Surdos, Cegos e Cadeirantes na Cena Diversa do Teatro Capixaba

Page 111

Memorial da Criação de Dramatização de Fábulas Para Crianças Surdas e Ouvintes Rejane Arruda

I. O princípio da dilatação.

Em um segundo momento do projeto eu fui trabalhar com a rofa. Arlene Batista no curso de Letras Libras da UFES, um espaço aberto para um experimento do Cena Diversa na disciplina Literatura em Libras, ministrada para os alunos do 3º Período. Estes alunos são na maior parte ouvintes em formação como Intérpretes, três surdas em um total de vinte e sete alunos. Quando comecei, eu e Iasmyn tinhamos investigado a potência do Slam do Corpo, modalidade performativa proposta pelos grupos paulistanos Corposinalizante e Bartolomeu de Depoimentos. Os surdos Edinho Santos e Leonardo Castilho surgiram como referência do que poderia ser os limites da dilatação corporal de surdos. A partir deste modelo de dilatação começamos um trabalho de exploração de formas em roda. Depois de alguns exercícios de aquecimento, um ator mostrava uma forma e todos faziam junto com o objetivo de ampliar repertório corporal. Chegávamos ao limite do tamanho da forma e, em seguida, reduzíamos, trabalhando com variações de tamanho e também com variação das ações físicas.

II. Um passo adiante na linguagem descritiva do corpo.

A proposta de Arlene Batista era constituir a dramatização de fábulas para crianças surdas retirando o sinal e utilizando apenas o corpo. Os intérpretes precisavam compreender como expressar-se corporalmente sem o sinal. Era uma demanda da disciplina e da formação oferecida. O trabalho verticalizou a proposta da representação pelo corpo, o que colocava em cheque o princípío da abstração que eu vinha pesquisando. Extrair poética da representação de uma vaca para a dramatização sem o sinal. Imitar o leão, representar, ilustrar, incorporar um leão. Como seria a experimentação cênica a partir deste princípio?

110


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Surdos, Cegos e Cadeirantes na Cena Diversa do Teatro Capixaba by rejane7karruda - Issuu