
3 minute read
Experiência conta! Luciano Pinto
Ex-prefeito de Arroio do Sal e ex-presidente da Famurs
Lucio Vaz
Advertisement
Nasci em Soledade e me criei em Gramado São Pedro, no interior de Fontoura Xavier. Lá meus pais tinham uma pequena propriedade rural e minha mãe era professora na escola daquela comunidade. Trabalhei desde menino, seja na roça, seja com carteira assinada a partir dos 14 anos em um Zaffari, quando fui morar em Porto Alegre com meus irmãos mais velhos. Como dizia Gildo de Freitas, "qualquer serviço era uma diversão" e nunca foram motivos para que eu tivesse traumas ou sequelas. Precisávamos ajudar nossos pais e fazíamos isso com muito prazer. A vida era dura para todos — e principalmente para eles. O tempo passou e eis que surge a primeira oportunidade de trabalhar na política. Fui convidado a ser assessor do então deputado Algir Lorenzon, hoje conselheiro do Tribunal de Contas e que, naquela ocasião, assumia a presidência da Assembleia Legislativa. Foi uma experiência extraordinária para um jovem do interior que passou a conhecer a Casa onde atuavam os representantes do povo gaúcho. Algo ainda mais rico pois, naquele momento, os parlamentares eram os constituintes que proporiam e votariam na Carta Magna que vigora em nosso Estado até hoje.
Esse aprendizado me deu uma base sólida para o que viria pela frente. Com a ida de Lorenzon para o TCE, o então deputado José Ivo Sartori me convidou para ser parte de seu gabinete, onde fiquei por 13 anos. Sou muito grato a essas duas pessoas que me deram essas oportunidades — e posso dizer que tive dois excelentes professores. Além de serem grandes parlamentares, são homens de grande estatura moral, que sempre honraram a procuração que os gaúchos deram a eles pelo voto. Outra grande referência foi meu irmão mais velho, José Carlos Pinto da Silva, o Zé Pinto, vereador em Fontoura Xavier por três mandatos e um homem preocupado com sua comunidade, generoso e de moral ilibada.



Logo teria outra desafiadora missão, desta vez em Arroio do Sal. Lá conheci minha esposa Gilseia e nasceram nossos dois filhos, João Guilherme e Luciana. Em 1996, foi eleito vereador naquela cidade, onde pude colocar em prática a experiência adquirida na Assembleia. Fui por duas vezes eleito presidente do Legislativo e o parlamentar mais votado em 2000. Em
Com essa experiência 2008, tive a honra de ser escolhina defesa dos interesses do como prefeito, uma responsabilidas cidades, concorri à dade ainda maior, presidência da Federação sobretudo por ser um "filho adotado" das Associações dos daquele município. Trabalho, fé, Municípios do RS (Famurs), responsabilidade com a coisa públipara a qual fui escolhido, ca e honradez fopodendo conhecer a ram os pilares de meu mandato. E os realidade e atuar pelas 497 resultados foram positivos pois, em cidades gaúchas 2012, fui reeleito para mais um mandato, prosseguindo com a gestão com aprovação da maioria da população. Com responsabilidade, investimos na saúde, educação, infraestrutura, turismo e assistência. Isso permitiu recuperar a autoestima da comunidade e vivenciar um período de crescimento econômico e social no município. O espírito público sempre me norteou e fez com que minha preocupação não se resumisse apenas a Arroio do Sal, mas com todo o Litoral Norte. Assim, fui eleito duas vezes presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). Com essa experiência na defesa dos interesses das cidades, concorri à presidência da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), para a qual fui escolhido, podendo conhecer a realidade e atuar pelas 497 cidades gaúchas.
Toda essa trajetória me dá segurança para buscar um novo capítulo nessa história: estou me apresentando como pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, com o objetivo de representar o Litoral Norte, região de grande importância histórica para o povo gaúcho. Experiência conta — e quero colocá-la a serviço de nossos municípios, em defesa do desenvolvimento econômico social, com a mesma vontade daquele menino de Gramado São Pedro e, agora, a responsabilidade de quem já serviu ao povo e conhece sua dura realidade.