MINHA HISTÓRIA
EXPERIÊNCIA CONTA! LUCIANO PINTO Ex-prefeito de Arroio do Sal e ex-presidente da Famurs Lucio Vaz
N FOTOS: DIVULGAÇÃO
asci em Soledade e me criei em Gramado São Pedro, no interior de Fontoura Xavier. Lá meus pais tinham uma pequena propriedade rural e minha mãe era professora na escola daquela comunidade. Trabalhei desde menino, seja na roça, seja com carteira assinada a partir dos 14 anos em um Zaffari, quando fui morar em Porto Alegre com meus irmãos mais velhos. Como dizia Gildo de Freitas, "qualquer serviço era uma diversão" e nunca foram motivos para que eu tivesse traumas ou sequelas. Precisávamos ajudar nossos pais e fazíamos isso com muito prazer. A vida era dura para todos — e principalmente para eles.
76
EM EVIDÊNCIA | Desde 2009 - No 83 - 2022
O tempo passou e eis que surge a primeira oportunidade de trabalhar na política. Fui convidado a ser assessor do então deputado Algir Lorenzon, hoje conselheiro do Tribunal de Contas e que, naquela ocasião, assumia a presidência da Assembleia Legislativa. Foi uma experiência extraordinária para um jovem do interior que passou a conhecer a Casa onde atuavam os representantes do povo gaúcho. Algo ainda mais rico pois, naquele momento, os parlamentares eram os constituintes que proporiam e votariam na Carta Magna que vigora em nosso Estado até hoje. Esse aprendizado me deu uma base só-
lida para o que viria pela frente. Com a ida de Lorenzon para o TCE, o então deputado José Ivo Sartori me convidou para ser parte de seu gabinete, onde fiquei por 13 anos. Sou muito grato a essas duas pessoas que me deram essas oportunidades — e posso dizer que tive dois excelentes professores. Além de serem grandes parlamentares, são homens de grande estatura moral, que sempre honraram a procuração que os gaúchos deram a eles pelo voto. Outra grande referência foi meu irmão mais velho, José Carlos Pinto da Silva, o Zé Pinto, vereador em Fontoura Xavier por três mandatos e um homem preocupado com sua comunidade, generoso e de moral ilibada.