4 minute read

A Amcentro, 30 anos de lutas e conquistas

Uma das maiores associações municipalistas do RS completa três décadas de existência este ano

Amcentro

Advertisement

AAssociação dos Municípios da Região Central do Estado – Amcentro foi fundada em 24 de novembro de 1992. A primeira reunião foi realizada nas dependências do Centro Desportivo Municipal, onde a pauta principal foi a criação de uma nova Associação de Municípios, oriunda da fusão entre as Associações do Vale do Jaguari e do Jacuí Centro. Após a abertura da reunião, os ex-presidentes ouviram todos os presentes e colocaram em pauta a elaboração do primeiro estatuto, o qual foi aprovado por unanimidade.

Durante a primeira reunião ficou definida a Diretoria Transitória, composta pelos Prefeitos: Walmir Dressler, do Município de São Pedro do Sul, como Presidente; Irineo Mariotto, do Município de Ivorá, como 1º Presidente e Evandro Behr, do Município de Santa Maria, como 2º Presidente, sendo o mandato desta diretoria encerrado em 31 de dezembro de 1992, quando convocariam a Assembleia Geral para eleição da Nova Diretoria da Amcentro.

Atualmente, a Amcentro é composta por 33 municípios, sendo eles: Agudo, Cacequi, Cachoeira do Sul, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul; abrangendo uma população de 662.905 habitantes.

A Amcentro é representatividade regional dos municípios, os quais, juntos, detêm maior força para buscar o atendimento de suas demandas comuns e a busca de crescimento e desenvolvimento de todos.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA A Associação tem como seu principal objetivo, a representação política e institucional, e tem por finalidades, observado o princípio da autonomia municipal: defender, ampliar, promover e fortalecer o desenvolvimento integrado dos serviços públicos e das múltiplas políticas públicas setoriais, bem como a capacidade administrativa, técnica e financeira dos associados, evitando a superposição de esforços entre os associados e os órgãos e entidades estaduais e federais.

A entidade realiza reuniões/assembleias ordinárias e extraordinárias com os prefeitos, além das reuniões com os gestores, a Amcentro também intermedia reuniões/encontros das Coordenações de Área, onde os secretários municipais das pastas realizam reuniões de trabalho para tratar de assuntos referentes às áreas da: Agricultura, Assistência Social, Cultura e Turismo, Educação, Finanças e Saúde. As Coordenações de Área são uma espécie de colegiado, composta por um Coordenador Titular e um Adjunto (é um cargo não remunerado), e a eleição é interna, onde os secretários municipais deliberam assuntos afins às suas secretarias e, que quando necessário os coordenadores participam das Assembleias Gerais de Prefeitos.

30 ANOS É com grande satisfação e alegria que, no dia 24 de novembro de 2022, completará 30 anos! Será um momento especial de confraternização e muito orgulho para a Região Centro, com gestores que hoje estão à frente desta entidade, assim como aqueles que trilharam esse caminho vitorioso até os dias de hoje.

Diretoria Executiva 2022 Presidente: Matione Sonego, prefeito de São João do Polêsine 1o vice-presidente: Fernando da Rosa Pahim, prefeito de São Vicente do Sul 2o vice-presidente: Gustavo Terra, prefeito de Tupanciretã

DIRETORIA DOS 30 ANOS Da esquerda: 1o vice- presidente, Fernando da Rosa Pahim, prefeito de São Vicente do Sul; presidente da Amcentro, Matione Sonego, prefeito de São João do Polêsine; e 2o vice-presidente: Gustavo Terra, prefeito de Tupanciretã

A Amcentro trabalha como suporte técnico para desenvolver os projetos regionais, de interesse dos municípios, procura orientações, faz reuniões, proporciona o ambiente ideal para a busca de soluções inovadoras aos problemas apresentados.

É a associação que garante a construção de políticas públicas regionais, através de ensinamentos, orientações e estímulo ao diálogo entre diferentes municípios; ela participa do cotidiano dos Municípios, dando atenção profissional quando solicitada ou orientando sobre a melhor forma para resolver assuntos específicos.

A Amcentro facilita as trocas de experiências, e fortalece as demandas da região unindo interesses e alinhando projetos.

A Amcentro ao longo da sua história obteve e obtêm conquistas importantes, na Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, área Financeira e Jurídica. Não mede esforços para encontrar as soluções possíveis e a maneira mais correta para defender os interesses regionais e as demandas apresentadas pelos municípios.

Nenhum trabalho se mantém sem dedicação, e essa é a palavra que define o trabalho da Amcentro, sempre se dedicando em defesa dos interesses do desenvolvimento da região central. Uma história de sucesso, escrita por diferentes autores, formada por diferentes ideias, em tempos diferentes, mas que se mantém com objetivos renovados e fortalecida na diversidade que forma sua grandeza.

This article is from: