
2 minute read
Opinião - Joãozinho Sehnem O fator humano por trás da política
O FATOR HUMANO POR TRÁS DA POLÍTICA
JOÃOZINHO SEHNEM Prefeito de Boa Vista do Buricá
Advertisement
Viver em comunidade sempre deverá ser um dos grandes motivos de fazer política, pois é na convivência de um prefeito ou político com a sociedade que conhecemos a realidade ali vivida diariamente.
Neste trabalho que precisamos nos dedicar e não simplesmente em tempos de eleição. Precisamos exercer isso a cada dia do nosso mandato.
Uma cidade pode ser a mais bonita de todas, com mobiliários urbanos, prédios novos, calçadas bem feitas, pinturas das vias em condições; mas somente conseguimos melhorar uma cidade quando amamos as pessoas, e não as obras ou suas construções. É pensar no bem comum, no coletivo, nos grupos, entidades, instituições e associações. Necessitamos ter isto como ideal para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Precisamos gostar das pessoas. Estar junto delas, conversando, dialogando, gostar de estar perto delas, gostar de ouvir. É assim que entendemos suas necessidades, angústias, anseios e reivindicações.
Política não se faz apenas em um gabinete. É nele que administramos, orientamos, tomamos as decisões, despachamos, mas para que tenhamos a decisão mais assertiva precisamos entender que a política é gostar de gente, é sentir o que elas sentem.
Obviamente, que além disso precisamos de competência na gestão.
Desta forma, além de todas as ações comunitárias que fizemos, devemos buscar conhecimento diário. Conhecer todas as secretarias da administração pública municipal é de suma importância.
Aquele que quiser fazer a verdadeira política não pode ser produto de marketing, nem se transformar em algum personagem para ganhar votos em época de eleição. Pode estar fadado ao fracasso. Estando ou não em governos ou administrando ou não o município, precisamos com nossa força política abrir portas no governo federal e estadual. Buscar recursos, conseguir verbas sempre pensando no bem das pessoas que amamos e principalmente, colocando a cidade sempre acima de qualquer interesse de grupos políticos.
Precisamos construir lado a lado com a sociedade, pois a verdadeira política deve ser uma missão que assumimos perante nossa comunidade. Não existe a “nova política” e sim a verdadeira política, a política como ela deve ser feita, olhando nos olhos do cidadão, fazendo o bem, construindo para as pessoas e não para deixar legados.
Somente assim estaremos preparados para sermos o verdadeiro representante daqueles que com muito carinho depositam sua confiança em nossa representatividade.
E é por isso que precisamos olhar para o que nos espera lá na frente. Para um futuro melhor. Nos desligar, desgrudar, romper com ideias ultrapassadas de uma política que tem objetivo apenas de estar no poder ou deixar nela aqueles que convém.
Fazer política é estar ao lado das pessoas, olhar de igual para igual. Para todos!
