1 minute read

Governança em evidência

Para o ministro do TCU, Augusto Nardes, com a governança é possível estabelecer pilares, um planejamento estratégico e priorizar temas fundamentais para a sociedade

Ellen Renner

Advertisement

A PALAVRA É... GOVERNANÇA! O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes, enfatizou que quem implementa governança, entrega resultados

Oauditório Alceu Collares recebeu um importante encontro para discutir e disseminar conhecimento sobre governanmurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, reforçou o compromisso que cada presente tem em organizar, planejar e gerir a administração pública, ça pública. Promovido pela Famurs, em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos — Edição Rio Grande do Sul mostrou como, através de um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle, os gestores públicos conseguem avaliar, direcionar e monitorar a gestão municipal, promovendo políticas públicas, entregas eficientes e garantindo o atendimento de serviços que são de interesse da sociedade. Em sua explanação, o presidente da Fasendo um compromisso diário de cada prefeito, prefeita e gestor municipal. “Nós queremos compartilhar não apenas os problemas, mas também as soluções. E o Tribunal, com este trabalho de governança, vem para, não somente observar o lado punitivo, mas para trabalhar na questão da organização e antecipação dos problemas, ressaltou.

Para encerrar as manifestações a presença ilustre no evento, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da RGB, Augusto Nardes, enfatizou que quem implementa governança, entrega resultados. Segundo Nardes, 80% da atividade de um prefeito é atender demandas pessoais e acaba, consequentemente, esquecendo os pilares da administração. “O segredo é que com a governança você estabelece os pilares, o planejamento estratégico e começa a empregar e priorizar os temas que são fundamentais para a sociedade”, salientou.

Abordando os caminhos que levaram para criação da Rede Governança Brasil, o ministro ressaltou que, no RS, diversos prefeitos já implementaram a governança nas suas administrações e irão receber um certificado para comprovar o uso dos mecanismos de liderança, estratégia e controle. Nardes ainda mobilizou o presidente Bonotto para avançar na área da governança no estado. Dia 11 de abril, na sede da entidade.

This article is from: