Capa
MARKETING
Um ambiente global para a inovação cooperativista
D
urante o WCM Phygital Esperience 2020, Luiz Branco, Stêphane Berthran e Jean-Louis Bancel anunciaram o lançamento do primeiro evento de inovação voltado para o mercado cooperativo, o Global Innovation Coop Summit. Voltado para administradores de cooperativas, incluiu um network desenvolvido por mais de seis anos graças ao Quebeck International Summit. “Era urgente e essencial que as cooperativas tivessem um canal para se encontrar, trocar, aprender juntas”, disse o Presidente da SBCG Consulting e ex-diretor geral do Quebeck International Summit, Stêphane Bertrand, dando as boas-vindas ao Global Invovation Coop Summit, lembrando valores fundamentais das cooperativas, como resiliência, solidariedade, compartilhamento e tolerância, e que a inovação consiste em fazer mais com menos. Bertrand lembrou os resultados da reunião do G20, os principais governos do mundo. O objetivo dessas nações é recomeçar a economia mundial sobre uma base sustentável, mais humana, inclusiva e ambientalmente amigável. “Por mais de 150 anos, as cooperativas têm funcionado dessa maneira. Elas sempre souberam crescer respeitando o desenvolvimento sustentável”, atestou Bertrand. Em sua previsão, Bertrand revela que o desafio da nova economia se contrasta com os objetivos do passado ue valorizavam o crescimento de capital a todo custo, os lucros excessivos e as desigualdades:
POSTS FACEBOOK:
108
10 BR Cooperativo l Ano 2 l Nº 7 l Fevereiro 2021
“No entanto, o desafio da nova economia não é menor para as cooperativas. Saber como se reinventar, ser competitiva e inovadora, torna-se mais do que nunca um desafio para todos. E devemos acrescentar que cada vez mais o mundo está se voltando para uma economia de carbono neutro em que empresas terão que trabalhar numa economia circular onde não haverá mais emissões de agentes poluentes da atmosfera e as emissões serão amplamente valorizadas”, afirmou. “Queremos que todos os líderes de cooperativas se beneficiem das boas práticas, especialmente dos mais recentes dados sobre todos os problemas, previsões econômicas e sociais, melhores tecnologias, e acima de tudo, que se beneficie da rede internacional que promoverá o desenvolvimento de cooperativas. Este é o nosso desafio e pretendemos vencê-lo para o benefício de todos nós porque acreditamos na força
do movimento cooperativo a fim de garantir um mundo a melhor”, ponderou. Jean-Louis Bancel, presidente do Grupo Crédito Cooperativo Cópefer, disse que todos estão interessados em inovação: “As cooperativas são o local onde podemos desenvolver um mundo melhor. Fomos criados há mais de 130 anos e há 10 anos publicamos um livro com a história da cooperativa de crédito. A pessoa que escreveu o livro pensou no título: Cooperativa de crédito — o banco que leva a parte financeira para as utopias”, destacou. Sonhos ou pesadelos, independente da qualidade, Bancel acredita que a utopia acontece aqui e agora. Ele cita como exemplo o próprio evento. “A inovação para atender as necessidades dos cooperados sempre foi a mãe e o pai da iniciativa cooperativa. Não é ficção científica. É algo que é um sonho. Vamos falar exatamente o que todo mundo pensa e está se perguntando e enfrentando”.
POSTS INSTAGRAM
113
Stêphane Bertrand e Jean-Louis Bancel conduziram o lançamento do Global Inovation Coop Summit