Devarim 39 (ano 14, agosto 2019)

Page 70

curiosidades do hebraico

Sobreviventes. Ou, sobre viventes. Marcia Rozenthal O documentário

Há algo muito profundo na formação deste povo que o direciona para a vida e a sobrevida, para a esperança e a possibilidade de reconstruir tudo, muitas vezes a partir do nada.

C

omeça mais um documentário sobre o Holocausto, que passa na tela da minha televisão. É inexorável o caminho dos meus dedos em direção ao botão “play”, quando um destes filmes se insinua no menu de opções de “entretenimentos” virtuais. Percebo que nunca assisto aos filmes sobre o nazismo com os olhos de vítima, embora eu tecnicamente o seja, nem com sentimentos de vingança. Assisto com perplexidade. Se Darwin tinha alguma razão, e o mundo aposta que sim, vejo nesses filmes a quintessência da lei da sobrevivência. Não só de pessoas, mas de um povo inteiro. Desta vez, estou assistindo ao julgamento de Oskar Gröning em Lueneburg. Para quem não sabe, ou não lembra, trata-se de um criminoso nazista, julgado no ano de 2015, aos 92 anos de idade. Logo no início do documentário são introduzidos alguns filmetes de arquivo, mostrando as atrocidades cometidas por mais um nazista “que apenas cumpria ordens”. Estes, se me permitem uma digressão, mais parecem filmes expressionistas alemães criados e executados por diretores intoxicados por ácido lisérgico; é impossível não se estranhar o grau de distanciamento afetivo entre a informação visual e os dramas dos personagens, e entre a história exposta e o que se entende por natureza humana. Gröning, personagem em pauta, trabalhava em Auschwitz e, direta ou indiretamente, cometera cerca de 300.000 crimes contra judeus.

68  |  d e v a r i m   |  Revista da Associação Religiosa Israelita-A R I


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Devarim 39 (ano 14, agosto 2019) by ARI - Associação Religiosa Israelita - Issuu