1 minute read

• Bruxelas quer complementar estratégia de eletrificação de veículos com híbridos que integrem combustíveis renováveis

AFuelsEurope congratula-se com o acordo no Conselho Europeu sobre as normas de CO2 dos veículos, que reconhece o papel crítico da eletrificação, mas também o potencial dos veículos híbridos ICE com combustíveis renováveis, como uma via adicional para que os cidadãos tenham acesso a transporte climaticamente neutro. Isso significa mais opções para os cidadãos, especialmente no acesso a novos veículos de baixo custo, mas também na manutenção de empregos nas tecnologias ICE (Internal Combustion Engine) híbridas limpas Europeias.

Considerando que hoje, cerca de 90% dos carros vendidos são baseados em ICE e mais de 95% utilizam combustíveis líquidos, faz todo o sentido reconhecer o papel dos combustíveis climaticamente neutros.

Advertisement

Segundo John Cooper, Diretor Geral da FE, “juntamente com a estratégia de eletrificação existente, o caminho a seguir deve incluir uma via que traga novos abastecimentos de combustíveis renováveis ao mercado de uma maneira que dê aos governos, aos cidadãos enquanto clientes,

e aos investidores, as garantias de que cada um precisa, e devemos evitar criar riscos políticos desnecessários que podem ficar pelo caminho.” Redução das tarifas de acesso às redes para carregamento de veículos elétricos

De acordo com a Diretiva n.º 11/2022 da ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, as tarifas de acesso às redes (TAR) de energia elétrica para a Mobilidade Elétrica vão ser reduzidas.

Assim a partir de 1 de julho e até ao final deste ano, há uma redução de 3 cêntimos por kWh, quer em Média Tensão (MT) quer em Baixa Tensão (BT), indica a MOBI.E.

Esta medida de cariz excecional pretende compensar diretamente os utilizadores de veículos elétricos com uma descida direta no preço dos carregamentos.

A medida resulta do acordo assinado entre Portugal e Espanha com vista à criação de um mecanismo de ajustamento dos custos de produção de eletricidade, com repercussão na formação do preço da eletricidade em referenciais de mercado grossista do Mercado Ibérico da Eletricidade (MIBEL).

This article is from: