselho de Ministros dos Transportes dos países membros do ITF -, integrou elementos do Gabinete do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Eduardo Feio, e a Secretária Geral do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Alexandra Carvalho.
A Cimeira deste ano incidiu sobre a forma como as tecnologias e os modelos de negócio inovadores na área do transporte podem potenciar a inclusão social e, ao mesmo tempo, promover o crescimento económico sustentável. As discussões focaram questões de relevo para o transporte inclusivo, incluindo as dimensões físicas e sociais da acessibilidade, novas formas de mobilidade e a promoção de resiliência e equidade no mercado de trabalho de transporte.
Já estão em curso obras de alargamento na A33
No âmbito do Contrato de Subconcessão do Baixo Tejo, adjudicado à AEBT – Autoestrada do Baixo Tejo, S.A, encontram-se em curso as obras de alargamento do lanço da A33 – Coina / Montijo (IP1), com vista a melhorar as condições de circulação e níveis de serviço dum troço cujo tráfego médio diário já ultrapassa os 35.000 veículos.
A empreitada, adjudicada à empresa Alves Ribeiro, tem uma extensão de cerca de 14,5 km, e teve início no dia 16 de maio de 2022, tendo uma duração prevista de 24 meses.
O lanço da A33 – Coina / Montijo passará a ter um perfil transversal de 2 x 3 vias, estando também prevista uma intervenção (alargamento) na ligação do Nó da Moita à rede viária local - EN 379-2 até à rotunda existente.
Os trabalhos decorrerão de segunda-feira a domingo, em horário noturno, prevendo-se a implementação de cortes de vias e/ ou basculamento de tráfego em período diurno com supressão de via.
Ainda no âmbito desta subconcessão está em curso o estudo para o aumento do número de vias do IC20 – Via Rápida da Caparica entre o Nó com a A2 e o Nó de Casas Velhas, que inclui a execução de um novo ramo de acesso do IC20 para a A2, sentido Costa da Caparica para Lisboa.
